Resenha | Uma Breve História do Mundo – Geoffrey Blainey

Uma Breve História do Mundo, do historiador australiano Geoffrey Blainey e publicado no Brasil pela editora Fundamento, é o perfeito livro de História para quem não tem costume de ler sobre o passado. Com linguagem muito acessível, mapas para situar o leitor e preocupação constante por exibir os pontos mais importantes da permanência histórica do Homem no planeta, a obra do professor australiano é perfeita para introduzir e seduzir o leitor no ensino da História. E como bem advertiu o filósofo Edmund Burke sobre a importância dessa disciplina: “Aqueles que não conhecem a História estão fadados a repeti-la”.

O rastro Humano deixa marca nos continentes. Ao se aproximarem dos primeiros homens do planeta, os historiadores, através do estudo de seus costumes e acontecimentos, visam construir uma escada de conhecimento que guiará a tomada de decisões para as próximas gerações do planeta. Aprendemos com o passado, sempre. Contudo, o desafio não é apenas contar e refletir sobre o passado, mas, pensar em como transmitir a mensagem sem ser muito singelo nem muito catedrático.

Blainey é bem recebido na comunidade científica como um daqueles grandes humanistas que pensam na disseminação do conhecimento ao público mundial. Como o astrônomo Carl Sagan, o físico Stephen Hawking, e o também astrônomo e celebridade científica do momento, Neil deGrasse Tyson, só para citar alguns, Blainey se preocupa com a mensagem. Uma Breve História do Mundo dá importância à forma de exposição do conteúdo e transita uma linha perfeita de inteligibilidade; não é simples, não é infantil, mas não é extenso ou super específico em contar a História do Mundo.

Livro para quem ama História ou quer ler e entender bem sobre o passado do mundo sem depender de um vocabulário técnico avançado. Na medida para quando você deseja ler não-ficção como entretenimento e ainda aprender sobre os gregos, egípcios, Gengis Khan, a domesticação do cavalo e as grandes guerras do mundo. Os capítulos são sintéticos, mas muito bem aproveitados. Temos uma noção de totalidade histórica que destrincha os acontecimentos com análise precisa. Um excelente trabalho de disseminação histórica.

Compre: Uma Breve História do Mundo – Geoffrey Blainey.

Facebook – Página e Grupo | Twitter Instagram.