Capitã Marvel | Quem é Quem nos Quadrinhos e nos Cinemas?

Os filmes da Marvel geralmente tem aparições de muitos heróis e vilões, e é para esclarecer quais são as principais delas em Capitã Marvel que pensamos nessa lista. O objetivo é falarmos um pouco de cada uma delas, com suas respectivas versões nos quadrinhos, e também de alguns personagens-spoilers no final da postagem, devidamente notificado para não pegar nenhum desavisado. Vamos a cada um deles!

Capitã Marvel

Nome Civil: Carol Danvers
Intérprete: Brie Larson
Poderes e Habilidades: Força sobre-humana, manipulação de energia, regeneração, consciência cósmica, voo
Primeira Aparição: Carol Danvers em Marvel Super Heroes 13, de 1968; Ms. Marvel em Ms. Marvel 01, de 1977; Capitã Marvel em Avenging Spider-Man 9, em 2012.
História: Criada por Roy Thomas e Gene Colan, foi introduzida como uma mulher que era piloto na Força Aérea dos Estados Unidos, e aos poucos, se tornou interesse amoroso do Capitão Marvel (Mar-Vell), um personagem cósmico da Marvel. Após muito tempo passar, ela sofre um acidente e fica sumida, até que nos anos setenta ela ganha poderes, iguais a de seu par, e se torna uma herói solo, apesar de ter proximidade ainda com o Capitão. Em Ms Marvel 20 ela muda de uniforme, rompe com Mar-Vell e se torna uma personagem totalmente diferente e independente, acompanhando o movimento feminista. Após idas e vindas, fases polêmicas, ela passou a ter uma importância grande no panteão da Marvel, tomando para si a alcunha de Capitã em 2012, ganhando uma nova fase nos quadrinhos, e foi aos poucos alçada a condição de mulher ícone da editora, ao menos em nível de poder. Sua composição é hibrida, entre humano e kree.

Nick Fury

Nome Civil: Nicholas Joseph Fury
Intérprete: Samuel L. Jackson
Poderes e Habilidades: Mestre marcial, estrategista, atirador, especialista em armas
Primeira Aparição: Sgt. Fury and his Howling Commandos 1, de 1963
História: Criado por Stan Lee e Jack Kirby nos anos sessenta, é um personagem militar, veterano da Segunda Guerra Mundial, como Sargento Fury, líder do Comando Selvagem, ele teria lutado até com o Capitão America. Ele é pego em uma mina terrestre, e é salvo por um cientista que injeta nele a Formula do Infinito, que o faz retardar o envelhecimento. Ele tem que tomar a formula anualmente. Ele perdeu seu olho com uma granada, e saiu do exército, só retornando repaginado quando foi contratado pela CIA, onde atingiu o posto de Coronel. Ele se tornou aos poucos um dos expoentes mais inteligentes das forças armadas dentro do universo Marvel, sendo um dos mandantes da S.H.I.E.L.D. A versão dos cinemas, introduzida no filme do Homem de Ferro na cena pós créditos é baseada na versão Marvel Millenium/ Universo Ultimate de 2001, um sujeito negro e claramente baseado no ator Samuel L. Jackson, que viria a interpretar o personagem. No filme da Capitã Marvel, Fury passou pelo trabalho de espionagem na Guerra Fria, e é um agente de alto grau na SHIELD e serve como personagem co-protagonista.

Talos

Nome Civil: Talos
Intérprete: Ben Mendehlson
Poderes e Habilidades: no filme, é  um skrull metamorfo; nos quadrinhos, não consegue mudar de forma, mas possui força sobre-humana e treinamento militar
Primeira Aparição: Incredible Hulk 418, de 1994
História: Para quem não sabe e nunca leu absolutamente revista nenhuma da Marvel, os Skrulls são uma raça de individuo verdes, normalmente malignos que se transformam em qualquer pessoa que o sujeito vê. Talos foi criado por Peter David e Gary Frank, o personagem foi um importante oficial na guerra Kree-Skrull e não tinha a habilidade de se transformar em outras pessoas. Sua aparição no filme foi uma surpresa, uma vez que há personagens skrull mais conhecidos e alardeados que ele, e suas características foi bem modificada.

