Literatura

[Resenha] Marcada Para Morrer - Kim Harrison

Compartilhar

marcada para morrer - Kim Harrison

Inaugurando a série Hollows no Brasil, a editora Alaúde nos oferece Marcada para Morrer de Kim Harrison, pseudônimo de Dawn Cook. O livro lançado com o selo Pavana (391 páginas, tradução de Frank de Oliveira) nos apresenta a bruxa Rachel Morgan que, além de suas aventuras sobrenaturais, divide conosco angústias típicas de uma jovem em início de carreira e buscando realização profissional.

Funcionária pública, Rachel trabalhava na S.I., órgão análogo ao F.B.I, responsável por manter na linha os Impercebidos. Vampiros, Lóbis, Fadas, Pixies, Bruxas e demais seres mágicos ainda são chamados Impercebidos mesmo depois de se revelarem para a humanidade. A revelação aconteceu após suposto acidente quando um vírus dizimou parte da população humana da Terra. Imunes à doença, com o tempo Os Impercebidos  se igualaram à humanidade em termos numéricos.

Em uma sociedade que busca se adaptar à nova realidade após vencer uma ameaça de tais proporções, os Impercebidos são olhados com desconfiança. A humanidade se sente insegura diante da nova classe de cidadãos, mesmo compreendendo o interesse em manter sua população saudável. Isso se expressa também de forma geográfica na cidade de Cincinnati, em que tensões constantes acabam criando Hollows (o nome que batiza também a série de livros), uma espécie de gueto onde a população é formada por maioria Impercebida, e, assim, uma pulsante sociedade paralela se desenvolve.

Se destacando entre outras obras de fantasia urbana, Marcada para Morrer vai além dos clichês da literatura de gênero, embora saiba utilizar estes maneirismos à vontade. Se pode decepcionar com tipos previsíveis, a obra salva-se pelo fascínio exercido pelo pano de fundo dessas sociedades paralelas que tentam coexistir.  Sem grandes pretensões, o livro cumpre sua proposta e oferece uma leitura divertida. Pode não estar na lista de livros da sua vida, mas você terá dificuldade de largá-lo até chegar à última página.

Lançado originalmente em 2004, a saga Hollows possui, atualmente, treze títulos no exterior, sendo o último lançado em setembro deste ano. Uma prova do sucesso da autora é que ele, possivelmente, será lançado também no país.

 Compre aqui: Livro | Livro Digital

-

Mariana Guarilha é devota de George R. R. Martin, assiste a séries e filmes de maneira ininterrupta e vive entre o subconsciente e o real.

Vortex Cultural

Um autômato a serviço do site... ou não.
Veja mais posts do Vortex
Compartilhar