EVO 2017 | Confira a Line-up do maior campeonato de jogos de luta do ano

Todo fim de janeiro antes mesmo da temporada de campeonatos de jogos de luta começarem o Sr Joey “Mr. Wizard” Cuellar em streaming apresenta a grade de jogos principais que estarão no Evo, considerado o maior campeonato de jogos de luta do do mundo e sempre ocorrendo no mês de junho. O Evo não só conta com o maior número de inscritos e participantes do ano mas também o maior número de audiência via streaming, sempre quebrando recorde nesses dois últimos citados, Street Fighter 5 ano passado ultrapassou 5 mil inscritos no campeonato por exemplo.

Esse ano podemos dizer que a Line Up é relativamente diferente da que vimos ser exibida na sua última edição, farei rápidos comentários dos jogos que estarão presentes:

1. Street Fighter 5

A temporada da Capcom pro Tour nem começou ainda e Street Fighter 5 por muitos já é considerado “A Promessa que não foi cumprida”. Conteúdo lançado com atrasos, tanto cenários, personagens e alterações no sistema do jogo como o famigerado 8 frames de input lag, e uma Season 2 que parece ter causado mais problemas do que resolvido na opinião inclusive de profissionais do game como o campeão do Evo 2016, Infiltration.

Certamente ainda será o maior evento do campeonato, sempre deixado por último para ser exibido porém não sei dizer o que a Capcom poderia fazer para inverter a balança na opinião de muitos desses jogadores, só o tempo dirá e quem sabe os novos personagens lançados esse ano poderão trazer um gás novo a franquia.

2. Super Smash Bros WiiU (Sm4sh) / Super Smash Bros Melee

Apesar de odiado por muitos dentro da própria FGC, Super Smash Bros é um dos jogos que mais atrai audiência para o Evolution, inclusive competindo em número com SF5, mesmo no já morto WiiU a comunidade de Smash sempre se mantêm presente e forte com seus eventos próprios como esse citado acima, e Smash vem ganhando cada vez mais competição não só do ocidente mas asiática também!

3. Guilty Gear XRD Rev2 

A sequência do título Guilty Gear Xrd foi lançada ano passado, Guilty Gear Xrd Revelator e em poucos dias a Arc System Works já divulgou a primeira expansão desse mais recente título que contará com balanceamento para os personagens e o retorno da tão aguardada Baiken ao elenco do jogo ao lado do novo personagem Answer, essa versão pode ser comprada apenas como um update diferente do Revelator em relação ao Sign, vendido como um jogo a parte!

O criador da série, Daisuke Ishiwatari e sua equipe estão sempre presentes em suporte ao EVO e já prometeram que essa versão REV 2 estará disponível nos consoles antes do evento para que todos possam treinar com a versão mais atual do jogo. Visualmente Guilty Gear é um dos jogos mais bonitos de ser visto pelo combate dinâmico e efeitos visuais sempre muito bem inseridos na estética do mesmo, apesar que para os mais novatos sempre possa parece uma bagunça visual incompreensível.

4. The King of Fighters 14

A SNK prometeu que esse ano traria uma temporada a parte semelhante a Capcom pro Tour para The King of Fighters mas os detalhes ainda não foram revelador, o que temos até o momento é um jogo que foi bem recebido pela Fanbase e está sendo atualizado com certa frequência, inclusive em termos de melhorias gráficas e rebalanceamento dos personagens. O pouco que pude assistir de KOF ano passado me deu a impressão que é um jogo que será interessante de acompanhar esse ano tanto no EVO quanto no seu evento principal.

5. Injustice 2

Esse é um que mesmo repetindo um sistema de luta semelhante á Mortal Kombat X ainda pode ser que vejamos uma repetição de firulas mesmo no competitivo pois o jogo será lançado dia 16 de maio, considerando a data do EVO pode ser que todos os jogadores terão apenas quase um mês para aprender o novo game e suas mecânicas. Apesar disso ainda não foi confirmado a quantidade de personagens que terão disponíveis no seus lançamento, mas do que foram mostrados sabemos que Superman, Atrocitus, Pistoleiro, Harley Quinn, Batman, Gorila Grodd, Aquaman, Mulher Maravilha, Robin, Supergirl e Besouro Azul estão no até o momento, e o personagem Darkseid já faz parte do jogo como dlc de pré venda. Ano passado MKX teve uma das Grand Finals mais interessantes do evento, em que o campeão Sonic Fox retirou sua toquinha de raposa para enfrentar Tekkenmaster e manter sua glória de campeão. Estou ansioso para ver o que vai sair saí, mas sem muitas expectativas em relação ao nível dos jogadores.

6. Blazblue Central Fiction

Apesar de não conhecer muito do jogo, o Top 8 de Blazblue no Evo 2014 foi uma das coisas mais emocionantes já registradas nos jogos de luta competitivos da história recente. Não é a toa que os organizadores consideraram e colocaram sua mais nova versão para ser jogada nessa edição do Evo e eu não acharia estranho que assim como em 2014 todos os jogadores de peso do Japão retornassem para o Evo novamente atrás do prêmio do primeiro lugar, o hype é real.

7. Tekken 7

Considere que o jogo já esteve presente no EVO duas vezes, sendo que ele nem foi lançado ainda no ocidente, e só pra ajudar ele foi adiado há poucos dias para o inicio de Junho, pertinho do EVO, então pela terceira vez é provável que seja um campeonato exclusivo aos jogadores asiáticos que tem acesso a fliperamas com o jogo. De quebra eles ainda lançaram um trailer da nova personagem Eliza:

Existe ainda um nono jogo que será decidido por votação daqui a duas semanas, basicamente os interessados que o jogo esteja presente no campeonato terão que fazer o maior número de doações possíveis para aquele jogo e toda a arrecadação será doada para a Make-a-Wish International que realiza os sonhos de crianças que estão em condições médicas de risco de vida. Segue aqui todos os jogos em votação: