Festival de Cannes | Confira a lista de indicados

“Pode acender as luzes, por favor?”, foi o que Thierry Frémaux disse adentrando o cinema UGC no Champs-Elysees para o anúncio anual do Festival de Cannes. Frémaux e Pierre Lescure, respectivamente, diretor e presidente do festival, revelaram os indicados da 70ª edição à palma de ouro, assim como os filmes especiais que participam do Festival.

Para essa edição comemorativa de aniversário, 1930 filme foram inscritos, com apenas 18 sendo selecionados para a competição. Esse ano Cannes apresenta um contexto especial tanto para a comunidade francesa quanto internacional, pois o festival abre apenas alguns dias após as eleições presidenciais no país. Existe uma certa carga política sombreando o evento devido aos últimos acontecimentos no cenário internacional. “Queremos que nesse aniversário sejamos festivos”. Quase que sem opção, a seleção final é mesmo assim carregada de contexto político e social. “Cannes é um espaço pra respirar, mas o cinema é um reflexo do mundo e Cannes não pode ignorar isso”.

O Diretor Francês Arnaud Desplechin abre o festival dia 17 de Maio com o longa fora da competição Les Fantômes d’Ismaël, e os 10 dias seguintes prometem uma rica diversidade. Michael Haneke chega à sua terceira indicação a palma de ouro com o longa Happy End (mais um título irônico levando em consideração o trabalho do diretor), onde ele revisita seu próprio cinema, além de questões estéticas e políticas. François Ozon, que costuma lançar um filme por ano, chega ao Festival com o longa L’Amant Double, uma história que o presidente Frémaux descreve como “Hitchcock/De Palma/e Cronenbergiano.” Um diretor Gaulês dificilmente visto na competição é Jacques Doillon, que vai apresentar o filme Rodin, enquanto o vencedor do Oscar Michel Hazanavicius está apresentando seu terceiro filme na competição, Le Redoutable.

Outros filmes do Festival são Wonderstruck, de Todd Haynes; The Day After, de Hong Sangsoo; In the Fade, estrelando Diane Kruger, e dirigido por Fatih Akin; The Meyerowitz Stories, estrelando Adam Sandler e Dustin Hoffman, de Noah Baumbach marcando sua primeira vez na competição; e Okja, dirigido por Bong Joon-Ho, marcando a primeira produção original da Netflix na competição. O Festival também aceitou You Were Never Really Here, dirigido por Lynne Ramsay.

Nicole Kidman e Colin Farrell passarão a maior parte do tempo no tapete vermelho, já que são as estrelas de The Killing of a Sacred Deer, dirigido por Yorgos Lanthimos, e O Estranho que nós Amamos, de Sofia Coppola.

Este ano não teremos irmãos Coen ou Dardenne, mas os irmãos Safdies com Good Time, estrelando Robert Pattinson.

Claude Lanzmann revisita a Coréia do Norte com Napalm, enquanto Jude Ratman provê um insight da guerra civil na Sri Lanka em Demons in Paradise. A atriz e ativista Vanessa Redgrave apresentará seu documentário sobre migração, Sea Sorrow. Raymond Depardon marca seu retorno a competição com o filme 12 JoursAnahita Ghazvinizadeh, vencedora do último ano na categoria Caméra d’Or, apresenta seu primeiro filme, They. Eugene Jarecki entrega uma nova visão sobre Elvis e a America com Promised Land.

Cannes também é introspecção sobre passado e futuro. É como um laboratório e eles exibirão o primeiro filme em realidade virtual. incorporado á uma instalação, Carne y Arena é um curta de sete minutos dirigido por Alejandro Gonzales Iñárritu.

Esse ano Jane Campion, a única vencedora até hoje de um Palma de Ouro trará as telas a sua minissérie Top of the Lake: China Girl, enquanto Kristen Stewart irá apresentar seu curta Come Swim.

Existem também dois eventos especiais dentro do festival esse ano, uma homenagem póstuma ao diretor Abbas Kiarostami e seu último filme 24 Frames e a exibição de dois episódios do retorno de Twin Peaks. Estaria Cannes abrindo as portas para as séries de TV? Provavelmente não, Frémaux foi rápido em apontar que Jane Campion e David Lynch são dois diretores de cinema, e o festival ainda se mantêm exclusivo à sétima arte.

O festival esse ano será presidido por Pedro Almodóvar. Os membros do juri ainda serão anunciados, e incluem dois nomes americanos, “uma ruiva chamada Jessica e uma moça que se apaixonou por um vampiro que brilha!”, segundo o próprio presidente do evento. O festival se passa entre o dia 17 até o dia 28 de Maio, a França ainda está em estado de emergência então a segurança está mais do que reforçada.

Filme de Abertura

Arnaud Desplechin – LES FANTÔMES D’ISMAËL (Fora da Competição)

Competindo

Fatih Akin – AUS DEM NICHTS
Noah Baumbach – THE MEYEROWITZ STORIES
Joon-Ho Bong – OKJA
Robin Campillo – 120 BATTEMENTS PAR MINUTE
Sofia Coppola – THE BEGUILED
Jacques Doillon – RODIN
Michael Haneke – HAPPY END
Todd Haynes – WONDERSTRUCK
Michel Hazanavicius – LE REDOUTABLE
Sangsoo Hong – GEU-HU
Naomi Kawase – HIKARI
Yorgos Lanthimos – THE KILLING OF A SACRED DEER
Sergei Loznitsa – A GENTLE CREATURE
Kornél Mundruczó – JUPITER’S MOON
François Ozon – L’AMANT DOUBLE
Lynne Ramsay – YOU WERE NEVER REALLY HERE
Benny & Josh Safdie – GOOD TIME
Andrey Zvyagintsev – NELYUBOV 

Filmes da Abertura

Mathieu Amalric – BARBARA
Cecilia Atan & Valeria Pivato – LA NOVIA DEL DESIERTO
Kantemir Balagov – TESNOTA
Kaouther Ben Hania – AALA KAF IFRIT
Laurent Cantet – L’ATELIER
Sergio Castellitto – FORTUNATA
Michel Franco – LAS HIJAS DE ABRIL
Valeska Grisebach – WESTERN
Stephan Komandarev – POSOKI
Gyorgy Kristof – OUT
Kiyoshi Kurosawa – SANPO SURU SHINRYAKUSHA
Karim Moussaoui – EN ATTENDANT LES HIRONDELLES
Mohammad Rasoulof – LERD
Léonor Serraille – JEUNE FEMME
Taylor Sheridan – WIND RIVER
Annarita Zambrano – APRÈS LA GUERRE 

Fora da Competição

Takashi Miike – MUGEN NON JŪNIN
John Cameron Mitchell – HOW TO TALK TO GIRLS AT PARTIES
Agnès Varda & Jr – VISAGES, VILLAGES

Exibições da Madrugada

Jean-Stéphane Sauvaire – A PRAYER BEFORE DAWN
Sung-Hyun Byun – BULHANDANG
Byung-Gil Jung – AK-NYEO 

Exibições Especiais

Bonni Cohen & Jon Shenk – AN INCONVENIENT SEQUEL
Raymond Depardon – 12 JOURS
Anahita Ghazvinizadeh – THEY
Sangsoo Hong – KEUL-LE-EO-UI KA-ME-LA
Eugene Jarecki – PROMISED LAND
Claude Lanzmann – NAPALM
Jude Ratman – DEMONS IN PARADISE
Vanessa Redgrave – SEA SORROW