Estréias da Semana – 3 de Maio

somos tao jovens

Somos Tão Jovens (Somos Tão Jovens, 2011)
Direção: Antonio Carlos Fontoura
Elenco: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato, Bruno Torres, Daniel Passi.

Cinebiografia do músico Renato Russo (Thiago Mendonça), vocalista e líder da banda Legião Urbana. A juventude de Renato Manfredini Júnior (período no qual ele compôs hits como Geração Coca-Cola e Que País é Este?), o sofrimento por conta de uma doença óssea rara, a epifisiólise, a formação da banda em Brasília, os primeiros shows e os sucessos lançados.

em transe

Em Transe (Trance, 2013)
Diretor: Danny Boyle
Elenco: James McAvoy, Rosario Dawson, Vincent Cassel, Tuppence Middleton, Wahab Sheikh, Danny Sapani

Simon (James McAvoy), um leiloeiro de arte, une-se a uma quadrilha para roubar uma obra de arte no valor de milhões de dólares, mas, depois de sofrer uma pancada na cabeça durante o assalto, ele acorda para descobrir que não tem nenhuma lembrança de onde escondeu a pintura. Quando as ameaças físicas e tortura não produzem respostas, o líder da gangue (Vincent Cassel) contrata uma hipnoterapeuta (Rosario Dawson) para aprofundar os recessos mais sombrios da psique de Simon.

ferrugem e osso

Ferrugem e Osso (De Rouille et D’os/ Rust and Bone, 2012)
Diretor: Jacques Audiard
Elenco: Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts, Armand Verdure, Céline Sallette, Corinne Masiero, Bouli Lanners

No norte da França, o lutador Ali (Matthias Schoenaerts) depara-se com a responsabilidade de cuidar do filho Sam, de cinco anos, a quem mal conhece. Sem dinheiro ou casa, ele vai morar com a irmã e acaba conhecendo Stéphanie (Marion Cottillard), uma treinadora de baleias bonita e autoconfiante. Porém, o laço entre os dois só se estreita após uma performance de orcas que termina em acidente.

O Sonho de Wadjda

O Sonho de Wadjda (Wadjda, 2012)
Diretor: Haifaa Al-Mansour
Elenco: Reem Abdullah, Waad Mohammed, Abdullrahman Al Gohani, Ahd, Sultan Al Assaf, Dana Abdullilah

Wadjda é uma menina de 12 anos que mora no subúrbio de Riade, capital da Arábia Saudita. Embora ela viva em uma cultura conservadora, é uma garota cheia de vida, que usa calça jeans, tênis, escuta rock-n’-roll e deseja apenas uma coisa: comprar uma bicicleta e disputar uma corrida com seu melhor amigo Abdallah. Mas, em uma sociedade que diz que as bicicletas são apenas para os meninos porque podem ser perigosas para a virtude das meninas, ela enfrentará muitas dificuldades para realizar seu sonho.

o brasil deu certo e agora

O Brasil Deu Certo. E Agora? (O Brasil Deu Certo. E Agora?, 2013)
Diretor: Louise Sottomaior

Três ex-presidentes da República, 12 ex-ministros de Estado, sete ex-presidentes do Banco Central e especialistas em finanças como Roberto Setúbal, presidente do banco Itaú, e Alexandre Saes, professor de história econômica da FEA-USP, revelam o passado da economia brasileira e refletem sobre o presente e o futuro do país, além de discutir o que é “dar certo”.

paulo moura alma brasileira

Paulo Moura – Alma Brasileira (Paulo Moura – Alma Brasileira, 2012)
Diretor: Eduardo Escorel

eunindo vestígios filmados e gravados ao longo de 40 anos, o documentário faz um retrato da carreira musical e da personalidade do compositor, saxofonista e clarinetista Paulo Moura.