Lançamentos Literários – Semana 01

Após uma postagem inicial cujo objetivo era observar a reação dos leitores, damos início aos lançamentos literários apresentados semanalmente às terças-feiras, divididos em breves comentários dentro de uma seleção especial de lançamentos diversos. Agradecemos a recepção de todos e preparem seus bolsos: o Natal está chegando e, com isso, há muitas obras para todos os gostos.

Estreantes na literatura

Chegou ao país, em outubro, o romance A Menina Que Tinha Dons, o primeiro lançado no país do roteirista Mike Carey, que trabalhou em Lúcifer, HellblazerO Inescrito, dentre outras obras em quadrinhos. Lançado pelo novo selo Fábrica 231 da Editora Rocco, a trama narra a história de Melanie, uma menina superdotada que faz parte de um grupo de crianças portadoras de um vírus que se espalhou pela Terra, e elas são a única esperança de reverter os efeitos dessa terrível praga sobre a humanidade. Uma comovente história sobre amor, perda e companheirismo, encenada num futuro distópico. Esta é a primeira obra do autor no país.

Outro autor que estreia na literatura é David Cronenberg com seu romance Consumidos, lançado pela Alfaguara/Objetiva. Críticas apontam a obra como uma autêntica narrativa do diretor, próxima de suas produções cinematográficas. A trama narra a história paralela de um casal de jornalistas, Naomi e Nathan. Na busca constante por reportagens sensacionalistas, acabarão envolvidos em uma conspiração global envolvendo sexo e morte.

demolidor - frank miller e klaus janson

Lançada nos primórdios da Panini Comics, em quatro edições que hoje são exageradamente caras em leilões virtuais abusivos, a fase de Frank Miller e Klaus Jason à frente do Demolidor será relançada neste mês em edição de luxo. Inicialmente anunciada em junho, a edição tem como base o Omnibus americano lançado em novembro do ano passado. Pela quantidade de histórias apresentadas, serão dois volumes lançados, totalizando a obra completa de Miller/Klaus. O preço oficial é R$ 92,00, porém sempre há descontos em lojas virtuais.

Quem já comprou ou pode ver pessoalmente um Omnibus sabe que são edições um tanto pesadas, que podem tornar a leitura desconfortável, uma desvantagem em relação à obra dividida em volumes. Por outro lado, o preço lá fora, dependendo da edição, pode ser mais favorável, principalmente para leitores que não têm problemas com o inglês. Além disso, o acabamento é diferente da edição brasileira e, além da capa dura, acompanha uma sobrecapa. Porém, nem tudo é positivo na versão gringa: as revistas #27 e #28 de O Espetacular Homem Aranha, as quais abrem a edição brasileira, não estão presentes na original.

Tijolinho

graça infinita - david foster wallace

Considerada grande obra, tanto em importância quanto em tamanho físico, Graça Infinita, de David Foster Wallace, chega às livrarias nesta semana e é uma das apostas da Companhia das Letras para o Natal, o feriado comemorativo no qual, como sabemos, mais se vendem produtos comerciais. Traduzido por Caetano W. Galindo, que versou Ulysses de James Joyce, o romance é considerado uma referência contemporânea da literatura americana, e Foster Wallace tem sido apontado como um dos melhores de sua geração. Ainda que, dizem, sua obra seja mais falada do que lida de fato.

Quanto ao tradutor, Galindo recebeu prêmios e elogios por sua tradução de Ulysses, e, provavelmente, Graça Infinita seguirá o mesmo caminho. Há outra obra de Foster Wallace sendo traduzida por ele, o inacabado The Pale King. A edição da Companhia vem com um bonito design, com o título da obra e o nome do autor na lateral das páginas, como vistos em imagem de divulgação.

Essa Black Friday ma-ra-vi-lho-sa

Uma das promoções mais famosas dos Estados Unidos, a Black Friday ganhou novamente uma versão brasileira na última sexta-feira. Conhecido no país como “tudo pela metade do dobro”, o dia de ofertas tem uma diferença brutal entre as empresas que realizam a promoção no Brasil e as que a fazem lá fora. Se aqui sites tinham problemas de acesso no início da promoção, no exterior ela é de fato absurda e, normalmente, possui prazos de validade. Após a hora definida no desconto, o preço volta ao normal. Já no Brasil, após a correria das compras, a maioria dos grandes sites estendeu suas promoções para o final de semana.

Tratando-se de livros, filmes e discos, pouco se destacou. Muitos livros conhecidos do público pelas promoções semanais, e nenhum destaque imperdível. A FNAC fez uma boa seleção de quadrinhos, com o recém lançado Batman & Robin, de Grant Morrison, pela metade do preço, por exemplo, e na quinta-feira a Submarino pelo segundo ano consecutivo lançou uma promoção de filmes a R$ 5,90 cada. E assim se seguiu mais uma Black Friday brasileira. Com poucos descontos e com parte dos consumidores sabendo que em semanas anteriores o mesmo produto comprado agora custava um pouco mais barato.

Os 30 anos de Neuromancer

neuromancer30

A Editora Aleph vem representando com muita qualidade a literatura de ficção científica com o lançamento e relançamento de grandes autores. Neuromancer, a obra de William Gibson que, entre tantos louros, foi base para a trilogia Matrix, ganha uma edição comemorativa de 30 anos. A edição vem com sobrecapa e contém um prefácio do autor escrito especialmente para o público brasileiro, além de três contos inéditos no Brasil, todos ambientados no universo Sprawl: Johnny Mnemônico, Hotel New Rose e Queimando Cromo. Recentemente, a editora lançou também uma caixa com os três romances da Trilogia do Sprawl.

que_seja_em_segredo_9788525427663_mPerversão sacra

A L&PM Editores lança uma compilação de poesias escritas nos séculos XVII e XVIII. Organizado por Ana Miranda (Desmundo, Boca do Inferno), o livro Que Seja em Segredo reúne diversos autores cuja temática comum são os relatos eróticos de uma época em que muitas mulheres estiveram enclausuradas em conventos por rebeldia, sensualidade, intelectualidade e outras formas de repressão surgidas em decorrência da Inquisição. A bonita capa da edição demonstra ao leitor a percepção dupla entre profano e sagrado.

Lançamentos e indicações de novembro

Emperor Of Thorns – Trilogia dos Espinhos, Mark Lawrence (Darkside Books). O final da Trilogia dos Espinhos e da jornada de Jorg Ancrath.

Graça Infinita, David Foster Wallace (Companhia das Letras).

Jimi Hendrix Por Ele Mesmo, Jimi Hendrix (Zahar). A reunião de entrevistas, escritos, letras, poemas e diários foi a base da narrativa desta obra em que o grande guitarrista Jimi Hendrix fala sobre sua biografia.

Neuromancer – Edição Especial 30 Anos, William Gibson (Editora Aleph).

A Teoria De Tudo  – Extraordinária História De Jane E Stephen Hawking, Jane Hawking. A história de amor entre Jane e Stephen Hawking que inspirou o filme homônimo.

Que Seja Em Segredo, Ana Miranda (L&PM Editores).

As Piores Decisões Da História E as Pessoas Que as Tomaram, Stephen Weir (GMT). Entre tantos livros que listam grandes feitos, a obra reúne as decisões mais equivocadas da história, desde o Jardim do Éden, com a mordida da maçã, a outras crenças, como a de que o navio Titanic era impossível de ser afundado.

X-men – Deus Ama, O Homem Mata, Chris Claremont (Panini Comics). A editora relança uma das grandes histórias da fase Claremont em edição de luxo. A trama foi base para o filme X Men 2.