Festival de Cannes | Confira a lista dos Vencedores

Após duas semanas de puro frenesi e especulação sobre quem seriam os vencedores do prestigiado Festival de Cannes tivemos algumas surpresas. Um dos mais especulados é claro seriam o vencedor da Palma de Ouro, e o juri sediado por Pedro Almodóvar deu o prêmio ao Sueco The Square, uma comédia dirigida por Ruben Ostlund e estrelando Claes Bang e Elisabeth Moss. Comédias em geral não tem seu lugar em nenhuma grande premiação, e nesse caso o tipo de filme que a crítica costuma escolher são em grande maioria escolhas muito mais estranhas incluindo o drama Francês sobre AIDS 120 Beats per Minute que recebeu segundo lugar no Grande Prêmio do Júri e o russo Loveless, que conseguiu terceiro lugar na mesma premiação.

E pela segunda vez na história do festival o prêmio de melhor diretor vai para uma mulher, Sofia Coppola e seu thriller sulista O Estranho que nós Amamos quebrou todas as expectativas esse ano. Sofia não foi a única de Hollywood á mostrar serviço esse ano como também Joaquin Phoenix recebendo o prêmio de melhor ator pelo longa de sequestro You Were Never Really Here, Diane Kruger levou o prêmio de melhor atriz para o longa de terrorismo In the Fade, e Nicole Kidman que tinha nada mais do que quatro filmes no festival esse ano venceu o prêmio especial nessa edição de comemoração do evento. Dois filmes de língua inglesa empataram pelo prêmio de melhor roteiro também: The Killing of a Sacred Deer estrelando Kidman e Colin Farrell, e o filme You Were Never Really Here. Segue a lista completa:

Palma de Ouro: The Square

Prêmio Especial de 70º Aniversário: Nicole Kidman

Grande Prêmio do Júri: 120 Beats Per Minute

Melhor Diretor: Sofia Coppola — O Estranho que Nós Amamos

Melhor Ator: Joaquin Phoenix — You Were Never Really Here

Melhor Atriz: Diane Kruger — In the Fade

Prêmio do Júri: Loveless

Melhor Roteiro: The Killing of a Sacred Deer / You Were Never Really Here

Câmera de Ouro (Para diretores estreantes): Jeune Femme, de Léonor Serraille

Palma de Ouro – curta-metragem: Xiao Cheng Er Yue

Olho de Ouro (Melhor Documentário): Visages, Villages, de Agnès Varda

Prêmio do Júri Ecumênico: Radiance, de Naomi Kawase

Mostra Um Certo Olhar: A Man of Integrity, de Mohammad Rasoulof

Melhor Diretor: Taylor Sheridan — Wind River

Prêmio do Júri: April’s Daughter, de Michel Franco

Melhor Performance: Jasmine Trinca — Fortunata

Prêmio para a Poesia no Cinema: Barbara, de Mathieu Amalric

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.