[Review] Fallout Shelter

0
955

Screenshot_2016-05-17-13-36-13

A série Fallout, iniciada no PC com RPGs de moldes bem clássicos, posteriormente aumentou seu escopo e hoje é uma das referências em RPG de mundo aberto. Toda a ambientação pós-apocalipse nuclear, aliado a muito humor negro e ironia, dá um tom muito próprio à série. É interessante notar que todo o mundo de Fallout é uma espécie de anos 1940 com tecnologias futuristas-rústicas. Toda a cultura (música, vestimentas, propagandas) remete às décadas passadas, dando um contraste muito interessante entre o vintage e modernidade.

Em todos os jogos da série, o foco estava na ambientação e história. Agora, a Bethesda, atual produtora do jogo, resolveu mudar a dinâmica e focar na administração dos Vaults. E claro, a plataforma ideal para isso são os dispositivos móveis. Este é Fallout Shelter!

Screenshot_2016-05-26-08-24-11

O jogo tem muita cara de mobile, a começar pelas interfaces e mecânicas. O velho sistema de ganhar dinheirinhos e itens para colecionar está lá. Entretanto, é um jogo que passa longe da proposta “pagar para ganhar”, até porque não há competição. É claro que existe a possibilidade de comprar itens do jogo utilizando dinheiro real, mas aqui não se mostra necessário caso queira manter uma jogatina casual.

O objetivo é montar um Vault, abrigo nuclear subterrâneo. Para isso, você deverá construir salas e receber os forasteiros que ali queiram ficar. Os recursos a serem produzidos são: energia, água e comida. Será necessário construir salas especializadas na produção desses recursos, bem como fazer alojamentos para os moradores. Também é possível produzir equipamentos, itens e recrutar pessoas utilizando uma estação de rádio.

Screenshot_2016-05-26-08-25-05

Cada morador do Vault (os Dwellers) possui aparência e atributos próprios. Os atributos seguem o padrão S.P.E.C.I.A.L. da série: Strenght (Força), Perception (Percepção), Endurance (Resistência), Charisma (Carisma), Intelligence (Inteligência), Agility (Agilidade) e Luck (Sorte). Cada função do Vault demanda um atributo específico. Por exemplo, coloque seus dwellers mais fortes para trabalhar na geração de energia; quem tiver mais carisma, será um bom radialista para tentar recrutar novos dwellers para seu Vault; e assim por diante. Será possível treinar os atributos em salas especiais do Vault ou ainda equipar seus dwellers com roupas que aumentam determinados atributos.

E como vamos construir novas salas do Vault? Utilizando dinheiro, é claro! A moeda oficial do mundo de Fallout são as caps, tampinhas de garrafa do refrigerante mais famoso do mundo, a Nuka Cola. Para adquirir as preciosas tampinhas, realize pequenas tarefas ou suba o nível de seus dwellers, mais uma coisa bem comum de jogos mobile. Porém, a forma mais eficaz de conseguir caps é se aventurar fora do Vault.

Screenshot_2016-05-26-08-40-21

Sim, é possível mandar seus dwellers para explorar as terras devastadas e correr perigos para encontrar itens e caps. A jornada não é fácil, equipe seus dwellers com boas armas e roupas para elevar os atributos. Você escolhe quanto tempo seu dweller ficará explorando o mundo exterior, mas cuidado, fique atento ao relatório da jornada de cada um e veja se ele não está muito ferido. Deixar o dweller muito tempo no exterior é perigoso e há grandes chances de morrer. Caso morra, poderá revivê-lo gastando algumas caps.

Seu Vault precisará de mão de obra para crescer e se sustentar. Não é sempre que forasteiros chegarão para morar no seu Vault. Como resolver o problema? Fazendo filhos! É possível que os dwellers “façam amor” e gerem filhos, que irão crescer e poderão trabalhar em algum setor do Vault. Além de gerar mais um morador para o Valut, o casal ficará com a felicidade no máximo!

Screenshot_2016-05-26-08-27-09

Apesar de ter boa segurança, o Vault não é impenetrável. Por vezes ele será invadido por baratas gigantes, topeiras mutantes ou por saqueadores. Por isso, esteja preparado e arme seus dwellers. A mecânica de combate, apesar de extremamente simples, é uma das coisas mais fracas  e chatas. Definitivamente, não é o foco do jogo, apesar de existir um modo em que o combate é mais frequente.

Fallout Shelter é um bom passatempo casual para jogar alguns minutos entre uma tarefa e outra (o que não impede o jogador de perder um bom tempo interagindo com seu Vault). O visual carismático é o ponto mais divertido do jogo e irá cativar os fãs da série. Também é uma boa porta de entrada para conhecer Fallout e começar a entender aquele mundo futurista-vintage. Vai garantir uma boa diversão durante alguns dias. Disponível para iOS, Android e, em breve, para PC.