Review | Horizon Chase

hctop

Quem viveu os anos 1990 no Brasil e jogou videogame certamente conhece Top Gear. O querido jogo de corrida com uma das melhores trilhas sonoras já feitas ficou na memória de todos nós. A série caiu no ostracismo, mas jamais foi esquecida. Tanto é que o estúdio brasileiro Aquiris decidiu reviver as boas memórias dos jogos de corrida arcade dos anos 1980 e 1990, especialmente o supramencionado Top Gear. Eis que, em 2015, o mundo dos games é brindado com a pérola Horizon Chase.

hc01

O visual do jogo é bem estilizado, com gráficos poligonais simples. Foi um acerto do estúdio, que manteve o jogo leve e bonito. Os cenários são bem legais e remetem a cada país e cidade. Os belos efeitos climáticos trazem variedade aos cenários. A jogabilidade não poderia ser mais simples: acelerador, virar à esquerda e direita e o nitro. Apenas isso. Para frear, basta soltar o acelerador (faça isso nas curvas mais acentuadas). Horizon Chase é minimalista, porém funciona de uma forma perfeita.

Screenshot_2016-04-28-08-07-50

Para vencer as dezenas de pistas, você precisará de estratégia, escolhendo o carro e a melhoria ideal para cada circuito. Sim, temos uma boa variedade de carros, com atributos diferentes entre si, e antes da corrida é possível equipar uma melhoria para aumentar atributos específicos. Numa pista com muitas curvas, prefira aquele carro com melhor controle. Caso contrário, vá naquele que atinge altíssima velocidade. Mas cuidado, fique de olho no combustível. Haverá ícones vermelhos que encherão parte de seu tanque, permitindo continuar a corrida sem maiores preocupações. Não há pit stop, o que é bom para manter o ritmo frenético da corrida.

Screenshot_2016-04-28-08-03-32

As pistas estão divididas em países. Cada país tem pistas normais e uma especial. Ao completar a pista especial em terceiro lugar, você ganha uma melhoria para os carros. Se vencer em primeiro lugar, além do prêmio anterior, você ganha um novo carro. Se vencer todas as pistas de um país em primeiro lugar, um novo carro ficará disponível. É um bom incentivo para o jogador conseguir o troféu de ouro em todas as pistas.

Screenshot_2016-04-28-08-02-47

A cereja do bolo vem agora. Para compor a trilha sonora de Horizon Chase, o estúdio Aquiris contratou ninguém mais, ninguém menos que Barry Leitch, o compositor original de Top Gear. O músico também foi responsável por outros jogos clássicos de corrida (Lotus TC, Rush) e fez um trabalho espetacular em Horizon Chase. As músicas são empolgantes, belíssimas e dão um ânimo extra ao jogador para correr em cada pista. Foi uma sacada genial chamarem Barry Leitch para trilhar este jogo que é uma grande homenagem a Top Gear e tantos outros jogos de corrida clássicos. Ao finalizar o jogo, há uma opção de mudar a trilha sonora para… enfim, não vou estragar a surpresa. Confira com seus próprios ouvidos.

Screenshot_2016-04-28-08-11-57

Horizon Chase foi uma das grandes revelações do ano passado. O jogo tem um qualidade absurda, e podemos dizer com orgulho que foi produzido por brasileiros. O estúdio Aquiris está de parabéns, é diversão garantida para quem gosta o mínimo de jogos de corrida. No momento, está disponível para dispositivos móveis iOS e Android, e em breve estará nos consoles e PC. Baixe de graça no celular para testar as primeiras pistas.