Os livros que inspiraram os Indicados ao Oscar 2017

Em poucos dias, serão revelados os premiados ao Oscar deste ano. Como diversas artes, o cinema procura inspiração em varias fontes e, desde sua criação, tem laços íntimos com a literatura. Se uma indicação ao Oscar 2017 potencializa seus realizadores, uma obra original que serviu de fonte inspiradora também ganha destaque.

Há casos não raros de obras esquecidas pelo mercado editorial que retornam graças a uma adaptação. Bem como o cinema funciona como um indicador natural de tendências sobre o que publicar com um mínimo retorno garantido. Afinal, quando o filme é bom, é natural que se procure tanto a obra original, como outras narrativas de referência sobre figuras históricas e outros biografados. Confira a lista focada nos lançamentos disponíveis no Brasil.

A Chegada

Vencedor de renomados prêmios de ficção científica, Ted Chiang teve sua primeira obra lançada em 1990. Graças ao filme de Dennis Villeneuve, A Chegada, o americano foi traduzido no país. A coletânea de contos História da Sua Vida e Outros Contos reúne oito narrativas curtas do autor. O conto que inspirou a produção é a narrativa que dá nome ao livro.

Compre aqui: História da Sua Vida e Outros Contos.

Um Limite Entre Nós

Alguns críticos ressaltaram o estilo teatral de Um Limite Entre Nós. Não à toa, a obra é baseada em uma peça do escritor August Wilson. Angariado com dois prêmio Pullitzer na categoria Drama (dedicada a obras literárias), o autor talvez seja novo para o público brasileiro. Embora com uma carreira extensa, foi a primeira vez que sua obra foi adaptada para o cinema. O roteiro também é assinado pelo dramaturgo.

Compre aqui: Um Limite Entre Nós.

Até o Último Homem

Há ao menos três biografias que narram a história de Desmond Doss, o homem que resgatou seus companheiros caídos em uma batalha em Okinawa. Infelizmente, no país só há um único relato publicado escrito pela esposa do autor, Frances M. Doss, chamado Soldado Desarmado. Por se tratar de um personagem cristão, a obra foi lançada pelo CPB, editora da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tanto no formato físico como em ebook.

Compre aqui: Soldado Desarmado.

Estrelas Além do Tempo

O lançamento de Estrelas Além do Tempo é um caso em que tanto a produção cinematográfica quanto o livro foi lançado simultaneamente. A obra é o primeiro lançamento de Margot Lee Shetterly e chegou ao país no início do ano pela Harpers Collins, pouco tempo depois do lançamento internacional do filme.

Compre aqui: Estrelas Além do Tempo.

Lion: Uma Jornada Para Casa

Publicado pela Record, Uma Longa Jornada Para Casa é uma auto-biografia, escrita pelo personagem central da adaptação cinematográfica estrelada por Dev Patel: Saroo Brierley. O livro foi lançado originalmente em 2013 pela Penguin australiana. Por ser narrado pelo próprio autor, a obra se torna um complemento ao filme.

Compre aqui: Uma Longa Jornada Para Casa.

Jackie

Nenhuma biografia prévia foi utilizada como base para o filme estrelado por Natalie Portman. Porém, os que se interessarem por maiores informações por esta figura histórica podem encontrar dois livros disponíveis no mercado. Lançado em 2014 pela Record, Jackie Editora, de Greg Lawrence, revela a faceta literária de Jacqueline Kennedy Onassis que trabalhou por dezenove anos como editora. Expandindo o enfoque histórico, o jornalista Peter Evans explora um dos triângulos amorosos mais conhecidos da história americana – Jackie, Aristóteles Onassis e Bobby Kennedy – e como diversos escândalos ajudaram na derrocada dos Kennedys em Nêmesis: Onassis, Jackie o e o Triângulo Amoroso que Derrubou os Kennedy, publicado no Brasil pela Intrínseca.

Compre aqui: Jackie Editora / Nêmesis.

Animais Noturnos

Escritor e crítico americano, Tony & Susan é o livro mais famoso de Austin Wright, o único reeditado nos Estados Unidos. No Brasil, a Intrínseca lançou a obra pouco depois do relançamento americano em 2010. Esse é um caso fortuito de um romance que estava no mercado brasileiro há certo tempo e ganhou novamente destaque graças ao filme.

Compre aqui: Tony & Susan.

Animais Fantásticos e Onde Habitam

A história do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam é inédita e escrita pela própria J. K. Rowling. Porém, a autora já havia concebido a personagem de Newt Scamander em um livro referência lançado em prol de um centro britânico de caridade. A obra recria um livro didático citado na saga Harry Potter, demonstrando como Rowling se aprofundou na criação de seu universo mágico. Como se trata de um livro de referências, pode valer a pena aos leitores que desejam conhecer mais a fundo os seres mágicos do mundo do bruxo. Além dele, recentemente, foi lançado outros materiais explorando o universo da nova franquia como guia de personagens, animais, scrapbooks, livros de colorir, entre outros, evidentemente, voltados para os fãs devotos.