Agente Coulson

Nome Civil: Phillip Coulson
Intérprete: Clark Gregg
Poderes e Habilidades: Treinamento militar, tático e de espionagem
Primeira Aparição: Homem de Ferro, de John Favreau, em 2008
História: Personagem criado para o cinema em Homem de Ferro de John Favreau, ganhou bastante popularidade e até uma série solo, como mentor em Agentes da Shield. Ele teria morrido em Vingadores, mas voltou na série já citada e depois foi introduzido nos quadrinhos, junto ao segundo filho do Nick Fury original, Nick Fury Jr. que era negro e semelhante a Sam Jackson, sendo então no universo 616 o atual Nick Fury (o personagem original hoje é uma força cósmica, O Invisível, que atualmente mora na lua e deverá substituir o Vigia) e é um dos mais importantes comandantes da SHIELD.

Maria Rambeau

Nome Civil: Maria Rambeau
Intérprete: Lashana Lynch
Poderes e Habilidades: no filme, treinamento militar e pilota de avião; nos quadrinhos, costureira
Primeira Aparição: Avengers 246, de 1984
História: No filme, Maria é a melhor amiga de Danvers mas nos quadrinhos ela é a mãe da Monica (que também aparece no filme), ela nasceu em Nova Orleans, Louisiana e trabalhava como modista e era casada com o bombeiro Frank Rambeau. Seu papel é bem secundário, mais de apoio a Monica do que qualquer outra função, e no longa tem talvez seu maior mérito e crédito, por ser uma personagem crível, tangível e bem forte.

Monica Rambeau

Nome Civil: Monica Rambeau
Intérprete: Azari Akbar com 5 anos; Akira Akbat com 11 anos
Poderes e Habilidades: no filme, nenhum (é uma criança de 5 e 11 anos quando aparece nas duas linhas temporais); nos quadrinhos, absorção de energia, geração e manipulação, capacidade de viajar a velocidades até a velocidade da luz (enquanto em sua forma de energia), converter seu corpo em qualquer forma de energia dentro do espectro eletromagnético e viaja em forma de energia através do vácuo do espaço.
Primeira Aparição: The Amazing Spider-Man Annual 16, de 1982
História: John Romita Jr. e Roger Stern são os criadores da personagem, que foi a primeira Capitã Marvel nos quadrinhos e que no filme, é apenas uma criança, filha de Maria, amiga de Carol Danvers. A personagem teve uma certa importância, chegando até a liderar os Vingadores. Ela tinha ação em Nova Orleans, em uma tentativa de deter terroristas (era da guarda costeira), foi atingida por um acidente com energia extra-dimensional, e acabou ganhando poderes de se tornar energia viva, com capacidade de lançar rajadas muito fortes dessa energia. Ela logo deixou o nome para o filho de Mar-Vell, Genis- Vell, adotando o nome de Fóton (que depois perdeu novamente o nome para Genis-Vell), e passou a ser Pulsar. Nas suas ultimas aparições ela chama-se Pulsar. No filme, Monica é uma menina, mas pode aparentemente pode ser utilizada em futuros filmes da Marvel, já que ela tinha 11 anos nos anos noventa.

Korath

Nome Civil: Korath-Thak
Intérprete: Djimon Hounsoun
Poderes e Habilidades: Engenharia genética cibernética, força, resistência e durabilidade sobre-humanas, também localiza pessoas rastreando padrões cerebrais
Primeira Aparição: Quasar 32, de 1992
História: Criado Mark Gruenwald e Greg Capullo, é um Kree que trabalhava como cyber geneticista. Sempre foi muito útil à Suprema Inteligência, e ganhou poderes fazendo experiencias consigo próprio. No filme ele é um dos principais membros da Starforce, tal qual nas HQs, mas sua primeira aparição nos cinemas foi em Guardiões Da Galáxia.

Ronan, O Acusador

Nome Civil: Ronan
Intérprete: Lee Pace
Poderes e Habilidades: Intelecto superior, treinamento de combate e uso de armas muito poderosas
Primeira Aparição: Fantastic Four 65, de 1967
História: Criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua primeira aparição nos cinemas se deu em Guardiões da Galáxia. Nos quadrinhos, ele é da elite Kree, nascido na capital do Império, e foi vilão do Quarteto Fantástico, e depois, de Mar-Vell. Algo que não ocorre nos cinemas é a transformação do personagem em alguém honrado, aos poucos, deixando de lado seu caráter obediente aos desmandos do Império Kree. Aqui, ele tem uma pequena participação, um pouco menos apagada que em Guardiões, onde tem tempo de tela mas é mostrado de maneira maniqueísta e meio boba.

