Lançamentos Literários – Semana 04

Sim. Após uma pausa de quase sete meses decidimos retornar com a coluna de lançamentos literários. O motivo da demora? Apenas a falta de tempo necessário para reunir o material semanalmente. O motivo da volta? Porque ainda acreditamos que podemos sugerir bons lançamentos a vocês. Se tudo der certo, semanalmente, selecionaremos novidades em breves comentários.  Além das recomendações com a lista de lançamentos, acrescentamos, ao final, uma indicação de leitura do editor, não necessariamente um novo livro, mas uma boa leitura. Sem mais delongas, vamos.

Darkside e suspense nas águas

tubarão darkside

Sabemos que a Darkside Books é uma das editoras mais cools do mercado brasileiro, voltada a um nicho específico de produtos com projetos gráficos de qualidade. Além de trazer bons livros de terror/suspense lançados recentemente no mercado externo, a editora também está focada em clássicos literários como Tubarão de Peter Benchley, obra que baseou o filme homônimo de Steven Spielberg. Como é costume, duas edições foram lançadas no mercado, uma em capa dura e outra, clássica, com o formato tradicional.

Ainda sobre a editora, mais dois lançamentos merecem atenção: A Noiva Fantasma e Onde Cantam Os Pássaros, principalmente porque o tradutor, Leandro Durazzo, colaborou em nosso site através de um manifesto sobre literatura fantástica.

Reeimpressões e lançamentos da Panini Comics

A Panini Comics vem relançando obras esgotadas no mercado simultaneamente com a distribuição de novos lançamentos. Após a reimpressão de Batman – Cavaleiro das Trevas, foi a vez de Justiça de Alex Ross retornar como edição de luxo, após seu lançamento em 2013. Ainda no eixo DC Comics, a editora deu prosseguimento à segunda parte da edição de luxo de Corporação Batman, do escocês maluco Grant Morrison, e também lançou um compilado da Crise Infinita (de Geoffs Johns). E aproveitando os eventos futuros no país com a participação de roteiristas e desenhistas da casa, publicou as primeiras histórias de Flash e Aquaman nos Novos 52.

Na Marvel, o quinto volume do Capitão América de Ed Brubaker, A Flecha do Tempo, foi lançado. Infelizmente, ainda continuam esgotados os volumes 2 e 3 dessa coleção (com preços altíssimos na venda informal).

Um charuto é só um charuto

Dando sequência ao lançamento da obra do pai da psicanálise, a Companhia das Letras lança neste mês mais uma volume reunindo estudos de Sigmund Freud. O oitavo volume se destaca pelo estudo de caso conhecido como “Pequeno Hans”, um garoto de cinco anos que repentinamente passa a ter fobia de cavalos. Aos leitores que não lembram, a tradução de Paulo César de Souza vem direto do alemão.

 

Grande Nomes do Pensamento

folha

A Folha de São Paulo sempre mantém alguma coleção literária em seus diversos lançamentos anuais. Sempre relembrados, novamente, grandes pensadores da filosofia e afins chegam em uma coleção de vinte e oito volumes. Há obras interessantes de Aristóteles, Platão, Santo Agostinho, Marx entre outros que modificaram o pensamento mundial. Apesar de alguns autores já figurarem na coleção Livros Que Mudaram o Mundo, as obras são diferentes, evitando-se, assim, a repetição caso o colecionador da anterior queira adquirir esta também. Maiores informações, visitem o site promocional da coleção.

 

Pensadores contemporâneos

beauvoir satre

Ainda na toada de grandes pensadores, o casal Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir ganham lançamentos inéditos no país pela Nova Fronteira e Record respectivamente. Fruto de uma conferência na Itália, O Que é a Subjetividade de Sartre discute filosoficamente a importância do conhecimento da subjetividade. Enquanto Mal-entendido em Moscou espelha a vida de Beauvoir ao lado de Sartre em uma obra sobre equívocos relacionados a questões individuais e coletivas – a não comunicação, a ideia de envelhecer, o amor de longa data, o papel e a identidade da mulher, as expectativas políticas.

Dois grandes nomes do pensamento contemporâneo.

 

Lançamentos e indicações de junho

A Noiva Fantasma, Yangsze Choo (Darkside Books).

Aquaman – As Profundezas, Ivan Reis e Geoff Johns (Panini Comics).

Capitão América – A Flecha do Tempo, Ed Brubaker (Panini Comics).

Corporação Batman – Vol. 2, Grant Morrison (Panini Comics).

Flash – Seguindo em Frente, Francis Manapul e Brian Buccellato (Panini Comics). O primeiro arco de histórias do herói após o reboot de 2011.

Herege, Ayaan Hirsi Ali (Companhia das Letras). A autora de Infiel em um apelo por uma reforma do islamismo como único modo de acabar com o terrorismo, as guerras sectárias e a repressão contra mulheres e outras minorias.

Justiça, Alex Ross (Panini Comics).

Mal-entendido em Moscou, Simone de Beauvoir (Record).

O Sono Eterno, Raymond Chandler (Alfaguara). Um dos autores conhecidos do noir americano, relançado por nova editora.

O Que é a Subjetividade?, Jean-Paul Sartre (Nova Fronteira).

O Planeta dos Macacos, Pierre Boulle (Aleph). Reedição do clássico dos símios dominando o planeta.

Onde Cantam Os Pássaros, Evie Wyld (Darkside Books).

Pablo Escobar: Meu Pai – As Histórias Que Não Deveríamos Saber, Juan Pablo Escobar (Planeta). O filho do maior traficante da América Latina sob a visão de seu filho.

Sigmund Freud – Obras Completas – Vol. 8, Sigmund Freud (Companhia das Letras).

Terra Sonânbula, Mia Couto (Companhia das Letras). Versão de bolso de uma das grandes obras do escritor moçambicano.

Tubarão, Peter Benchley (Darkside Books).

Uma Longa Jornada, Nicolas Sparks (Arqueiro). Mais uma obra do autor mesclando tragédia e amor em proporções doces.


Recomendação do Editor


assassinato - tchekov
 O Assassinato e outras histórias, Anton Tchekov (Cosac & Naify): exímio  contista e crítico de sua época, esta obra reúne seis longos contos da fase  madura do autor. A força de sua narrativa despe as personagens de sua falsa  moral, trazendo à tona uma verdade cruel por trás dos bom costumes.