Estreias da Semana – 23 de Novembro

Pai em Dose Dupla 2 (Daddy’s Home 2, 2017)
Gênero: Comédia
Direção: Sean Anders
Roteiro: Sean Anders, Brian Burns e John Morris
Elenco: Will Ferrell, Mark Wahlberg, Mel Gibson

Após resolverem suas diferenças, Brad (Will Ferrell) e Dusty (Mark Wahlberg) precisam agora lidar com uma nova situação complicada: a súbita aparição de seus pais (John Lithgow e Mel Gibson), que possuem comportamentos bem diferentes.

Boneco de Neve (The Snowman, 2017)
Gênero: Suspense, policial
Direção: Tomas Alfredson
Roteiro: Peter Straughan, Hossein Amini e Søren Sveistrup
Elenco: Michael Fassbender, Rebecca Ferguson, Charlotte Gainsbourg

Oslo, Noruega. Harry Hole (Michael Fassbender) é um policial reconhecido pelos casos resolvidos no passado, mas que sofre com problemas de alcoolismo. Após encontrar por acaso com a agente novata Katrine Braft (Rebecca Ferguson), ele passa a investigar o desaparecimento de uma série de mulheres. A peculiaridade é que o responsável enviou ao próprio Harry um cartão enigmático, com a imagem de um boneco de neve, que está sempre presente nos locais onde as vítimas são atacadas.

Não Devore Meu Coração (Não Devore Meu Coração, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Felipe Bragança
Roteiro: Felipe Bragança
Elenco: Cauã Reymond, Eduardo Macedo, Adeli Gonzales

Joca (Eduardo Macedo), um jovem de treze anos, descobre o amor quando conhece Basano (Adeli Benitez), uma menina paraguaia. No entanto, para conquistá-la, Joca passará por grandes dificuldades relativas a problemas na fronteira entre o Brasil e o Paraguai e seu irmão Fernando (Cauã Reymond), que pertence a uma perigosa gangue de motociclistas.

A Filosofia na Alcova (A Filosofia na Alcova, )
Gênero: Drama
Direção: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Roteiro: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Elenco: Henrique Mello, Stephane Sousa, Bel Friósi

Dois libertinos, Dolmancé (Henrique Mello) e Juliette (Stephane Souza), comandam uma casa clandestina onde todos os prazeres sexuais são possíveis. Um dia, eles recebem o pedido de um respeitado burguês para acolher e educar sua filha virgem, Eugénie (Bel Friosi). Inicialmente, a garota fica chocada com as orgias e violências. Depois, se acostuma às práticas sadomasoquistas e passa a desafiar todos em nome da permanência na casa, inclusive a mãe religiosa. Baseado na peça homônima do Marquês de Sade.

A Vilã (Ak-Nyeo, 2017)
Gênero: Ação
Direção: Byeong-gil Jeong
Roteiro: Byeong-sik Jung e Byung-gil Jung
Elenco: Ok-Bin Kim, Shin Ha-Kyun

Após ver o pai ser assassinado, Sook-hee (Ok-bin Kim) é treinada para ser uma assassina. Após deixar uma pilha de corpos em um ato de vingança, ela acaba capturada e tem sua vida literalmente apagada. Grávida, ela é obrigada a trabalhar para uma agência de assassinatos, com a promessa de que em dez anos será libertada para ter uma vida comum. Após ser “devolvida” ao mundo real, já com a filha nascida, Sook-hee verá a carreira de assassina bater de frente com elementos de seu passado, o que abalaram sua rotina e realidade.

Barreiras (Barrage, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Laura Schroeder
Roteiro: Marie Nimier e Laura Schroeder
Elenco: Lolita Chammah, Thémis Pauwels, Isabelle Huppert

Catherine (Lolita Chammah) volta para Luxemburgo em busca de se reconciliar com sua filha Alba (Themis Pauwels), a quem tinha confiado à sua mãe Elizabeth (Isabelle Huppert) dez anos atrás. Alba é fria e distante com a até então estranha aparecendo inesperadamente em sua vida, assim como Elisabeth, que deseja proteger a menina. Certo dia Catherine não aguenta mais e rapta Alba, levando-a em uma viagem para um lago no norte, e começa uma viagem inquietante sobre o amor maternal.

Gabeira (Gabeira, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Moacyr Góes
Roteiro: Moacyr Góes
Elenco: Fernando Gabeira, Ferreira Gullar, Carlos Vereza

Através de entrevistas com personalidades como Armínio Fraga, Nelson Mota, Agnaldo Silva e Leda Nagle, o documentário traça a trajetória política e de vida do jornalista, escritor e político brasileiro Fernando Gabeira, conhecido principalmente por sua atuação junto ao Partido Verde, que ajudou a fundar no país.

