Deapool 2 | Quem é Quem nos Quadrinhos e no Cinema?

Nos filmes que adaptaram as histórias em quadrinhos dos mutantes, pontualmente, ocorrem aparições de outros personagens, algumas vezes de forma gratuita, outras não. Deadpool 2 não seria uma exceção, e obviamente, o número de aparições no filme do mercenário tagarela é enorme. O objetivo é falarmos um pouco de cada uma delas, com suas respectivas versões nos quadrinhos, e também de alguns personagens-spoilers no final da postagem, devidamente notificado para não pegar nenhum desavisado. Vamos a cada um deles!

Deadpool

Nome civil: Wade Wilson
Intérprete: Ryan Reynolds
Poderes e Habilidades: Fator de Cura Aprimorado
Primeira Aparição: New Mutants #98 (1991)
História: Criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza, o mercenário tagarela é um sujeito desbocado, cômico e que sofreu muito para chegar até aqui. Ele foi um vilão secundário que apareceu primeiro cem Novos Mutantes, para só depois se tornar um anti-herói e ganhar sua revista solo. Ele teve um câncer terminal e para se curar aceitou que injetassem nele o fator de cura de Wolverine. Curiosamente, Reynolds estreou como o personagem em X-Men Origens: Wolverine e sete anos depois em seu filme solo, Deadpool. A curiosidade de suas histórias onde o personagem quebra a quarta parede também foi inserida nessa versão cinematográfica.

Copycat

Nome Civil: Vanessa Carlysle
Intérprete: Morena Baccarin
Poderes e Habilidades: Metamorfose em nível celular
Primeira Aparição: The New Mutants # 98 (1991)
História: Assim como Deadpool, foi criada por Fabian Nicieza junto a Greg Capullo. Vanessa nos quadrinhos é bem diferente da dócil e linda Morena Baccarin. Ela é uma mercenária, de pele azul e que usa suas habilidades de transformação para se tornar incógnita quando necessário. Ela era namorada de Wade antes do câncer e ficou sentida quando ele a abandonou, tem um passado de prostituição, tal qual no primeiro filme.

Míssil Adolescente Megassônico

Nome Civil: Ellie Phimister
Intérprete: Brianna Hildebrand
Poderes e Habilidades: Telepatia, premonição, detonação telecinética
Primeira Aparição: New X-Men #115 (2001)
História: A jovem que acompanha Colossus nos dois filmes é uma das alunas de Emma Frost, e foi introduzida nas histórias de 2001, criada por Grant Morrison e Frank Quitely. A coisa mais digna de nota dentro dos quadrinhos foram sonhos premonitórios envolvendo Genosha e uma tragédia que lá ocorreu.

Colossus

Nome Civil: Piotr Rasputin
Intérprete: Stefan Kapičić
Poderes e Habilidades: Muda a estrutura de seu corpo para aço orgânico, além de possuir força sobre-humana
Primeira Aparição: Giant-Size X-Men #1 (1975)
História: O personagem que nos filmes é cômico, nas HQs sempre foi muito sério e poderoso. Ele veio da Rússia, da época da União Soviética, e foi introduzido em uma fase em que os X-Men se tornaram personagens de uma equipe internacional, onde tinha alunos de origem alemã (Noturno), canadense (Wolverine), egípcia (Tempestade), entre outros. Colossus foi criado por Len Wein e Dave Cockrum e também já havia aparecido nos filmes antigos dos X-Men, interpretado de maneira séria por Daniel Cudmore.

Fuinha

Nome Civil: Jack Hammer
Intérprete: T. J. Miller
Poderes e Habilidades: Hacker especialista e inventor, Intelecto de nível genial e Conhecimento de armamento
Primeira Aparição: Cable #3 (1993)
História: É um personagem amigo de Deadpool, tem pouco destaque nas HQs e sempre ajuda o mercenário em suas aventuras. Já reanimou Cable depois que este brigou com o Surfista prateado. Foi criado por Fabian Nicieza e Klaus Janson, e está nos quadrinhos desde 1993.

Dominó

Nome Civil: Neena Thurman
Intérprete: Zazie Beetz
Poder: Dar sorte para si e azar para os adversários.
Primeira Aparição: X-Force # 8 (1992)
História: Dominó nos quadrinhos é uma mercenária, que utiliza seu poder de ter sorte para conseguir realizar seus feitos. No filme ela é muito bem encaixada dentro da trama, brincando sempre com as probabilidades, em uma atuação que parece – guardadas as devidas proporções – com as da Feiticeira Escarlate, num grau menor de poder. Beetz manda muito bem e é extremamente carismática. Tal qual Deadpool, foi criada por Rob Liefeld e não é uma “mutante natural”, sua mãe Beatrice sofreu um experimento que fez com a sua filha nascesse com o gene X manipulado.

