Resenha | Ágeis e Inovadoras – Adam Bryant

A literatura dedicada a área de administração, além dos livros técnicos específicos, transformou-se também em um material com alto índice de vendas em livros formatos para um público amplo que deseja conhecer melhor as estruturas da carreira, tanto pelo interesse no assunto ou quando estão inseridos em algum trabalho administrativo. Não faltam manuais contendo discas, formulas, ordens e afins garantindo quase um sucesso absoluto em vendas, rentabilidade e qualquer outro chamariz para o público. Muitas edições voltadas mais para a venda, do que um processo informativo sobre o tema.

Lançado pela Editora WMF Martins Fontes em 2015, Ágeis e Inovadoras – CEOs Ensinam Como Criar Empresas de Sucesso segue a vertente de apresentar um livro sobre o tema para o público em geral. Escrito pelo jornalista Adam Bryant, colunista do New York Times sobre a área, a edição reúne trechos de uma vasta lista de entrevistados pelo autor que foram ou eram CEOs ou alto dirigentes de conhecidas empresas mundiais. Dividido em duas partes, contendo pequenos capítulos referencias, o livro foca em temas que abrangem o universo da administração e desafios que os empreendedores encontraram em qualquer negócio.

Procurando fugir do aspecto messiânico de manuais com dicas, o autor recorreu a uma lista de profissionais que executam tais ações em seu cotidiano, citando-os diretamente como figuras de autoridade que realizam observações e apontam resoluções vividas in loco nos locais de trabalho. Para facilitar a leitura de um público-leigo, Bryant recorre a pequenas formulações básicas em cada capítulo. Nada que se compare a outros livros do gênero que abusam de quadros coloridos e palavras de impacto como um mantra vazio. Mas sim transmitindo conhecimentos básicos que, sem dúvida, aquele que lida com administração também reconhece em seu dia a dia.

Trata-se de um livro direcionado a um público específico com uma leitura simples que pode sanar as dúvidas básicas daquele que se inicia na área. Como um crítico que não possuí nenhum conhecimento sobre o tema, Ágeis e Inovadores foi bastante informativo sem decair para as formulações pobres de outros livros da área que prometem riqueza, ganhos ou qualquer coisa que o valha.

Compre: Ágeis e Inovadoras –Adam Bryant.

 –

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.