Review | Pokémon Shuffle Mobile

pkmnstop

Pokémon Shuffle Mobile traz os monstrinhos de bolso para a jogabilidade puzzle estilo “combine 3”, só que vai muito além disso. É necessário estratégia e, principalmente, escolher o tipo certo de Pokémon em cada partida.

O objetivo é formar linhas de três ou mais Pokémon iguais, sejam horizontais ou verticais (inclusive as duas ao mesmo tempo). Ao fazer a combinação, as linhas desaparecem e uma quantidade de dano é aplicada ao Pokémon “inimigo” da vez. Neste ponto, aplicam-se as vulnerabilidades e resistências: água é bom contra fogo, gelo é forte contra dragão e assim por diante, causando o dobro de dano.

Screenshot_2016-04-02-19-10-03-1

As partidas geralmente são em turnos, sendo que o jogador possui um número limitado de jogadas para finalizar. Cada turno constitui uma jogada, na qual você deverá trocar a posição de dois Pokémon, formando obrigatoriamente uma linha de três ou mais iguais. Ao formar a linha, os iguais desaparecem, as fileiras de cima vão caindo preenchendo os espaços vazios e novos monstrinhos vão preenchendo as linhas superiores. Quanto maior a linha de iguais, maior será o dano. Nesta brincadeira, é possível fazer combos, em que espaços vazios serão preenchidos por Pokémons que farão novas linhas iguais, aumentando a quantidade de dano por turno. Isso é essencial para alcançar a vitória.

Nem sempre a tarefa é fácil. Muitas vezes a quantidade de turnos é muito baixa e o inimigo possui muita energia, exigindo que você faça combos eficientes para maximizar o dano em cada jogada. Alguns Pokémon inimigos jogarão obstáculos que dificultarão sua vida. Felizmente, seus Pokémon também possuem habilidades para dificultar a vida do inimigo. Escolha sabiamente os monstrinhos em cada partida, isso fará a diferença.

02

Após esgotar a energia do inimigo, você poderá capturá-lo. As chances aumentam se você terminar a partida com menos turnos. Se a primeira tentativa de captura falhar, utilize uma Great Ball e aumente suas chances.

As possibilidades aumentam com a megaevolução. Alguns Pokémon poderão evoluir durante a partida, basta formar linhas com ele até encher a barra da megaevolução. A partir daí, este Pokémon terá uma habilidade especial ao formar linhas.

Quando terminar a partida, os participantes ganharão experiência e, com isso, poderão subir de nível e aumentar a força de seus ataques. O nível máximo de cada um é 10, e eles não evoluem com isso. Lembrando que a megaevolução só ocorre em casos específicos, é necessário adquirir uma Mega Stone no próprio jogo. Vá deixando os Pokémon mais fracos de lado, aproveite a experiência das partidas para fortalecer aqueles que causam mais dano e que possuem habilidades interessantes.

Screenshot_2016-04-28-13-05-11-1

Existem três segmentos no jogo: Main (principal), Special e Expert. O jogo “normal” ocorre no Main. Você deve vencer a última fase para liberar a seguinte. À medida que você completa as fases, serão liberados desafios no Expert, onde teremos Pokémon mais fortes e difíceis, geralmente em partidas com tempo, e não em turnos. Neste caso, a partida é mais frenética, devendo o jogador fazer linhas ininterruptamente, sem esperar a animação  das linhas desaparecerem.

A parte Special é dinâmica, com desafios diários e variáveis. É um incentivo para jogar todos os dias e conferir alguns Pokémons raros e diferentes. O jogo também te dá 500 moedas todos os dias, basta abrir o jogo e estar conectado à internet. Aliás, o jogo só funciona online.

Screenshot_2016-04-27-18-11-06-1Falando em moedas, aqui surge uma das primeiras limitações do jogo. Por mais que não seja necessário gastar um centavo para jogar, às vezes o jogador se vê encurralado. A moeda interna do jogo é adquirida diariamente (bastando entrar no jogo) e ao vencer as partidas. Porém, os itens são caríssimos. Uma Great Ball, por exemplo, custa 3500 moedas, o que impossibilita o jogador de usá-la constantemente. Os itens que auxiliam nas partidas são mais caros ainda, e algumas vezes vencer sem utilizá-los é bem difícil. De vez em quando o jogo te presenteia com algum item, mas quem não comprá-los com dinheiro real não poderá utilizá-los com frequência.

A quantidade de partidas diárias também são limitadas. O jogador tem cinco corações, e cada partida gasta um. Após esgotá-los, deverá esperar algumas horas para ganhar outros. Ao vencer algumas partidas específicas, você também ganha corações. Por mais que exista essa limitação, é uma quantidade boa para jogar algumas partidas diariamente e manter a jogatina por longo prazo (é possível jogar, em média, de 15 a 20 partidas diariamente, quantidade bem satisfatória). Se estiver disposto, gaste dinheiro e compre corações, mas sinceramente não é necessário. Gastar dinheiro real para comprar moedas também não é necessário, basta ter um pouco de paciência e juntá-las no próprio jogo.

Pokémon Shuffle é muito bem-feito, com mecânicas interessantes e nível de desafio equilibrado. A limitação de corações e moedas poderá te prender numa fase por alguns dias, mas basta ter paciência. Se travar em alguma fase no Main, vá para o Special ou Expert e tente novos desafios. Ou jogue novamente contra adversários já vencidos para ganhar experiência e fortalecer seu time. A vida útil do jogo é longa para quem joga dentro das limitações. Lançado originalmente no Nintendo 3DS e 2DS, agora disponível gratuitamente para Android e iOS.