[Resenha] Percy Jackson e os Deuses Gregos – Rick Riordan

Livro-Percy-Jackson-e-os-Deuses-Gregos-Edicao-de-Luxo-Rick-Riordan

Para todos que acompanharam o adolescente Percy Jackson enquanto ele se descobria um semideus, enfrentava monstros e entrava em contato com todo tipo de divindades e seres mitológicos, chegou a hora de conhecer com detalhes as histórias dos doze principais deuses gregos, contadas por ninguém menos que o próprio Percy.

O título dá a entender que esta é mais uma história da enorme coleção de aventuras de Percy Jackson. Mas basta iniciar a leitura para perceber que não é bem isso. O livro é uma enciclopédia sobre a mitologia dos deuses gregos. Ou melhor, é a versão de Percy Jackson dessa mitologia. Assim, tem-se a história dos deuses contada através do olhar desse semideus adolescente.

Narrado em primeira pessoa, conta fatos e relacionamentos de cada um dos deuses de forma bastante despojada, cheia de humor e ironia. E é essa toda a graça do livro. Lógico que conhecer a mitologia não deixa de ser interessante. Mas o modo como Percy conta os causos, e seus comentários sarcásticos entremeados às histórias, deixam a leitura muito mais envolvente.

“(…) o Oráculo de Delfos tinha dito a ele para seguir uma determinada vaca, e quando essa vaca caísse de exaustão, eles saberiam que ali era o melhor lugar para construir a sua cidade.
Sei lá. Vocês seguiriam um sujeito que está seguindo uma vaca?”

Retirando a aura tradicional e prestigiosa dos deuses, Percy deixa-os mais próximos e palpáveis ao leitor. Não é de se estranhar, afinal, o narrador está falando de sua própria família. A edição é bem caprichada, em capa dura e recheada de ilustrações. Coisa de colecionador. Item obrigatório para os fãs da série.

Compre: Percy Jackson e os Deuses Gregos.