Cable

Nome Civil: Nathan Summers
Intérprete: Josh Brolin
Poderes e Habilidades: Telepatia, Telecinese, Atirador especialista, combatente corpo-a-corpo, líder militar
Primeira Aparição: Como Nathan Summers em The Uncanny X-Men # 201 (1986), e como Cable em The New Mutants # 87 (1990)
História: Cable é filho de Scott Summers, o Ciclope, e Madelyne Pryor (um clone de Jean Grey). Sua origem é bastante confusa, sendo ele criado pelo Sr. Sinistro como uma arma contra Apocalipse. O vilão por sua vez o infectou ainda garoto com um vírus tecnorgânico, e ele foi mandado para o futuro com a esperança de ser curado. Depois disso, Cable foi mandado de volta para o presente para impedir a ascensão de Apocalipse. Seu olho brilhante é uma referência ao poder de seu pai. Cable foi criado por Rob Liefeld, mas seu background foi desenvolvido por Louise Simonson e Fabian Nicieza. Nathan Summers e Cable não eram a mesma pessoa no início, e Nathan foi introduzido por Chris Claremont e Rick Leonardi em Uncanny X-Men #201, em 1986. Durante muito tempo não se sabia muito bem quais eram os poderes mutantes de Cable. Para muitos, ele era só um brucutu com muitos bolsos, pochetes e trabucos. Houve uma época em que o personagem usava a telecinese para mover seu braço, que era basicamente uma prótese imóvel. Atualmente, os roteiristas tem trabalhado melhor a questão dos poderes de Cable, sabendo ser um mutante poderosíssimo, mas que por conta do vírus existente em seu corpo, não pode usar em sua totalidade, mantendo boa parte dele para o próprio controle da doença. No Brasil, ele ficou bastante famoso depois de aparecer no desenho animado dos X-Men durante anos 1990.

Yukio

Nome Civil: Yukio (sobrenome desconhecido)
Intérprete: Shioli Kutsuna
Poderes e Habilidades: Ela era humana, uma ninja com capacidades sobre humanas.
Primeira Aparição: Wolverine # 1 (1982)
História: A Yukio de Deadpool 2 ao que tudo indica é uma amálgama da personagem Yukio, ninja e artista marcial que era coadjuvante nas histórias solo de Wolverine, com Surge, uma personagem também asiática, de nome Noriko “Nori” Ashida, que manipula energia elétrica. De resto, fora o nome e compleição física, a Yukio do filme não se parece com a dos quadrinhos, tendo essa aparecido em Wolverine Imortal, vivida por Rila Fukushima. No entanto, mesmo com toda essa confusão, a personagem ficou famosa por formar um casal junto a personagem Míssil Adolescente Megassônico, fato raro em meio a filmes de super-heróis, mesmo na Marvel Studios.

Zeitgeist

Nome Civil: Axel Cluney
Intérprete: Bill Skarsgård
Poderes e Habilidades: Cuspe de Vômito Ácido
Primeira Aparição: X-Force # 116 (2001)
História: Introduzido nas histórias da X-Force, encarnação do grupo que antes era chamado de X-Táticos (X-Tatics, uma piada com estáticos, que era o estado das revistas, sem qualquer menção de movimento entre os quadros). Foi criado por Peter Milligan e Mike Allred, dupla que também foi responsável por trazer esse grupo mutante a ribalta das revistas mutantes. Há uma coincidência entre suas versões de filme e quadrinhos, que é o fato de também nos quadrinhos toda a equipe da X-Force morrer já na primeira aventura com Zeitgeist.

Bedlam

Nome Civil: Jesse Aaronson
Intérprete: Terry Crews
Poderes e Habilidades: Capacidade de desativar qualquer equipamento alimentado por energia elétrica, escanear e perceber campos de energia existentes, embaralhar a química neural do cérebro humano
Primeira Aparição: Factor X #1 (1995)
História: Membro da antiga X-Force (dos tempos de Cable), tem habilidade de criar energias e produzir um campo bioelétrco. Criado por John Francis Moore e Steve Epting, o personagem sempre foi um coadjuvante, e infelizmente no filme não teve muito espaço para seu intérprete Terry Crews brilhar.

Shatterstar

Nome Civil: Gaveedra-Seven/Benjamin Russell
Intérprete: Lewis Tan
Poderes e Habilidades: Atributos físicos sobre-humanos e fator de cura acelerado, cognição aprimorada, capacidade de gerar ondas de choque vibratórias e criar portais de teletransporte através de suas espadas
Primeira Aparição: The New Mutants # 99 (1991)
História: Um espadachim que veio do mundo de Mojo – que aliás, combinaria muito em uma historia futura de Deadpool, dada a viagem e lisergia desse ambiente – foi criado por Fabian Nicieza e Rob Liefeld. É um personagem cujo background é muito vasto, ele era um gladiador no Mojoverso, e veio do futuro desse universo, ganhando mais notoriedade quando entrou no X-Factor, após o roteirista Peter David assumir o título. Foi nessa época em que ele se assumiu pansexual. Shatterstar é capaz de conduzir ondas de choque vibratórias pelas suas espadas. Esse é seu poder principal, mas ele dificilmente o utiliza pois isso o deixa exaurido. Quase todos esses detalhes não são muito explorados no filme.