Minn-Erva ou Doutora Minerva

Nome Civil: Minn-Erva
Intérprete: Gemma Chan
Poderes e Habilidades: Biogeneticista talentosa, força sobre humana, voo, alem de ser uma pilota exímia
Primeira Aparição: Captain Marvel 50, de 1977
História: Criada por Scott Edelman e Al Milgrom, ela é uma geneticista Kree, que fazia muitas experiencias com outras raças. Nos quadrinhos, chamada de Dra. Minierva (no longa é apenas Minerva) ela é par do Doutor Atlas que também aparece no filme,mas é bem desimportante, e sabe muito bem das maquinações da Suprema Inteligência (nos quadrinhos, essa inteligência artificial é maligna). Atualmente, é uma das principais antagonistas da Capitã, e no filme ela claramente tem uma rivalidade com “Vers” além de ser um bocado diferente das hqs, sendo uma sniper do grupo.

Goose ou Chewie

Nome: Goose
Intérprete: Reggie, Gonzo, Archie e Rizzo
Poderes e Habilidades: Tentáculos, possibilidade de armazenamento e transporte através de outras dimensões
Primeira Aparição: Giant-Size Ms. Marvel 1, de 2006
História: Apesar de parecer uma gata, ela é na verdade da espécie Flerken, Goose – que nas hqs chama-se Chewie, mas foi modificado para Goose para não ter ligação com Star Wars, além de ser macho nas Hqs – é um alienígena poderoso, uma raça que nos quadrinhos está quase em extinção. Nas hqs, ela está esperando filhotes, com centenas de ovos (117 para ser mais exato), e Rocket Racum tenta comprar da Capitã Marvel o “animal” para vende-lo no mercado negro. Goose/Chewie no filme tem importância por afastar Skrulls, além de guardar um universo inteiro dentro de suas bocas, fato que justifica a captura de tantas pessoas e até do Teseract.

A partir daqui, não leia se não quiser spoiler

Yon Rogg

Nome Civil: Yon-Rogg
Intérprete: Jude Law
Poderes e Habilidades: Super força, super agilidade e vigor físico aprimorado
Primeira Aparição: Marvel Super Heroes #12, de 1967
História: Nos quadrinhos, quando Carol era uma mulher comum, ele a rapta para atingir Mar-Vell, o capitão Marvel original ( ela era o interesse amoroso do herói). É em um combate entre Yon-Rogg e Mar-Vell que ocorre o acidente que dá poderes a Carol, e a personagem fica um tempo no ostracismo para em seu retorno, estar já com poderes e sem memoria, tal qual no começo do filme. No longa, muito se pensou que Law faria o Capitão, e a inversão de expectativa poderia ser boa, e é, em premissa… A execução do roteiro o faz parecer um personagem maniqueísta e estranho, onde suas atitudes não fazem muito sentido e sua aparição soa desimportante.

Mar-vell/Suprema Inteligência

Nome Civil: Mar-Vell
Intérprete: Annette Benning
Poderes e Habilidades: Mar-Vell possui força sobre-humana, manipulação de energia, regeneração, consciência cósmica, voo; Suprema Inteligência possui poderes psiônicos e super inteligencia
Primeira Aparição: Mar-Vell, em Marvel Super-Heroes 12, de 1967; Suprema Inteligencia, em Fantastic Four 65, de 1967
História: Nos quadrinhos, Mar-Vell era um kree de cor rosa, ao invés de azul como era comum entre seus iguais, e daí ele era já mal visto por parte da sua raça. Isso de certa forma é dito no filme, na personagem de Annette Benning, ainda que a personagem da atriz seja uma mescla entre o Capitão Marvel e a Suprema Inteligência, que por sua vez, era um ente que mandava nos krees, uma reunião de cérebros dos krees mortes, que serve de inteligência artificial que se tornou um imperador da raça e até, uma figura religiosa nos quadrinhos. A mudança de gênero no filme causou muita polêmica, mas sinceramente, esse é o menor dos problemas do filme, que trata de maneira complicada alguns dos traumas de Carol Danvers, invertendo de certa forma a condição de mentor/mentora da personagem.

Links Relacionados:

Vortcast Capitã Marvel
Crítica Capitã Marvel

Facebook – Página e Grupo | Twitter Instagram | Spotify.