Nintendo Switch | Analisando o console

0
391

nintendoswitch

A Nintendo anunciou oficialmente o sucessor do Wii U, um dos mais originais consoles da indústria de videogames. O Nintendo Switch, antes conhecido como Nintendo NX na fase de desenvolvimento, foi revelado como um console hibrido, ou seja, tanto caseiro como portátil, é similar ao Wii U.

Sem dúvida é um console ambicioso, porém temos algumas ressalvas. A Nintendo ainda tem algumas coisas para provar com relação ao console antes de gastarmos nosso dinheiro nele em Março de 2017.

O trailer do console mostrou os consumidores jogando Zelda e Mario Kart, alternando vários modos de jogarmos com o console em casa ou na rua. Isso é incrível, e estamos todos empolgados para ter um console portátil que é perfeito para jogar na nossa tela plana em casa ou no ônibus.

Mas será que o console realmente irá conseguir vencer os desafios que enfrentamos no nosso cotidiano, como por exemplo, viajar em mochilas? O console parece incrível, mas é difícil dizer se ele é resistente o suficiente para não quebrar uma vez que você irá apresentá-lo ao mundo real, e se o console quebrar na rua? Você também perdeu seu console doméstico?

O Wii U também era bastante peculiar, mas a falta de desenvolvedoras de games para o console fez as vendas do console empacar. A Nintendo prometeu que ela terá grandes desenvolvedoras para o Switch, mas obviamente que as grandes desenvolvedoras irão esperar até verem o quanto de repercussão o console terá no mercado.

Até agora as coisas parecem promissoras para a Nintendo, segundo fontes da empresa, existem  40 desenvolvedoras interessadas em dar suporte ao Switch, incluindo pesos pesados, como EA, Activision, Sega, Bethesda, Telltale, Ubisoft, Warner Bros e Epic, a termos de comparação o Wii U conseguiu apenas 20 desenvolvedoras interessadas, então certamente o Switch saiu na frente, mas uma coisa é ter suporte dessas empresas e outra é ter jogos desenvolvidos para o console, só o tempo irá dizer se o Switch terá espaço.

more-controller-confusion

Uma das coisas frustrantes com relação aos consoles da Nintendo é o controle, a questão do controle que estava presente no Wii U parece continuar no Switch. A empresa tentou trazer controles que seriam versáteis no Wii U, foi bem interessante a variedade de controles, mas depois começou a ser frustrante ao descobrir que certos jogos só funcionavam com certos controles do Wii U.

No trailer vimos o controle tradicional, mais um controle que pode ser destacado do console e ser usado pelo segundo jogador que pode ser usado para jogar em casa, então vemos dois jogadores um usando o controle destacado e o outro jogando no próprio console. Então assumimos que os controles podem ser adaptados, inclusive os botões e o layout do controle dependendo da ocasião. A Nintendo ainda esclareceu exatamente como irá funcionar, mas esperamos que eles se pronunciem em breve, por que em teoria, isso tornaria o console mais versátil.

that-screen-is-way-too-small-for-multiplayer

Ter uma tela a qual pode ser destacada e levada para qualquer lugar é uma ótima ideia, mas jogar em uma tela minúscula um jogo multiplayer não parece nada prático. A Nintendo ainda não confirmou qual será o tamanho da tela portátil, mas pode ser comparada a uma tela de IPad Mini. Você consegue imaginar um bando de adultos sentados ao redor de uma tela deste tamanho tentando jogar? Mais uma vez, isso será útil no mundo real?

hows-the-battery-life

A bateria do console é outra preocupação, no trailer vimos o console ser usado em uma viagem de avião, mas o aparelho parece não ter muito espaço para carregar uma bateria de grande autonomia, quem costuma jogar em smartphones sabe que o uso da bateria é muito grande e em pouco tempo você fica sem poder jogar. Então outra pergunta que fica no ar, podemos carregar o portátil sem ter a base do console?

there-are-a-lot-of-removable-parts-which-means-more-stuff-to-lose

A Nintendo aparentemente desenvolveu o console para os jogadores mais “experientes”, no trailer vimos jogos tradicionais como Mario, Zelda e Splatoon, mas certamente o console será utilizado por crianças. E uma preocupação que os pais irão ter é o tanto de peças pequenas que o console possui. Existem dois pequenos controles dos lados e o controle base para ser usado em casa e a parte que parece um tablete, que é o próprio console. É um monte de peças destacáveis que podem ser perdidas facilmente.

O Nintendo Switch vem com um processador um Nvidia Tegra customizado. Se terá o mesmo poder de processamento de um PS4 ou Xbox One ainda não sabemos. Outra questão que não ficou bem esclarecida é a ventilação do console, especialmente quando usado nas mãos. A Nintendo tem a reputação de lançar consoles que ficam com o poder de processamento abaixo dos seus concorrentes, será interessante analisar os números de consoles vendidos após o lançamento.