Cinema

[Crítica] Um Senhor Estagiário

Compartilhar

Um Senhor Estagiario - poster

Produtora e roteirista desde a década de 80, a diretora de Nancy Meyers – que atualmente é composta por seis produções – possui uma carreira relativamente nova em relação às suas outras funções. Uma filmografia voltada a histórias leves focadas no humor de situação. Nos últimos filmes, personagens adultos se destacavam vivendo conflitos de um mundo maduro.

Lançado em 2016, Um Senhor Estagiário, com Robert De Niro e Anne Hathaway no elenco, mantém a unidade temática ao escolher como um dos personagens centrais um viúvo aposentado. Aos 70 anos de idade, Ben Whittaker leva uma vida monótona e decide se inscrever em um estágio para a terceira idade. Escolhido para trabalhar com Jules Ostin, a criadora de um bem-sucedido site de vendas, as personagens caem no tradicional choque de gerações. Inevitavelmente, a figura de De Niro se transforma em uma espécie de pai conselheiro que ajuda Jules a manter o equilíbrio diante de situações difíceis.

O embate evidente de lideranças distintas se destaca inicialmente, porém Ben se torna mais um apoio para o desenvolvimento de Jules do que um personagem central. O drama primordial centra-se na moça e reacende a antiga discussão da força de trabalho feminina. Um argumento coerente devido às notícias na mídia sobre o direito das mulheres e a luta pela igualidade dos sexos no mercado de trabalho, entregando à personagem uma escolha evidente entre a carreira consolidada e uma família frágil com um provável marido adúltero.

Ao sair dos tipos costumeiros de seus roteiros, Meyers evita o tom cômico de suas produções anteriores, resultando em uma trama menos inspirada que soa como qualquer outra produção do gênero. O humor de situação focado em temas adultos sempre foi o aspecto diferente de suas tramas, ainda que a leveza na trama esteja presente.  Ao menos, a história evita armadilhas comuns a outras narrativas semelhantes, e em nenhum momento sugere uma relação amorosa entre o casal, ampliando a completude no vínculo entre os dois sem a necessidade de fundamentar um óbvio relacionamento. Ainda assim, prossegue uma trama sem nenhuma novidade ou evolução narrativa mostrada nos filmes anteriores.

Compre: Um Senhor Estagiário (Dvd | Blu Ray)

Thiago Augusto Corrêa

Apreciador de cinema, literatura, quadrinhos e música. Formado em Letras, escritor e metido a sabichão.
Veja mais posts do Thiago
Compartilhar