Resenha | Star Wars: A Trilogia – Special Edition

Inicio essa minha primeira resenha de livro dizendo que essa edição confeccionada pela Darkside Books tem uma capa belíssima. Me atrevo a dizer que é tão bonita quanto o primeiro box de DVDs da trilogia lançado aqui no Brasil, cuja arte também era toda em prata e preto. É algo de encher os olhos.

Não compre esse livro achando que vai ler algo diferente do que viu nas telas. A narrativa descreve exatamente o que se passa nos filmes, sem nenhuma alteração ou acréscimo de novos eventos, mas notamos um aprofundamento e um melhor desenvolvimento psicológico dos personagens, o que é bem interessante. Um deleite para quem já assistiu a trilogia conhecer um pouco mais sobre a psique de seus heróis (e vilões). Para quem não é tão familiarizado com a saga, o resultado é positivo, pois por ser uma narrativa um tanto detalhada, a leitura facilita a imersão.

As novelizações foram feitas por três autores diferentes: Alan Dean Foster ficou responsável por Uma Nova Esperança, Donald F. Glut por O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi ficou nas mãos de James Kahn. Como disse no parágrafo anterior, os autores investem no desenvolvimento psicológico dos personagens. Foster é o que mais escapa do roteiro original, pois explora a relação de amizade de Luke e Biggs, chega a alterar um pouco da personalidade de Obi-Wan o tornando um pouco mais violento, além de descrever Palpatine muito mais como um político, dando a entender que ele não é um Sith e deixa evidente uma atração sexual de Luke por Leia. Glut investe nos sentimentos e emoções de Luke durante o treinamento Jedi e sua narrativa é mais ágil, fazendo com que seu romance seja o menor dos livros. Já James Kahn não consegue escapar do tom mais infantil do último filme da trilogia clássica. O autor chega ao ponto de traduzir os bips de R2-D2 e os grunhidos de Chewbacca, o que provoca certa estranheza.

Um ponto bem interessante é a tradução das emoções e sentimentos de Darth Vader. Ao vermos somente sua máscara durante praticamente todos os três filmes, apenas supomos e imaginamos o que se passa em sua mente naquele momento. Nas novelizações, tudo que se passa por baixo da máscara é descrito, ajudando a compreender melhor o personagem.

Ainda que não sejam sensacionais, as adaptações são muito boas e de fácil leitura, tornando a obra indispensável para quem deseja um panorama um pouco diferente do que é visto nos filmes. Já pra quem não é familiarizado com a saga nos cinemas, Star Wars: A Trilogia – Special Edition é uma excelente porta de entrada para todo o universo criado por George Lucas.

Compre: Star Wars: A Trilogia – Special Edition.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.