Lançamentos Literários – Semana 02

Adaptações literárias

Homens mulheres e filhos

A Record é, talvez, a maior editora que dedica lançamentos a obras adaptadas para o cinema. Neste mês, dois lançamentos também estão nas telas. Homens, Mulheres & Filhos, escrito por Chad Kultgen, é a nova produção de Jason Reitman, com uma trama sobre a sexualidade de adultos e adolescentes na internet.

Liam Neeson estrela Caçada Mortal, baseado no personagem policial do escritor americano Lawrence Block, autor lançado no país tanto pela Record quanto pela Companhia das Letras. Esta é a segunda vez que o detetive Mathew Scrudder está nas telas: a primeira foi em 1989, com Jeff Bridges.

Guazzelli em dobro

O ilustrador Eloar Guazzelli, sempre presente em diversas edições recentes (principalmente da Cosac & Naify), adapta duas obras literárias a serem lançadas neste mês. Pela WMF Martin Fontes, Kaputt, misto de reportagem e ficção, é uma obra escrita secretamente quando Curzio Malaparte cobria a Segunda Guerra Mundial como enviado do jornal Corriere della Sera e se tornou um best-seller ao ser publicada. Relatando jantares e conversas ao lado do inimigo, Malaparte apresenta um retrato devastador da humanidade. A obra foi elogiada recentemente pelo grande homem dos quadrinhos do Brasil, Sidney Gusman.

Para a Biblioteca Azul, e com lançamento exclusivo da Livraria Cultura, Guazzelli transpôs ao mundo dos quadrinhos Grande Sertão: Veredas, a obra máxima de Guimarães Rosa que, em uma edição especial e limitada, foi desenhada por Rodrigo Rosa.

Hatoum também em quadrinhos

dois irmãos - gabriel ba fabio moon

Obra anunciada há tempos pela Companhia das Letras, a adaptação de Fábio Moon e Gabriel Bá para o segundo livro de Milton Hatoum, Dois Irmãos, teve capa divulgada na última semana. A trama que também está nos planos da Rede Globo, com uma série estrelada por Wagner Moura, apresenta dois irmãos gêmeos e as relações de identidade e diferença numa família em crise. Um belo romance do autor que também deve conquistar uma boa adaptação quadrinesca.

Zweig relançado

A obra de Stefan Zweig tem sido relançada pela Editora Zahar. Com bonitas novas capas de design próprio para a coleção, diversos títulos estão disponíveis. O mais novo deles é Autobiografia: o mundo de ontem. Na obra, o autor analisa a época em que viveu fazendo um relato de sua geração. Transitando entre romance, poesia e jornalismo, a obra múltipla do escritor é considerada uma das mais vendidas até sua morte, por suicídio, em 1942.

Mais Harry Potter

J. K. Rowling, autora da bem-sucedida saga Harry Potter, informou em sua página oficial que mais um texto inédito sobre o universo do bruxo estará disponível até o Natal. Recentemente, a autora já havia publicado um pequeno conto sobre uma das professoras presentes na história, Dolores Umbridge. Desta vez, a personagem principal será Draco Malfoy. Provavelmente, em um futuro muito próximo, esses contos deverão ganhar uma edição física.

Lançamentos e indicações de novembro

Autobiografia: O Mundo De Ontem, Stefan Zweig (Zahar).

O Bicho da Seda, Robert Galbraith (Rocco). O segundo livro que J. K. Rowling escreve utilizando este pseudônimo. Mais uma narrativa policial do bom personagem Cormoran Strike.

Caçada Mortal, Lawrence Block (Record).

O Estrangeiro, Jacques Ferrandez – baseado na obra de Albert Camus (Quadrinhos na Cia). Adaptação em quadrinhos de uma das obras do famoso autor .

Um Lugar Chamado Liberdade, Ken Follett (Arqueiro). Um épico relançado pela Arqueiro, que publicou sua mais recente trilogia.

Luis Carlos Prestes – Um Revolucionário Entre Dois Mundos, Daniel Aarão Reis Filho (Companhia das Letras). A trajetória biográfica deste revolucionário.

Homens, Mulheres & Filhos, Chad Kultgen (Record).

Judas, Amós Oz (Companhia das Letras). Em seu novo romance, Oz faz um elogio a traição neste tratado sobre a figura de Jesus sob a ótica dos judeus.

Grande Sertão: Veredas – Graphic Novel, João Guimarães Rosa, Rodrigo Rosa, Eloar Guazzelli Filho (Biblioteca Azul).

Kaputt, Eloar Guazzelli Filho e Curzio  Malaparte, (WMF Martins Fontes).