Estreias da Semana | 14 de Dezembro

Star Wars: Os Últimos Jedi (Star Wars: The Last Jedi, 2017)
Gênero: Ação
Direção: Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson
Elenco: Daisy Ridley, John Boyega, Mark Hamill, Oscar Isaac, Carrie Fisher, Adam Driver

Após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker (Mark Hammil) em uma ilha isolada, a jovem Rey (Daisy Ridley) busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi. Paralelamente, o Primeiro Império de Kylo Ren (Adam Driver) se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.

Silêncio no Estúdio (Silêncio no Estúdio, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Emília Silveira
Roteiro: Emília Silveira
Elenco: Edna Savaget, Fernanda Montenegro, Luiz Carlos Miele

Uma volta ao tempo na história da televisão brasileira para recontar a vida de Edna Savaget, pioneira nos programas femininos da grade televisiva nacional. Com mais de 30 anos nos estúdios, a escritora e poeta possuia a maior audiência do período vespertino com o seu programa, que recebia grandes nomes da cultura nacional.

Tudo É Projeto (Tudo É Projeto, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Patricia Rubano e Joana Mendes da Rocha
Roteiro: Patricia Rubano, Selma Perez e Joana Mendes da Rocha
Elenco: Paulo Mendes da Rocha

A história do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, hoje um dos profissionais mais célebres de seu ramo, é contata pelo ponto de vista de sua filha nesse documentário íntimo que investiga as opiniões incisivas do artista enquanto se debruça sobre sua obra e suas relações de afeto.

Jesus, a Esperança (Jesus, a Esperança, 2017)
Gênero: Drama, épico
Direção: Semi Salomão
Roteiro: Luiz A. Vechiatto
Elenco: Luiz A. Vechiatto, Débora Melo, Mauro Augusto Chianfra

A história de Jesus Cristo narrada com a perspectiva bíblica. Baseada nos quatro evangelhos sinóticos, é retratada sua vida pública, seus milagres, a conspiração em torno de sua existência, sua morte e ressurreição.

Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns (Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Ricardo Carvalho
Roteiro: Ricardo Carvalho
Elenco: Paulo Betti

Dom Paulo Evaristo Arns foi um importante cardeal brasileiro que defendeu os Direitos Humanos, enfrentando o regime militar e construindo os centros comunitários na periferia para que a população de baixa renda de São Paulo se reunisse para que se organizasse e reivindicasse por seus direitos fundamentais.

Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas (Professor Marston & the Wonder-Women, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Angela Robinson
Roteiro: Angela Robinson
Elenco: Luke Evans, Rebecca Hall, Bella Heathcote

A não-convencional vida de Wiliam Marston (Luke Evans), psicólogo e inventor de Harvard que ajudou a tornar real o Detector de Mentiras e que também criou a Mulher-Maravilha, personagem dos quadrinhos, em 1941. Marston mantinha uma relação polígama envolvendo sua esposa Elizabeth Marston (Rebecca Hall), psicóloga e inventora, e Olive Byrne (Bella Heathcote), uma ex-aluna que virou acadêmica. Essa relação e os ideais feministas das duas mulheres foram essenciais para a criação da personagem.

Lumière! A Aventura Começa (Lumière!, 2016)
Gênero: Documentário
Direção: Thierry Frémaux
Roteiro: Thierry Frémaux
Elenco: Thierry Frémaux, Auguste Lumière, Louis Lumière

Uma jornada pelo universo dos fundadores do cinema, os irmãos Louis e Auguste Lumière. Imagens históricas e um olhar único da França e do mundo da Era Moderna através de 114 breves filmes dos irmãos franceses restaurados em 4K e montados para celebrar o legado da dupla.

Mulheres Divinas (Die Göttliche Ordnung, 2017)
Gênero: Drama, comédia
Direção: Petra Biondina Volpe
Roteiro: Petra Biondina Volpe
Elenco: Marie Leuenberger, Bettina Stucky, Ella Rumpf

Suíça, 1971. A jovem dona de casa Nora (Marie Leuenberger) vive com seu marido e seus dois filhos numa pequena aldeia. Até então sua vida era tranquila e não tinha sido afetada com as grandes revoltas sociais e o movimento de 1968, mas, é aí que Nora começa a fazer campanha pelo direito de voto das mulheres.

O Poder e o Impossível (6 Below: Miracle on the Mountain, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Scott Waugh
Roteiro: Madison Turner
Elenco: Josh Hartnett, Mira Sorvino, Sarah Dumont

O jovem Eric (Josh Hartnett) é um atleta profissional de hóquei no gelo, que atravessa uma fase ruim na carreira. Após abandonar a equipe, ele se entrega às drogas e fica longe do esporte. Um dia, para compensar os problemas, decide praticar snowboard numa montanha, mas toma um atalho proibido. Com a chegada de uma nevasca, não consegue mais encontrar o caminho de volta. Perdido, sofrendo com frio, fome, sede e com um ferimento grave na perna, ele deve encontrar forças para sobreviver.

Cora Coralina: Todas as Vidas (Cora Coralina: Todas as Vidas, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Renato Barbieri
Roteiro: Renato Barbieri
Elenco: Camila Márdila, Walderez de Barros, Teresa Seiblitz

Cruzando a fronteira entre a realidade e a ficção, esta é a história da escritora e poeta brasileira Cora Coralina, uma mulher que trabalhou como doceira durante quase toda sua vida, apenas publicando seu primeiro livro aos 75 anos de idade. No entanto, nem mesmo todos os anos de espera a impediram de se tornar uma das autoras brasileiras mais importantes de sua geração.

Santo Amaro era Skatista (Santo Amaro era Skatista, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Felipe Martins
Roteiro: Felipe Martins

Um jovem skatista nascido na comunidade de Santo Amaro tem sua vida completamente mudada pela prática de esporte. Criado em um ambiente cercado por ilusões, Ademar Luquinhas decidiu mudar a realidade de sua comunidade. Depois de sofrer um acidente e começar um processo de reabilitação, ele criou um canal de vídeos sobre skate e logo virou referência. Agora, ele quer construir uma pista de skate em Santo Amaro.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.