Literatura

[Resenha] Fatos Aleatórios de Alguém Aleatório para Você, Aleatório - Wilton Vital

Compartilhar

Fatos Aleatórios - Wilton Vital

Neste ano, em Araraquara, interior de São Paulo, a Editora 42 foi fundada com a proposta de lançar livros sob demanda com uma apurada qualidade editorial e impressa. Para o início desta jornada literária, Fatos Aleatórios de Alguém Aleatório para Você, Aleatório, de Wilton Vital, é o marco de estreia.

Ator, escritor e apresentador de um programa de entrevistas online, Vital apresenta seu primeiro livro com apuro cômico. Não se trata de uma biografia convencional, nem há uma trama necessária além de um personagem-autor que nos apresenta relatos, histórias e causos vivenciados, que servem de base para contar um pouco de si e da cidade onde vive.

A obra é uma espécie de livro sobre o vazio. Um nada existencial focado no humor e naquelas situações que parecem inacreditáveis. Um espaço criado para lembrar histórias da infância e da adolescência, entre outras pequenas – e absurdas – aventuras aleatórias. Como confidente, Wilton compartilha com o leitor sua experiência de vida, definindo quem é – ou quem finge ser – a quem lê, de acordo com a narrativa. É uma espécie de monólogo de humor, cujo destaque está no absurdo das situações contadas,  utilizando-se de uma prosa que se aproxima da oralidade, integrando o autor ao seu leitor como em uma conversa de amigos.

O extenso título da publicação é uma homenagem aos próprios leitores. Afinal, como objeto de arte, Fatos Aleatórios está ao alcance de qualquer um que queira lê-lo, uma massa invisível aleatória de possíveis leitores. O viés bem-humorado proposto pela narrativa mostra a dimensão e o alcance de um livro perante o público. O livro como uma obra também a ser desvendada.

Composto por diversos causos curtos, a prosa íntima do escritor transforma sua leitura em um consumo rápido. Relatos que podem ser lidos tanto em sequência quanto ao acaso aleatório, como frases e textos diários vistos em calendários e afins, tudo ao gosto do freguês.

Compre aqui: Fatos Aleatórios... - Wilton Vital

Thiago Augusto Corrêa

Apreciador de cinema, literatura, quadrinhos e música. Formado em Letras, escritor e metido a sabichão.
Veja mais posts do Thiago
Compartilhar