Quadrinhos

Resenha | O Maravilhoso Mágico de Oz

Compartilhar

O Maravilhoso Magico de Oz

Em 1900, o escritor L. Frank Baum e o ilustrador Denslow publicaram O Maravilhoso Mágico de Oz. Dois anos após a publicação, sucesso retumbante de crítica e público, o romance foi adaptado para um musical na Broadway que ficou em cartaz por quase 10 anos, ininterruptamente. Em 1939, a MGM adaptou o romance de Baum para as telas de cinema, pelo qual foi indicado a diversas premiações, de efeitos especiais a melhor filme.

Desde então, a obra clássica de Baum foi revisitada inúmeras vezes por diversas mídias, com maior ou menor sucesso. Uma que merece destaque é a hq publicada recentemente pela Panini: O Maravilhoso Mágico de Oz, conduzida magistralmente através do roteiro adaptado de Eric Shanower, grande admirador do trabalho de Baum, o qual já transpôs uma série de livros do autor para os quadrinhos. Não podemos nos esquecer do trabalho gráfico de Skottie Young (New X-Men, Homem-Aranha, Cable & Deadpool).

O texto é a história clássica de Oz: a garotinha Dorothy se vê capturada por um tufão no Kansas e acaba sendo levada para uma terra fantástica onde precisará encontrar o feiticeiro de Oz para levá-la de volta ao seu mundo. O mérito da adaptação de Shanower e Young são as sutilezas e o respeito com a obra original. O texto consegue explorar as várias camadas da obra original, tendo presentes todas as críticas sociais, morais e políticas e referências de outras religiões não-tradicionais. Acima de tudo, O Maravilhoso Mágico de Oz não deixa de ser uma divertida história para qualquer idade.

O desenvolvimento de personagens se faz de maneira gradual em suas páginas, sendo possível se afeiçoar com todos eles durante a dura jornada de Dorothy e seus amigos. A arte casa perfeitamente com o texto, ampliando a imersão ao mundo fantástico. A escolha de cores é de cair o queixo, utilizando mais cores quentes para o mundo de Oz, o que se destaca em momentos importantes da trama. Além disso, o álbum conta com uma série de extras contendo os estudos de personagens de Young.

O Maravilhoso Mágico de Oz é um dos grandes quadrinhos de 2013. Como todas as grandes histórias, seu maior objetivo é divertir, mas se você busca algo além, pode ter certeza que encontrará.

Compre aqui.

Flávio Vieira

Advogado. Fundador e editor-chefe do site. Divide seu tempo entre os principais trabalhos do blog e o que sobra pra sua vida pessoal. Pode ser visto facilmente nos principais bares da cidade.
Veja mais posts do Flávio
Compartilhar