Resenha | Batman 66 – O Episódio Perdido

Batman 66 - O Episódio Perdido - Capa

Algumas versões, interpretações ou fases de personagem se tornam tão marcantes que viram objeto de culto pelo público. Em 1966, Batman já havia estrelado em séries anteriores, porém a série produzida pela ABC conquistou grande audiência em suas três temporadas, em 120 episódios reverenciados. A vertente narrativa – diferente daquela conhecida hoje, focada em um herói mais inocente, sem uma personalidade taciturna – traduziu-se de formas diferentes ao abordar o Homem-Morcego. Mesmo hoje, tendo momentos quase cômicos, permaneceu no imaginário pelas boas aventuras de um período que não havia um conceito hiper-realista como representação.

Diante deste sucesso, a DC Comics desenvolveu uma nova revista destacando essa fase do herói, uma homenagem explícita explorando a narrativa da série, como os conhecidos cortes de cena e as cenas de luta cujas onomatopeias apareceriam na tela. Batman 66’ teve 30 edições e um especial lançado em 2015.

Contendo diversas histórias curtas, a revista conseguiu se manter por um bom período no mercado, ainda que, devido à ausência de uma cronologia, o projeto tivesse sobrevivido em um fôlego breve e se destacasse pela natural nostalgia dos leitores. Dentro destas histórias, Batman 66’ – O Episódio Perdido apresenta uma interessante intersecção entre a série original e os quadrinhos.

Lançado no país pela Panini Comics como edição capa dura, mesmo formato da série Batman 66’ regular, este especial adapta um roteiro que nunca foi ao ar, apresentando a origem do Duas-Caras. Portanto, trata-se de um episódio inédito cujo roteiro foi desenvolvido por Len Wein a partir do original de época, com arte assinada pelo grande José Luis García-Lopez.

Se a série como um todo é uma homenagem nostálgica, este especial é aquele que traz o maior ganho narrativo por simbolizar uma continuidade inédita da trama original. Estruturalmente, o estilo se mantém como nos anteriores: roteiro e desenhos se apoiam na dinâmica do seriado com falas de impacto, e ação simples e bem pontuada que, evidente, ressalta o talento de nossos heróis ao combater o crime.

Por se tratar de uma única história, a edição contém, além do especial, esboços da composição dos personagens e trechos do roteiro. Recheado com material extra que sempre agrada aos leitores, Batman 66’ – O Episódio Perdido é a edição que mais se destaca dentro da homenagem à série clássica. Ainda que não fuja da emulação do mesmo estilo narrativo, ao menos resgata um produto genuíno de uma época anterior, produzido como um registro novo de uma publicação presente na memória de grande parte dos leitores do Homem-Morcego.

Compre: Batman 66′ – O Episódio Perdido

Batman 66 - O Episódio Perdido - 01