Estreias da Semana | 15 de Março

Tomb Raider: A Origem (Tomb Raider, 2018)
Gênero: Aventura, ação
Direção: Roar Uthaug
Roteiro: Geneva Robertson-Dworet, Alastair Siddons e Evan Daugherty
Elenco: Alicia Vikander, Dominic West, Walton Goggins

Aos 21 anos, Lara Croft (Alicia Vikander) leva a vida fazendo entregas de bicicleta pelas ruas de Londres, se recusando a assumir a companhia global do seu pai desaparecido (Dominic West) há sete anos, ideia que ela se recusa a aceitar. Tentando desvendar o sumiço do pai, ela decide largar tudo para ir até o último lugar onde ele esteve e inicia uma perigosa aventura numa ilha japonesa.

12 Heróis (12 Strong, 2018)
Gênero: Ação, guerra
Direção: Nicolai Fuglsig
Roteiro: Ted Tally e Peter Craig
Elenco: Chris Hemsworth, Michael Shannon, Michael Peña

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o capitão Mitch Nelson (Chris Hemsworth) decide abandonar o posto de escritório recém-conquistado para retomar à ação. Ao lado de seu batalhão das Forças Especiais dos Estados Unidos, ele assume a responsabilidade se formar a primeira equipe a operar no Afeganistão após os ataques ao World Trade Center. Baseado em fatos reais.

Luzes no Céu: Fireworks (Uchiage Hanabi, Shita kara Miru ka? Yoko kara Miru ka?, 2017)
Gênero: Animação
Direção: Akiyuki Shimbo e Nobuyuki Takeuchi
Roteiro: Shunji Iwai, Hitoshi Ône
Elenco: Suzu Hirose, Masaki Suda, Mamoru Miyano

Norimichi e Yusuke são melhores amigos que estão apaixonados pela mesma menina, Nazuna. Depois das férias de verão, a garota será transferida para um outro colégio por conta do divórcio de seus pais. No entanto, Nazuna não está satisfeita com a nova realidade, ela decide fugir com os meninos no dia em que está acontecendo um festival religioso na cidade e, durante a partida, eles encontram um objeto peculiar, repleto de misterios.

Amante Por Um Dia (L’Amant D’un Jour, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Philippe Garrel
Roteiro: Jean-Claude Carrière, Caroline Deruas-Garrel, Philippe Garrel e Arlette Langmann
Elenco: Eric Caravaca, Esther Garrel, Louise Chevillotte

Após um duro término de namoro, Jeanne (Esther Garrel) busca abrigo na casa do pai (Éric Caravaca), um professor universitário. Estabelecida, a jovem extremamente abatida pela separação descobre que a nova namorada dele tem a sua idade e, superado o choque inicial, as duas passam a compartilhar segredos.

Imagens do Estado Novo: 1937-45 (Imagens do Estado Novo: 1937-45, 2016)
Gênero: Documentário
Direção: Eduardo Escorel
Roteiro: Flávia Castro e Eduardo Escorel

Uma reavaliação da herança deixada do período ditatorial de Getúlio Vargas através de materiais de arquivo, analisando suas fontes de inspiração externas, contradições e formas de funcionamento.

Híbridos: Os Espíritos do Brasil (Híbridos: Os Espíritos do Brasil, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Vincent Moon e Priscilla Telmon
Roteiro: Vincent Moon e Priscilla Telmon

O documentário faz um estudo experimental e etnográfico sobre os cultos religiosos do Brasil atual. Além disso, é também uma pesquisa sobra as formas de fazer cinema hoje e o desafio de representar o que é, aparentemente, invisível.

Em Pedaços (Aus Dem Nichts, 2017)
Gênero: Drama, suspense
Direção: Fatih Akin
Roteiro: Fatih Akin e Hark Bohm
Elenco: Diane Kruger, Denis Moschitto, Numan Acar

Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci (Numan Acar) leva uma vida amorosa e tranquila com a esposa Katja Sekerci (Diane Kruger) e o filho Rocco na Alemanha. Certo dia ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja sem chão. Ela batalha na justiça pela punição dos culpados, um casal neonazista, e, insatisfeita com o desenrolar do caso, decide pela vingança com as próprias mãos.

Western (Western, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Valeska Grisebach
Roteiro: Valeska Grisebach
Elenco: Meinhard Neumann, Reinhardt Wetrek, Waldemar Zang

Um grupo de trabalhadores alemães da construção civil iniciam uma jornada de trabalho dura em uma remota região rural da Bulgária. No local, enquanto o senso de aventura dos homens aparece, eles também são confrontados com seu próprio preconceito e pela desconfiança devido à barreira da língua e às diferenças culturais. Mas tudo se intensifica quando passam a competir por reconhecimento.

Maria Madalena (Mary Magdalene, 2018)
Gênero: Histórico, drama, biografia
Direção: Garth Davis
Roteiro: Helen Edmundson e Philippa Goslett
Elenco: Rooney Mara, Joaquin Phoenix, Chiwetel Ejiofor

A história de uma das figuras mais enigmáticas e incompreendidas da história bíblica: Maria Madalena (Rooney Mara). Em busca de uma nova maneira de viver, contrariando as pressões da sociedade, sua família e o machismo de alguns apóstolos, a jovem pescadora junta-se a Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix) em sua incansável missão de propagar a fé.

A Luta do Século (A Luta do Século, 2017)
Gênero: Documentário, esporte
Direção: Sérgio Machado
Roteiro: Sérgio Machado e Eli Ramos
Elenco: Reginaldo Holyfield, Luciano Todo Duro

Um retrato aprofundado sobre a maior rivalidade do boxe brasileiro e sobre o histórico de lutas (com três vitórias para cada um) que inscreveu o nome dos lutadores Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield na história do esporte no Brasil. É também uma análise minuciosa sobre a luta que os dois boxeadores tiveram que travar contra as dificuldades da vida.

O Silêncio da Noite é Que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras (O Silêncio da Noite é Que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras, 2018)
Gênero: Documentário
Direção: Petrônio Lorena
Roteiro: Petrônio Lorena

A poesia da vida cotidiana das pessoas que vivem nas cidades de São José do Egito e Ouro Velho e Prata, que fazem fronteira com Pernambuco e Paraíba, respectivamente. Um povo cercado por histórias poéticas e de cantoria. Uma memória aos vates do sertão que enche o local com música e poesia.

Rio do Medo (Rio do Medo, 2018)
Gênero: Documentário
Direção: Ernesto Rodrigues
Roteiro: Ernesto Rodrigues
Elenco: Vinicius Cavaliere, André Yatsuda, Ibis Pereira

A violência do Rio de Janeiro é analisada sob a perspectiva dos Policias Militares (da ativa e da reserva) que atuam no estado Rio de Janeiro há mais de duzentos anos. Homens e mulhures, de gerações e patentes diferentes, relatam suas experiências dentro da corporação marcada pela violência, corrução e desconfiança.

O Cravo e a Rosa (O Cravo e a Rosa, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Jorge Farjalla
Roteiro: Silvia Spolidoro
Elenco: Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Bárbara Paz

Retrata os 60 anos de carreira de Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, nomes de grande representatividade no teatro brasileiro. Além de passar a limpo a vida profissional dos autores, o documentário mostra ainda parte da história dos amigos artistas que cruzaram a vida dos dois nesse tempo em atividade.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.