Crítica | Bohemian Rhapsody

A produção da cinebiografia do Queen é antiga, passou por inúmeros cineastas, intérpretes e depois de uma produção conturbada, finalmente chega aos cinemas o filme que começou com Bryan Singer conduzindo, mas teve filmagens adicionais de Dexter Fletcher que aqui assina como produtor executivo. Bohemian Rhapsody acaba por ser a oportunidade perfeita para Rami Malek interpretar Freddie Mercury, com um pequeno aceno para a história da banda que tinha o descendente de paquistaneses como frontman.

Ao longo das duas horas e 14 minutos, a história de Anthony McCarten e Peter Morgan passa de maneira didática, de certa forma até rasa, a trajetória da banda. O fator que faz o filme soar sério é a performance de Malek, que apesar de soar um tanto caricatural graças a dentadura e perucas que utiliza, consegue trazer à luz uma versão bastante fiel do que era o fenômeno à frente do Queen.

Por outro lado, as passagens de tempo são problemáticas, ainda que bastante críveis todas as relações de Freddie, e apesar do filme todo girar ao seu redor, os personagens secundários tem boas participações. Tanto o primeiro amor do cantor, Mary Austin (Lucy Boynton) quanto a banda inteira tem seus momentos de brilho, Ben Hardy que faz Roger Taylor (baterista) sobretudo funciona perfeitamente como a pessoa que bate de frente ao ególatra que protagoniza o filme, assim como Gwilym Lee parece demais Brian May (guitarrista) e Joseph Mazzelli também encarna fidedignamente o tímido baixista John Deacon. Além disso, a trilha com as músicas do Queen ajudam a tornar toda a experiência algo apoteótico, emulando em alguns momentos o estilo Opera Rock tão familiar ao grupo.

Se a montagem acerta nos pontos onde entram as músicas, embalando o espectador aficionado pelo conjunto musical britânico, o mesmo não se pode dizer das relações carnais de Mercury. Ao mesmo tempo em que há um acerto em mostrar o vazio emocional do personagem, se peca por só mencionar os exageros que o homem por trás do mito praticava. Se fala sobre as festas com anões, com palhaços, artistas circenses e crossdressers, e há alguns momentos em que isso aparece mas sem qualquer peso dramático ou atenção maior. Isso é problemático demais, pois parece quase uma autocensura e dado todos os problemas da produção é difícil identificar o maior culpado disso, se foi o estúdio, Singer ou Fletcher – ou um pouco de cada um.

Em se tratando de um filme que demorou tanto a ser filmado e finalizado e com tantos detalhes negativos de bastidores, Bohemian Rhapsody se mostra como uma cinebiografia que apesar de não fazer jus a complexidade de seus biografados, ao menos é divertida. Um passatempo sem dúvida divertido e que seria melhor apreciado se não fosse tão conservador em sua fórmula.

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