Estreias da Semana – 11 de Maio

Alien: Covenant (Alien: Covenant, 2017)
Gênero: Terror/Ficção Científica
Direção: Ridley Scott
Roteiro: John Logan, Dante Harper e Michael Green
Elenco: Michael Fassbender, Katherine Waterston, Billy Crudup

2104. Viajando pela galáxia, a nave colonizadora Covenant tem por objetivo chegar ao planeta Origae-6, bem distante da Terra. Um acidente cósmico antes de chegar ao seu destino faz com que Walter (Michael Fassbender), o androide a bordo da espaçonave, seja obrigado a despertar os 17 tripulantes da missão. Logo Oram (Billy Crudup) precisa assumir o posto de capitão, devido a um acidente ocorrido no momento em que todos são despertos. Em meio aos necessários consertos, eles descobrem que nas proximidades há um planeta desconhecido, que abrigaria as condições necessárias para abrigar vida humana. Oram e sua equipe decidem ir ao local para investigá-lo, considerando até mesmo a possibilidade de deixar de lado a viagem até Origae-6 e se estabelecer por lá. Só que, ao chegar, eles rapidamente descobrem que o planeta abriga seres mortais.

O Dia do Atentado (Patriots Day, 2016)
Gênero: Drama
Direção: Peter Berg
Roteiro: Peter Berg, Matt Cook e Joshua Zetumer
Elenco: Mark Wahlberg, Michelle Monaghan, John Goodman

Após os atentados terroristas à Maratona de Boston em 2013, um grupo formado pelo Sargento da Polícia Tommy Saunders (Mark Wahlberg), o Agente Especial Richard Deslauries (Kevin Bacon), o Comissário da Polícia Ed Davis (John Goodman), o Sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons) e a enfermeira Carol Saunders (Michelle Monaghan) se une aos bravos sobreviventes para identificar e capturar os responsáveis pelo ataque terrorista antes que eles possam fazer novas vítimas.

A Promessa (The Promise, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Terry George
Roteiro: Robin Swicord
Elenco: Christian Bale, Oscar Isaac, Charlotte Le Bon

Michael (Oscar Isaac) é um jovem armênio que sonha em estudar medicina, mas não tem dinheiro para arcar com os estudos. Por isso, ele promete se casar com uma garota de seu vilarejo, na intenção de receber o dote. Com o dinheiro em mãos, Michael viaja à Turquia e faz seus estudos durante os meses finais do Império Otomano. Neste contexto, conhece a armênia Ana (Charlotte Le Bon) e se apaixona, embora a professora namore o fotógrafo americano Chris (Christian Bale), enviado à Turquia para registrar o genocídio dos turcos contra a minoria armênia. Um triângulo amoroso se instaura em meio à guerra.

O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre, 2016)
Gênero: Comédia
Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat
Roteiro: Andrés Duprat
Elenco: Oscar Martinez, Dady Brieva, Andrea Frigerio

Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.

Crônica da Demolição (Crônica da Demolição, 2015)
Gênero: Documentário
Direção: Eduardo Ades
Roteiro: Eduardo Ades

Em 1976, no Rio de Janeiro, o Palácio Monroe foi demolido e em seu lugar foi construída a praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia. Antiga sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em momentos distintos, o local foi alvo de uma intensa campanha difamatória sob a alegação de que trazia prejuízos estéticos à área. O documentário investiga esta situação, revelando os jogos de poder existentes por trás da decisão pela demolição.

Taego Ãwa (Taego Ãwa, 2015)
Gênero: Documentário
Direção: Henrique Borela e Marcela Borela
Roteiro: Henrique Borela e Marcela Borela

Na faculdade, uma dupla de cineasta encontrou cinco fitas VHS contendo registros culturais da tribo Ãwa. Reunindo outros materiais, eles partem em busca do grupo, apresentando as imagens pela primeira vez e descobrindo a trajetória de enfrentamento com o povo branco desde 1973. Hoje, os Ãwa lutam pela demarcação e restituição de suas terras.

Uma Dama de Óculos Escuros Com Uma Arma no Carro (La Dame Dans L’auto Avec des Lunettes et un Fuzil, 2015)
Gênero: Drama
Direção: Joann Sfar
Roteiro: Gilles Marchand e Patrick Godeau
Elenco: Freya Mavor, Benjamin Biolay, Elio Germano

A jovem Dany (Freya Mavor) trabalha como secretária do empresário Michel (Benjamin Biolay). Ela é secretamente atraída pelo chefe, mas ele está casado com uma antiga amiga sua, Anita (Stacy Martin). Cansada de ver Anita levando uma vida confortável enquanto ela tem uma rotina banal, Dany se vê um dia em posse do carro de luxo de Michel. Ao invés de devolver o veículo como prometido, ela começa a dirigir rumo ao sul da França, na intenção de ver o mar pela primeira vez. Mas esta decisão impensada trará consequências trágicas a Dany.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.