Mulher-Maravilha: Os Uniformes nas Telas

Foram poucas as vezes em que a criação de William Moulton Marston para os quadrinhos conseguiu ver a luz do dia tanto no cinema quanto na TV. Quem sabe exatamente por terem sido tão poucas suas adaptações (diferente dos outros dois membros da Trindade) que cada uma carregue suas particularidades. Através de apenas três temporadas, a super-heroína além ter marcado gerações que vieram, trouxeram ainda uma rica variedade de figurinos para a personagem. Não estamos falando apenas de um dos mais belos figurinos da década de 1970 que Lynda Carter vestia durante os episódios mas de uniformes como Mulher-Maravilha.

A personagem nos quadrinhos possuí, assim como Superman e Batman, uma variedade de uniformes muito grande, desde a fase de Dennis O’Neil, como também mais à frente nos anos 1990, que depois foi copiado na fase escrita por J. Michael Straczynski. Mas na TV Diana Prince invocava diversos uniformes funcionais com seu giro mágico. Ela tem variações para o mar, terra, e até mesmo pra andar de Skate.

O site Metv fez uma pequena lista acolhendo os melhores uniformes que Lynda Carter vestiu no papel da Amazona e tomamos a liberdade, nesse clima de expectativa para o filme estrelando Gal Gadot, de adicionar todos os outros uniformes que as demais as atrizes já vestiram no papel da Mulher Maravilha, apesar de serem poucos, cada um tem uma pequena história.

1 – Visual H.G Peter (Original)

Provavelmente o mais raro de todos da lista, trata-se do visual talvez mais fiel à sua criação em 1941 desenhada por H.G Peters. Esse uniforme apareceu apenas uma única vez no piloto de duas horas exibido em 1975 para o seriado com Lynda Carter, entregue à ela por sua mãe (Cloris Leachman). Importante ressaltar que, o piloto da série quase transpõe algumas passagens das HQs para a TV.

2 – Filme 1974 (Cathy Lee Crosby)

Antes mesmo da série de Carter te-la definido como o rosto da mulher maravilha, a tenista profissional Cathy Lee Crosby foi a primeira a estrelar o papel da personagem em um filme pra TV. Tratava-se mais de uma série de espião, não só descaracterizando a personagem completamente mas a colocando como agente secreta do governo americano. A ideia era trazer uma série a partir disso, e claro, não funcionou.

3 – Faroeste

Sem dúvida um dos mais desconsiderados na hora de listar uniformes. A personagem vestiu seu traje western durante o episódio 13 da terceira temporada, “The Bushwhackers”. Além de parecer funcional ele ainda se assemelha em muitos aspectos à uma roupa de velho oeste. Os figurinistas conseguiram modernizar a vestimenta e ainda mante-la casual.

4 – Whos Afraid of Diana Prince? (Ellie Wood Walker)

A Atriz que apareceria no seminal longa-metragem Sem Destino – Easy Ryder, de Dennis Hopper, gravou um pequeno piloto para uma possível série de TV da Mulher-Maravilha em 1967, produzida pelo mesmo responsável pela série estrelada por Adam West, William Dozier, e sua performance fascinou pelo tom exageradamente cômico. Se torna claro o que Dozier tinha em mente (algo como “se serviu pra Batman, serve pra ela também”) ninguém sabe exatamente o porque a série foi descontinuada já no piloto. Mas é clara a influência do uniforme original mesmo nessa versão, infelizmente as semelhanças param aí.

5 – Uniforme Azul

O uniforme azul foi utilizado em alguns episódios, servindo tanto como traje de mergulho quanto para dirigir uma moto. Principalmente com o capacete.

6 – Uniforme com Capa

Uma fusão do uniforme do piloto com capa patriota, talvez apenas lembrando que não só o Super Homem carrega a bandeira americana no uniforme.

7 – Uniforme de Skate

Como eu disse, ela tinha um uniforme pra cada ocasião…

8 – Flashbacks

A série reviveu e explorou um pouco mais da origem da personagem em um de seus episódios onde não só ela veste a mesma roupa dos quadrinhos usada na Ilha Paraíso, como também utiliza a peruca e máscara para se disfarçar na competição que decidiria qual amazona levaria Steve Trevor de volta ao mundo do Patriarcado.

9  – Piloto de 2011 (Adrianne Pallick)

A atriz de Friday Night Lights era pra ter interpretado a personagem em 2011 aproveitando os Novos 52 que tinham acabado de iniciar nos EUA. O Projeto era encabeçado por David E. Kelley, ao lado NBC, e a promessa é que seria um dos grandes lançamentos de 2011. Mas assim como o piloto em 1967, esse também foi cancelado sem nenhum alarde, antes mesmo de ser exibido. O uniforme apresenta alguma semelhança com o uniforme da personagem nos Novos 52, incluindo a calça (que depois foi removida).

10 – Universo Cinematográfico DC (Gal Gadot)

Talvez essa seja a grande chance da personagem estrelar de verdade nos cinemas, depois do filme cancelado de Joss Whedon em meados de 2006 é correto dizer que essa é a primeira Mulher-Maravilha vista oficialmente desde 1975 para o grande público, agora com Patty Jenkins na direção (leia nossa crítica de Mulher-Maravilha).

Assim como Christopher Reeve, o rosto de Carter ainda é e será o primeiro que vem a mente antes mesmo de Gadot, assim como acontece com Henry Cavil. A simplicidade no visual de 1975 nos relembra que não é necessariamente a quantidade de detalhes que vemos numa roupa que a torna crível mas sim o carisma de quem a veste e o esmero que uma boa narrativa invoca ao espectador.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.