Review | Super Meat Boy

smbtop

Quem assistiu ao Indie Game: The Movie vai se lembrar da dupla que desenvolveu um tal de Super Meat Boy, jogo de plataforma com dificuldade elevada. O sucesso foi tremendo, tanto que, ao lado de Braid, este é um dos grandes responsáveis pela abertura de portas do mercado às produtoras independentes.

Lançado em 2010, Super Meat Boy é um jogo essencialmente simples, com mecânicas básicas e alto desafio. Não há dúvidas de que o ponto forte do jogo é o level design, milimetricamente calculado pra te ferrar. Apesar disso, não é uma dificuldade injusta, mas apenas exigente. Quem jogar no PC, uma dica preciosa: utilize um (bom) controle para ganhar precisão, o teclado poderá dificultar as coisas.

smb1

Vença os “pequenos” desafios para salvar sua amada Bandage Girl

O super garoto de carne corre muito rápido, dá pulos bem longos e consegue se impulsionar nas paredes para subir em locais mais altos. Enquanto anda, deixa um rastro de sangue e faz um barulhinho molhado (afinal, ele não tem pele). Durante as fases, você poderá coletar band-aids que habilitarão novos personagens, vários deles do cenário indie. Outra forma de adquirir novos personagens é encontrar fases secretas onde você jogará com o próprio personagem e, se vencer, poderá utilizá-lo nas fases comuns. A trilha sonora é absolutamente fantástica, composta por Danny Baranowsky.

O jogo é dividido em “mundos”, cada um com 20 fases e um chefe. O objetivo é sair do ponto A e chegar ao ponto B, onde se encontra sua amada Bandage Girl. Se o jogador terminar a fase rapidamente, terá a opção de jogar uma versão mais difícil da mesma fase, o que aumenta consideravelmente a vida útil do jogo. Você não ataca, apenas corre e pula. Então como enfrentar os chefes? Este é mais um ponto positivo do game design. Jogue e descubra como eles fizeram. O visual de cada mundo é bem diferente, algumas fases tem belíssimos visuais artísticos, apesar dos gráficos simples.

smb2

Tela antes de uma fase secreta: sempre uma arte pixelada com referências

Super Meat Boy é um jogo muito carismático, com várias referências à cultura pop e desafio alto para a média atual. Tenha paciência, insista no desafio, verifique o que você está fazendo de errado, às vezes você morre por um erro bobo. Ao terminar a fase, um replay será executado mostrando todas as suas tentativas de passar da fase… ao mesmo tempo! Se você morreu muito, verá um tsunami de Meat Boys, é animal. O jogo exige de você, e vencer aquela fase difícil é muito recompensador. Se quiser perceber a evolução dos desenvolvedores, procure pelo antecessor Meat Boy, facilmente encontrado pela internet. O visual, jogabilidade e música já estavam pré-definidos, mas o refinamento do level design em Super Meat Boy é notável. Disponível para XBox360, PlayStation 4, PS Vita, Wii U, Windows, Linux e Mac.