Quadrinhos

Resenha | Gotham: DPGC - No Cumprimento do Dever

Compartilhar

Gotham DPGC - No Cumprimento do Dever

A carreira de Ed Brubaker e Greg Rucka demonstra carinho pela narrativa policial, trabalhando o estilo tanto dentro de histórias de linha quanto em narrativas fechadas em outros selos envolvendo, em maior ou menor grau, um universo policial e submundos de crimes, espaços situados em dois lados diferentes da lei.

Expandindo o universo do Homem-Morcego e da cidade Gotham City, em 2003 a dupla criou esta série mensal lançada em 40 edições originalmente, e agora relançado pela Panini Comics em edição de luxo, com capa dura, o primeiro de quatro encadernados no total, sendo este compilando os números 01 ao 10.

As aventuras acompanham um grupo de investigações especiais de Gotham, uma equipe selecionada pessoalmente pelo Comissário Gordon quando ainda era um ativo da polícia. A trama se passa logo após os acontecimentos da saga Terra de Ninguém, responsável por afastar a personagem de sua função. Desta maneira, a figura de Batman é vista oficialmente com outros olhos pela polícia local, sem um aliado definitivo que apoie o vigilante. Ainda que o considere parte importante para a cidade, oficialmente Batman deve ser combativo e tratado como uma espécie de lenda urbana, alimentada pela mídia.

Evitando colidir o desenvolvimento das personagens, Rucka e Brubaker desenvolveram uma estratégia eficiente de composição narrativa: cada um dos roteiristas se responsabilizaria por um arco e um grupo respectivo da polícia, o turno diurno ou noturno, à exceção da primeira história assinada por ambos. Dessa maneira, cada roteirista enfocava, além das investigações cotidianas da polícia de Gotham, a personalidade de seus policiais. Como muitos crimes envolvem a galeria de vilões do Morcego, com homens perigosos e, muitas vezes, além da força comum, a mistura entre o trabalho policial e os dramas internos de cada membro do esquadrão é aprofundada em um conflito mais intenso. Além do dilema do policial defensor da sociedade, uma equipe obrigada a conviver com seres mais mortíferos que fogem dos crimes comuns em uma delegacia.

É neste espaço que Rene Montoya, a personagem mais significativa na revista, conhecida do público na série animada de televisão e, posteriormente, como uma das personagens centrais da saga 52, desenvolve sua personalidade e ganha voz ao assumir sua homossexualidade. Rucka desenvolve o argumento demonstrando simultaneamente o preconceito do grupo policial após a revelação e o drama pelo qual a personagem passa ao ser exposta em contraposição à relação com a namorada, único laço consistente em sua vida, devido a uma família religiosa que se afasta da detetive. Um exemplo entre diversos outros pequenos dramas desenvolvidos no decorrer das investigações.

Focado na equipe policial, a revista, que já fora publicada no país com o título Gotham City Contra o Crime, explora a figura mitológica de Batman como um personagem excêntrico que a população admira e teme simultaneamente. Suas participações na trama são breves, apenas quando necessário em casos sem explicação aparente, apresentando um lado diferente da visão íntima proporcionada pelos roteiros de suas diversas revistas mensais. A força destes policiais comuns enriquece a história, fugindo da óbvia adoração à figura mais conhecida de Gotham City para explorar dramas cotidianos sem perder coerência e a vertente policial. Trata-se de uma Gotham mais urbana, menos idealizada e, sendo assim, uma visão inédita de um ambiente conhecido em demasia pelo público.

Explorando uma importante cidade no universo da Dc Comics, Rucka e Brubaker desenvolveram uma excelente nova série, premiada ao Eisner e Harvey por Melhor História em 2004 pelo arco Meia Vida, presente neste encadernado. Apesar do sucesso da crítica, a revista nunca esteve entre as 100 mais vendidas do mês e somente foi continuada graças às boas vendas das edições compiladas, sendo cancelada pouco antes da saga Crise Infinita que modificaria algumas bases da editora, não mais comportando esta narrativa sobre personagens comuns nos quais os autores se dedicariam. De qualquer maneira, uma excelente série.

Compre: Gotham: DPGC - No Cumprimento do Dever

GPGC - Half Life

Thiago Augusto Corrêa

Apreciador de cinema, literatura, quadrinhos e música. Formado em Letras, escritor e metido a sabichão.
Veja mais posts do Thiago
Compartilhar