Estreias da Semana | 26 de Abril

Vingadores: Guerra infinita (Avengers: Infinity War, 2018)
Gênero: Aventura, Ação
Direção: Joe Russo e Anthony Russo
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Chris Evans

Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes.

A Cidade do Futuro (A Cidade do Futuro, 2016)
Gênero: Drama
Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes
Roteiro: Cláudio Marques
Elenco: Milla Suzarte, Gilmar Araújo, Igor Santos

Gilmar (Gilmar Araújo) e Igor (Igor Santos) se envolvem amorosamente, mas precisam lidar com a inesperada gravidez de Milla (Milla Suzart). Juntos, os três formam uma família em meio às terras secas da Bahia, em um local marcado pelo machismo, pela homofobia e por uma das maiores migrações compulsórias já registradas.

Rogério Duarte: O Tropikaoslista (Rogério Duarte: O Tropikaoslista, 2018)
Gênero: Documentário, Biografia
Direção: José Walter Lima
Roteiro: José Walter Lima
Elenco: Rogério Duarte, Gilberto Gil, Caetano Veloso

Rogério Duarte é um dos nomes mais importantes da Tropicália, lendário movimento cultural brasileiro da década de 60. O artista plástico foi um dos primeiros a denunciar publicamente as torturas cometidas no regime militar. Durante a ditadura, sua atuação política e seus feitos culturais mobilizaram muitos artistas e inspiraram toda uma geração.

Ex-Pajé (Ex-Pajé, 2018)
Gênero: Documentário
Direção: Luiz Bolognesi
Roteiro: Luiz Bolognesi
Elenco: Perpera Suruí, Kabena Cinta Larga, Ubiratan Suruí

Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

Pagliacci (Pagliacci, 2018)
Gênero: Documentário
Direção: Chico Gomes, Julio Hey, Luiza Villaça, Pedro Moscalcoff e Luiz Villaça
Elenco: Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Alexandre Roit

Os 20 anos da companhia LaMínima são comemorados de forma poética ao unir a figura do palhaço, a montagem do espetáculo Pagliacci e a trajetória do grupo. Por meio do cotidiano do fundador Fernando Sampaio, ao lado do cocriador Domingos Montagner, Luciana Lima, e entrevistas com artistas e público, é feita uma reflexão sobre a necessidade do riso, abordando questões filosóficas e simbólicas em torno da arte circense e do humor.

Estrelas de Cinema Nunca Morrem (Film Stars Don’t Die in Liverpool, 2017)
Gênero: Drama, Biografia, Romance
Direção: Paul McGuigan
Roteiro: Matt Greenhalgh
Elenco: Annette Bening, Jamie Bell, Julie Walters

Quando o jovem ator britânico Peter Turner (Jamie Bell) encontra Gloria Grahame (Annette Bening) pela primeira vez, ele nem suspeita que se trata de uma atriz famosa, que já venceu um Oscar durante a juventude. Décadas mais tarde, no entanto, ela foi esquecida e leva uma vida decadente. Aos poucos, os dois se aproximam e desenvolvem uma história de amor, apesar do preconceito da sociedade. O destino separa os dois mas, anos mais tarde, Gloria reaparece para Peter confessando sofrer de uma doença, e pede ajuda. Peter deve decidir se aceita cuidar dela, enquanto relembra os motivos que aproximaram o casal no passado.

Praça Paris (Praça Paris, 2017)
Gênero: Drama
Direção: Lúcia Murat
Roteiro: Lúcia Murat e Raphael Montes
Elenco: Joana de Verona, Grace Passô, Alex Brasil

Rio de Janeiro. Camila (Joana de Verona) é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória (Grace Passô), ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas (Alex Brasil), é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.

Somente o Mar Sabe (The Mercy, 2018)
Gênero: Drama
Direção: James Marsh
Roteiro: Scott Z. Burns
Elenco: Rachel Weisz, David Thewlis, Colin Firth

Donald Crowhurst (Colin Firth), empresário britânico e navegante amador, decide se tornar o primeiro homem a dar a volta ao mundo sem paradas, vencendo a Golden Globe Race de 1968 e faturando um polpudo prêmio. Deixando em terra mulher (Rachel Weisz), filhos e muitas dívidas referentes à construção de sua inovadora embarcação, ele parte numa solitária aventura náutica marcada por problemas, inexperiência e desespero.

Tudo Que Quero (Please Stand By, 2017)
Gênero: Drama, Comédia
Direção: Ben Lewin
Roteiro: Michael Golamco
Elenco: Dakota Fanning, Toni Collette, Alice Eve

Wendy (Dakota Fanning), uma jovem portadora de autismo, consegue driblar sua cuidadora e escapa com um único objetivo em mente: entregar seu manuscrito para concorrer em uma competição de escrita sobre Star Trek.

Ayrton Senna: O Musical (Ayrton Senna: O Musical, )
Gênero: Musical
Direção: Renato Rocha
Roteiro: Cristiano Gualda e Cláudio Lins
Elenco: Hugo Bonemer, João Vitor Silva, Lucas Vasconcellos

Durante um campeonato em Ímola, Itália, Ayrton Senna realizava a sua última corrida como piloto de Fórmula. Naquele dia, após cinco voltas completas na pista, ele sofreria um acidente fatal. Anos depois, suas últimas memórias são reproduzidas em formato de musical, traçando uma retrospectiva dos melhores momentos de um dos maiores heróis do Brasil.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.