Quadrinhos

Resenha | Os Passarinhos e Outros Bichos

Compartilhar

Em 2009, o cartunista Estevão Ribeiro, enquanto aguardava pelo início de uma reunião, criou por acaso dois passarinhos em uma folha de papel. Com os personagens desenhados, o autor pensou que eles teriam potencial para boas histórias e, com o tempo, passou a publicar tiras com esses personagens em seu blog. O sucesso foi inevitável, e logo passou a publicá-las em formato impresso, na revista Mad.

Um ano depois, veio a proposta para publicar um livreto com suas tiras para a inauguração da Balão Editorial. Assim surgiu Hector e Afonso -  Os Passarinhos. O livro foi um sucesso, esgotou, ganhou reimpressão com tiras inéditas e ainda foi indicado ao prêmio HQ-Mix de melhor publicação de tiras. Um ano depois, chegaria o segundo volume.

Os Passarinhos e Outros Bichos apresenta novos personagens do universo concebido por Estevão, não focando apenas nos protagonistas, Hector e Afonso. Além de contar com o retorno de Piu Gaiman, Paulo, o Coelho e outros, novos personagens são introduzidos, como Damião, um joão-de-barro pedreiro; Agatha Triste; Patrício, o pato pobre e muitas novidades.

Além disso tudo, o livro conta ainda com participações de grandes quadrinistas nacionais: Danilo Beyruth, Mario Cau, Lu e Vitor Cafaggi, Leo Finocchi são apenas alguns dos nomes que você encontrará neste segundo volume de Os Passarinhos.

O trabalho de Estevão é brincar com as mais diversas situações do comportamento humano, mesclando o ar ingênuo de Hector com o sarcasmo de Afonso. Estevão ainda encontra espaço para fazer homenagens constantes à cultura pop e a outros quadrinistas, tudo isso num traço leve e descontraído. Altamente recomendada.

Compre aqui.

Flávio Vieira

Advogado. Fundador e editor-chefe do site. Divide seu tempo entre os principais trabalhos do blog e o que sobra pra sua vida pessoal. Pode ser visto facilmente nos principais bares da cidade.
Veja mais posts do Flávio
Compartilhar