[Resenha] Sou Fã! E Agora? – Frini Georgakopoulos

O Young Adult é um mercado em ascensão tanto no Brasil quanto mundialmente. A maioria das editoras possui um autor para o gênero, escrevendo diretamente para jovens leitores em narrativas cujos personagens possuem a mesma faixa etária do publico-alvo. Um movimento que tem gerado alta identificação entre os jovens e promovendo uma nova faixa rentável de vendas.

Como todo estilo, ou gênero, algumas fórmulas narrativas se acondicionam as obras. Alguns autores trabalham-nas com melhor qualidade, outros deixam transparecer seus defeitos pela falta de cuidado em construir as engrenagens da história. Independente de autores bons ou medianos, os Young Adults promovem discussão através de seus temas mas nem sempre são capazes de estudar a própria obra como um objeto literário. Dentro deste cenário literário, em que há diversos recursos para produzir uma boa obra, Sou Fã! E Agora?, de Frini Georgakopoulos, é um interessante manual literário composto para os leitores jovens.

Lançada pela Editora Seguinte, a bonita edição feita em duas cores possui uma linguagem dedicada ao público. Falando diretamente com o leitor, mantendo uma estética mista de informação com o estilo faça você mesmo com espaços para o leitor preencher o livro com suas preferências, o exemplar dialoga sobre diversas franquias literárias e menciona as características de personagens, os estilos de composição de uma obra, trazendo aos fãs um material informativo sobre a própria literatura.

Dividido em quatro partes, a autora apresenta preceitos básicos da literatura e consegue explicar com qualidade alguns sistemas técnicos da teoria literária de maneira funcional. O que são heróis, vilões, narrativas submersas no tema central, construção de personagens. Ou seja, um manual que explora o que acontece por de trás dos grandes sucessos literários, informativo o suficiente para compartilhar um pouco de teoria a um novo público.

Voltado com maior enfase para o público leitor de Young Adult, Sou Fã! E Agora? Pode ser uma obra comum a maioria dos leitores tradicionais ou adultos. Dentro de seu público, trata-se de uma obra interessante que traz maior amadurecimento técnico ao leitor, fornecendo-lhe um espaço possível para que, um dia, ele também se sinta confortável para caminhar para uma literatura mais densa, não que este fator seja preponderante. Afinal, todas as narrativas são válidas.

Compre: Sou Fã! E Agora? – Frini Georgakopoulos

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.