Black Tom Cassidy

Nome Civil: Thomas Samuel Eamon Cassidy
Intérprete: Jack Kesy
Poderes e Habilidades: Explosões concussivas, manipulação de plantas e imunidade aos poderes de Banshee
Primeira Aparição: X-Men # 99 (1976 )
História: O personagem tem ascendência irlandesa, o que não é utilizado no filme, e ele sempre anda com uma bengala, pois pode soltar rajadas de poder através da madeira. Tem um parentesco com Banshee, e foi criado por Chris Claremont e David Cockrum. Nos quadrinhos tem uma ligação com Fanático, tendo enfrentado os X-Men ao lado do irmão de Xavier, aliás, existem até algumas piadas com isso. Existe uma ligação entre Deadpool e Tom nas HQs, com o vilão querendo o fator de cura do mercenário para tentar deter o vírus que toma seu corpo, mas isso também não é abordado no filme, sendo esse só um vilão genérico.

A partir daqui, não leia se não quiser spoiler

Firefist (ou Rusty Collins)

Nome civil: Russell Collins
Intérprete: Julian Dennison
Poderes e Habilidades: Pirocinese
Primeira Aparição: X-Factor #01 (1986)
História: Nos quadrinhos ele é um personagem do grupo X-Factor, que já foi até dos Novos Mutantes, sua versão cinematográfica é bem diferente e ele tem uma versão maligna bem poderosa no futuro. O garoto Julian Dennison dá uma importância grande ao personagem, mesmo tão diferente dos quadrinhos. Sua personalidade, poderes e complexos de inferioridade fazem dele bastante simpático ao espectador, mesmo com a pouca idade.

Headmaster

Nome vilanesco: Aparentemente se trata do Sr. Sinistro (no caso, Nathaniel Essex)
Intérprete: Eddie Marsan
Poderes e Habilidades: Aparentemente nenhum
História: Eddie Marsan interpreta um fanático religioso que tortura e faz experiências com crianças, molestando-as sem dó. Aparentemente, ele tem o background parecido com os do reverendo Stryker, que era um pastor que pregava contra mutantes e que nos cinemas, se tornou um cientista da Arma X. Mas a casa onde recebe os jovens tem o nome ESSEX, que é parte do sobrenome do Sr Sinistro, homem que clonou Jean Grey e fez o clone engravidar de Ciclope, dando luz assim a Cable. Provavelmente ele não é o personagem, e só uma piada do roteiro, mas possui alguma ligação com o temível vilão dos X-Men, que prometia estar em Logan e na próxima produção X, Fênix Negra, ambas sem confirmação de sua presença.

Deadpool X-Force

História: Aqui na verdade é mais um easter egg. Nos quadrinhos, o mercenário usa uma roupa cinza quado entra na X-Force e David Leitch pôs o personagem coberto de poeira para aparentar estar desse jeito nos instantes finais do longa.

Vanisher

Nome civil: Telford Porter
Intérprete: Brad Pitt
Poder: Teletransporte
Primeira Aparição: X-Men #2 (1963)
História: Para variar, é uma grande piada. Brad Pitt foi cotado para ser o Cable, mas não pode participar por questões de agenda, daí ele faz uma participação de luxo, aparecendo como o mutante invisível pouco antes de morrer. Nos quadrinhos ele é um dos vilões dos X-Men, e o filme se deu a liberdade de mudar seus poderes, trocando teletransporte por invisibilidade. O personagem é uma criação de Jack Kirby e Stan Lee.

Fanático

Nome civil: Cain Marko
Intérprete: ainda desconhecido
Poder: Super-força, resistência,  invulnerável, imune a ataques mentais (com seu elmo)
Primeira Aparição: X-Men 12 (1965)
História: Segundo mais antigo entre os personagens do filme (o primeiro é Vanisher), Fanático faz uma aparição surpresa, e é bem melhor transposto em tela do que em X-Men 3. Nos quadrinhos ele é meio-irmão de Charles Xavier, e isso é referenciado no filme, em uma piada evidentemente. Já mudou de lado, esteve com os X-Men, mas é essencialmente um vilão. Com o rubi de cytorrak ele ganha seus poderes, ou seja, não é um mutante. No filme ele é imponente e poderosíssimo, e talvez seja o personagem mais acertado entre os vilões recentes dos filmes dos mutantes.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.