Compre aqui: Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Mogli: O Menino Lobo

Autor britânico que viveu no final do século XIV e início do século XX, Rudyard Kipling foi um dos escritores mais populares de sua época. Seu sucesso se mantém até hoje e a nova adaptação de Mogli: O Menino Lobo demonstra que Hollywood também tem apreço por grandes obras clássicas. A narrativa do menino criado na floresta faz parte de “Os Livros da Selva”. O livro entrou recentemente em domínio público o que significou diversas novas edições no pais como a Penguin / Companhia, WMF Martins Fontes e Zahar, além da L&PM que já possuía o título em catálogo anteriormente. Dentre as diversas opções, a Zahar fez um competente trabalho nesta edição que faz parte de seus clássicos lançados em capa dura.

Compre aqui: Os Livros da Selva – Contos de Mowgli e Outras Histórias.

Doutor Estranho

Não deve haver nenhuma surpresa quanto ao fato do filme ser baseado na personagem homônima da Marvel. Porém, o destaque dado ao Mago Supremo fez com que novas edições fossem lançadas pela Panini Comics. Antes de Strange ir aos cinemas, somente o crossover Doutor Estranho & Doutor Destino de Roger Stern estava disponível. Depois de anunciado o filme, mais dois títulos foram acrescentados na lista: Shamballa de J. M. Dematteis e O Juramento, de Michel K. Vaugh, história dedicada a apresentar o personagem a um novo público. Além dessas, o livro Doutor Estranho: Sina dos Sonhos foi lançado pela Novo Século.

Compre aqui: Doutor Estranho.

Esquadrão Suicida

Da mesma maneira que o personagem da Marvel ganhou edições dedicadas as suas aventuras, a Panini Comics relançou em edição capa dura, até o momento, dois volumes do Esquadrão Suicida dos Novos 52 escritos por Adam Glass. Mas a qualidade das histórias é tão baixa que a recomendação para quem conheceu os personagens devido ao filme é ir direto para Coringa, de Brian Azarello ou o clássico A Piada Mortal. Apesar de focarem apenas um personagem visto no filme, o grande vilão do Batman, ao menos, são duas tramas elogiadas pelos leitores.

Compre aqui: Esquadrão Suicida | Coringa | A Piada Mortal.

O.J. : Made in America

O famoso crime de O. J. Simpson – recordista da NFL e o detetive Nordberg do ainda divertido Corra Que a Polícia Vem Aí – retornou em dois formatos no ano passado, tanto em serie documental como em versão ficcional. Lançado pela Darkside Books, American Crime Story: O Povo Contra O. J. Simpson do advogado Jeffrey Toobin é um extenso e detalhado livro sobre as circunstâncias que ocasionaram um dos crimes  famosos das últimas décadas.

Compre aqui: American Crime Story: O Povo Contra O. J. Simpson.

Um Homem Chamado Ove

A produção escolhida pela Suécia para representar o pais na categoria Melhor Filme Estrangeiro se baseia no romance homônimo de Fredrik Backman. A obra foi um grande sucesso no país e, posteriormente, foi lançado mundo afora em diversas traduções. No Brasil, o lançamento ficou a cargo da Alfaguara em 2015. Mais um caso editorial em que o Oscar trouxe um pouco mais de prestígio a uma obra lançada anteriormente.

Compre aqui: Um Homem Chamado Ove.

Silêncio

A nova produção de Martin Scorsese parece não ter agradado a academia devido a ausência de indicações. Baseado no livro de Shusaku Endo, O Silêncio foi lançado no país em 2011 pela Planeta, através do selo espanhol Tusquets Editores, e ganhou reedição com nova capa dedicada ao filme e prefácio assinado pelo próprio Scorsese.

Compre aqui: O Silêncio.

Sully: O Herói do Rio Hudson

Relatos biográficos sempre se tornam forte candidatos a adaptações cinematográficas. De maneira semelhante a história de Lion: Uma Jornada Para Casa, Sully: O Herói do Rio Hudson se baseia no relato do próprio piloto que salvou os passageiros em um pouso de emergência.

Compre aqui: Sully – O Herói do Rio Hudson.

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi

Com depoimentos de dois soldados da equipe, o acadêmico Mitchell Zuckoff apresenta uma nova visão dos fatos sobre os acontecimentos em Benghazi ocorridos em 2012. A obra foi lançada no país ano passado pela Bertrand.

Compre aqui: 13 Horas – Os Soldados Secretos de Benghazi.

Deixados Para Trás: de todas os filmes indicados ao Oscar desse ano e que foram baseado em alguma obra literária, apenas dois foram deixados de fora e ainda não receberam lançamento brasileiro. O escritor Tarell Alvin McCraney cuja obra se baseou Moonlight: Sob a Luz do Luar e o popular escritor francês Philippe Djian cuja obra Oh…, vencedora do Prix Interallié (prêmio de literatura voltado a jornalistas-escritores) em 2012 foi adaptado como Elle nos cinemas.