Lola Pater (Lola Pater, 2017)
Gênero: Comédia dramática
Direção: Nadir Moknèche
Roteiro: Nadir Moknèche
Elenco: Fanny Ardant, Tewfik Jallab, Nadia Kaci

Depois de enterrar sua mãe falecida, o jovem Zino (Tewfik Jallab), de 27 anos, descobriu um grande mistério sobre seu passado. Filho de imigrantes argelinos, ele sempre acreditou que seu pai, Farid (Fanny Ardant), quem não vê há 20 anos, abandonou ele e sua mãe e voltou para a Argélia. Agora, inesperadamente, ele recebe a notícia de que o pai nunca voltou para o seu país natal, nunca se divorciou da mãe e, para completar, se tornou uma mulher transsexual, chamada Lola.

Lygia, Uma Escritora Brasileira (Lygia, Uma Escritora Brasileira, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Hélio Goldsztejn
Roteiro: Hélio Goldsztejn
Elenco: Lygia Fagundes Telles, Jô Soares, Maria Adelaide Amaral

Documentário sobre a vida de Lygia Fagundes Telles. A trajetória pessoal e profissional da aclamada escritora brasileira desde a década de 1940 até os dias de hoje, contada através do olhar de outros profissionais da área, amigos, familiares e suas clássicas obras.

Ninguém Está Olhando (Nadie Nos Mira, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Julia Solomonoff
Roteiro: Christina Lazaridi e Julia Solomonoff
Elenco: Guillermo Pfening, Elena Roger, Paola Baldion

Nico (Guillermo Pfening) é um ator argentino que tomou uma decisão que pode mudar sua vida para sempre: após romper de maneira abrupta o relacionamento às escondidas que tinha com Martin (Rafael Ferro), seu produtor na série de TV “Rivales”, decidiu abandonar sua carreira promissora para começar do zero em Nova York. Apalavrado com um filme que será rodado por um expoente do novo cinema mexicano, ele precisa encontrar meios de se manter na cidade enquanto as filmagens não começam. Para tanto, cuida do bebê de uma amiga e aplica pequenos golpes.

Os Golfinhos Vão Para o Leste (Las Toninas Van al Este, 2017)
Gênero: Comédia
Direção: Gonzalo Delgado e Veronica Perrotta
Roteiro: Gonzalo Delgado e Veronica Perrotta
Elenco: Jorge Denevi, Veronica Perrotta, César Troncoso

Miguel Angel Garcia Mazziotti, figura gay decadente do showbiz no Rio de la Plata, é visitado por sua filha Virginia, de quem se manteve afastado por anos. “El Gordo”, como o chamam em Punta del Este, rejeita abertamente a visita de Virginia mas, ao saber que vai se tornar avô, não consegue controlar a emoção e acaba cedendo e compartilhando da felicidade de sua filha. Eles compartilham então um verdadeiro fim de semana em família que, para ser feliz como em muitas famílias, deve ser de mentira.

Por Que Vivemos (Nazeikiru: Nennyo Shounin to Yozaki Enjou, 2017)
Gênero: Animação
Direção: Hideaki Oba
Roteiro: Kentetsu Takamori
Elenco: Katsuyuki Konishi, Ayumi Fujimura, Hideyuki Tanaka

No Japão da era feudal, um jovem camponês vive com sua esposa, que está grávida. A mulher acaba falecendo em um acidente, deixando o homem revoltado com o mundo. Sem saber lidar com a perda, ele decide participar da palestra de um monge budista, onde acaba resignificando seu modo de ver a vida.

Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe (Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe, 2017)
Gênero: Suspense
Direção: Aaron Salles Torres
Roteiro: Aaron Salles Torres
Elenco: Fernando Alves Pinto, Catarina Abdalla, Tião Ribas D’Avila

Inácio (Fernando Alves Pinto), um esquizofrênico funcional, é porteiro em um prédio da Zona Sul carioca. Ele passa a ser o alicerce da família depois que seu pai, Guilherme (Tião Ribas D’Avila), adoece e precisa sair do emprego como zelador, sem conseguir sustentar a casa. A situação piora quando Inácio fica obcecado por um dos moradores, fazendo a relação com sua mãe ficar insustentável.

Rúcula com Tomate Seco (Rúcula com Tomate Seco, 2017)
Gênero: Comédia
Direção: Arthur Vinciprova
Roteiro: Arthur Vinciprova
Elenco: Arthur Vinciprova, Juliana Paiva, Camila Amado

Depois de ficarem separados por um tempo, Pablo (Arthur Vinciprova) e Suzana (Juliana Paiva) acabam se reencontrando num motel. É aí que começam a conversar e questionar os motivos qu e levaram o fim do relacionamento.

Xingu Cariri Caruaru Carioca (Xingu Cariri Caruaru Carioca, 2017)
Gênero: Documentário
Direção: Beth Formaggini
Roteiro: Beth Formaggini
Elenco: Carlos Malta

Em busca de suas origens musicais e as raízes das flautas, Carlos Malta é um dos músicos que se reúnem para conversar e tocar juntos os sons tradicionais das “culturas populares” e “cultura pop”. Um encontro entre mundos diversos e que se complementam, uma mostra de que tudo está sempre em movimento e um registro da capacidade criativa da música contemporânea, sempre em transformação.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.