Estreias da Semana – 09 de Novembro

O Outro Lado da Esperança (Toivon Tuolla Puolen, 2017)
Gênero: Drama, comédia
Direção: Aki Kaurismäki
Roteiro: Aki Kaurismäki
Elenco: Sherwan Haji, Sakari Kuosmanen, Ilkka Koivula

Khaled (Sherwan Haji) fugiu da guerra na Síria e foi buscar asilo na Europa. Depois de percorrer vários países, solicita a permissão de estadia na Finlândia. Enquanto espera pela resposta, busca pela irmã, desaparecida, e consegue a ajuda de um pequeno comerciante, Wisktröm (Sakari Kuosmanen), que aceita empregá-lo em seu pequeno restaurante.

Olhando Para as Estrelas (Olhando Para as Estrelas, 2016)
Gênero: Documentário
Direção: Alexandre Peralta
Roteiro: Melissa Rebelo Kerezsi e Alexandre Peralta

Geyza é uma jovem como todas as outras, que batalha para vencer na vida. Professora e dançarina, ela é a primeira bailarina da Associação Fernanda Bianchini, a única escola de balé para cegos do mundo. Enquanto se divide entre os preparativos para o seu casamento e as preocupações de ser uma boa profissional, noiva e amiga, ela lida com Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que deseja ter cada vez mais autonomia.

Borg vs McEnroe (Borg McEnroe, 2017)
Gênero: Biografia, drama
Direção: Janus Metz Pedersen
Roteiro: Ronnie Sandahl
Elenco: Sverrir Gudnason, Shia LaBeouf, Stellan Skarsgard

A preparação dos tenistas Björn Borg (Sverrir Gudnason) e John McEnroe (Shia LaBeouf) para a final de Wimbledon, em 1980. Enquanto o primeiro, sueco, tido como técnico e calculista, sofre a pressão de defender o título do torneio pela quinta vez consecutiva (um feito inédito); o segundo, norte-americano, vai ter que superar o próprio temperamento explosivo para mostrar que é capaz de chegar ao topo do mundo no esporte.

Invisível (Invisible, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Pablo Giorgelli
Roteiro: Pablo Giorgelli
Elenco: Mora Arenillas, Mara Bestelli, Agustina Fernandez

Buenos Aires, Argentina. Ely (Mora Arenillas) é uma jovem de 17 anos que vive com sua mãe, Susana (Mara Bestelli), em um pequeno apartamento em um conjunto habitacional localizado no bairro de La Boca. Ela mantém uma relação distante com sua mãe e leva uma rotina pesada, se dividindo entre as atividades domésticas e o trabalho diário num pet shop. Tudo muda quando ela descobre que está grávida de Raúl, bem mais velho, casado e seu chefe. Consumida pela angústia, a jovem terá que fazer uma difícil decisão: fazer ou não um aborto.

Aqualoucos (Aqualoucos, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Victor Ribeiro
Roteiro: Victor Ribeiro, Mirna Nogueira, Bia Crespo, Henry Grazinoli e Thiago Iacocca

O documentário aborda a trajetória do grupo de palhaços conhecidos como “Aqualoucos”, que fazia manobras arriscadas em piscinas e trampolins trajando apenas roupa de banho. A principal indagação do filme é investigar a razão que levava os artistas a se apresentar de tal maneira, dado que a performance nunca se converteu em renda.

No Intenso Agora (No Intenso Agora, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: João Moreira Salles
Roteiro: João Moreira Salles

Documentário político que justapõe, através de imagens de arquivo, uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como: a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga em meio a dominação da União Soviética e a China de 1966 sob o regime de Mao, experienciado pela mãe do diretor na época.

Vazante (Vazante, 2017)
Gênero: Drama, histórico
Direção: Daniela Thomas
Roteiro: Daniela Thomas e Beto Amaral
Elenco: Adriano Carvalho, Luana Nastas, Sandra Corveloni

Início do século dezenove. Em uma fazenda imponente e decadente, situada na região dos diamantes em Minas Gerais, brancos, negros nativos e recém-chegados da África sofrem com os conflitos e a incomunicabilidade gerada pela solidão e pelas tensões raciais e de gênero em um país que passa por um forte período de mudança.

Um Perfil Para Dois (Un Profil Pour Deux, 2017)
Gênero: Comédia, romance
Direção: Stéphane Robelin
Roteiro: Stéphane Robelin
Elenco: Pierre Richard, Yaniss Lespert, Fanny Valette

Pierre (Pierre Richard) é um viúvo aposentado que não sai de casa há mais de dois anos, e agora tem a chance de voltar a viver novamente com a ajuda da internet. Isso porque através de Alex, um homem contratado por sua filha para ensiná-lo a usar o computador, acaba criando um perfil em um site de namoro. Lá, conhece a linda jovem Flora (Fanny Valette), e decide marcar um encontro. Mas ele só tem uma problema: a foto que usou no perfil é de Alex, e não dele.

Uma Verdade Mais Inconveniente (An Inconvenient Sequel: Truth to Power, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Bonni Cohen e Jon Shenk
Roteiro: Al Gore
Elenco: Al Gore

Dez anos após “Uma Verdade Inconveniente” ter alertado sobre a necessidade da união entre países para tratar a crise iminente envolvendo o aquecimento global, Al Gore retorna ao tema para mostrar não apenas as consequências práticas da crise climática, mas também os avanços obtidos na obtenção de energia através de fontes limpas.

Gosto Se Discute (Gosto Se Discute, 2017)
Gênero: Comédia Dramática
Direção: André Pellenz
Roteiro: André Pellenz
Elenco: Cássio Gabus Mendes, Kéfera Buchmann, Gabriel Godoy

Augusto (Cássio Gabus Mendes) é o chef de um restaurante requintado, estabelecido há anos, que está em baixa devido ao sucesso de um ex-pupilo, Patrick (Gabriel Godoy), que trabalha em um food truck bem na praça em frente ao estabelecimento. Devido à situação, o banco que também é sócio do restaurante indica a rigorosa Cristina (Kéfera Buchmann) para ser a nova gerente. Ela de imediato bate de frente com Augusto, já que deseja alterar a rotina do local de forma a torná-lo rentável. Só que, em meio à pressão em criar um novo cardápio, Augusto passa a ter uma rara síndrome que faz com que perca o paladar.

Para Além da Curva da Estrada (Para Além da Curva da Estrada, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Guilherme Azevedo
Roteiro: Guilherme Azevedo

O documentário mostra a realidade da vida dos caminhoneiros que passam a maior parte de suas vidas nas estradas brasileiras. A partir de entrevistas, o filme traz relatos emocionantes sobre o cotidiano vivido por esses profissionais nos quilômetros percorridos nas rodovias. Ao mesmo tempo, vemos refletida nas histórias, a diversidade do país e a paixão que os caminhoneiros tem pelas estradas.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.