Quadrinhos

Resenha | Os Vingadores - Mundo dos Vingadores

Compartilhar

Os Vingadores - 1 (Nova Marvel)Em resposta ao reboot da DC Comics, a Marvel promoveu uma reestrutura em suas histórias, oferecendo ao leitor um novo ponto de partida com novas equipes criativas, modificações em suas tramas, além de todas as revistas sendo lançadas com nova numeração a partir do zero. Mesmo não sendo uma releitura radical, as mensais foram reestruturadas para a recepção de um novo público vindo do universo cinematográfico. Dessa forma, as histórias iniciais davam sequência às tramas anteriores, desenvolvendo bases explicativas com cuidado para situar novos leitores.

No lançamento dessa Nova Marvel, os heróis mais poderosos da Terra, Os Vingadores, colhiam frutos de um bem-sucedido filme dirigido por Joss Whedon. Dessa forma, a equipe apresentada em cena também se tornou a representação do grupo nos quadrinhos. A história atual situa-se após os acontecimentos de X-Men vs. Vingadores, um dos últimos crossovers antes da modificação estrutural. Porém, o roteirista Jonathan Hickman evita qualquer menção direta ao fato neste primeiro arco, publicado nos três primeiros números dos mensais lançados pela Panini Comics, entre outubro a dezembro de 2013, e publicado no exterior também em um encadernado intitulado Avengers World com os seis primeiros números da série.

O número de estreia estabelece as bases que apresentam um resumo breve da atividade dos Vingadores em conexão com o filme. Diante da potência de grandes ameaças a serem enfrentadas, Tony Stark e Steve Rogers refletem sobre uma expansão no grupo, um movimento que se alinha com os diversos integrantes ativos e honorários dos quadrinhos. Assim, a trama funciona como um prólogo que transita entre breves passagens do passado, planos de expansão e a apresentação de um novo grupo de vilões.

Em Marte, novos vilões surgem no horizonte da equipe. Ex Nihilo, Abismo e Aleph pretendem modificar a vida na Terra ao incorporar uma nova criação no planeta. O confronto inicial termina em derrota para os Vingadores, e o Capitão América é enviado de volta à Terra pelos vilões como uma mensagem. Recuperado, Steve Rogers inicia o protocolo de expansão chamando novos membros para o grupo. O trio de vilões representa a destruição ou a reconstrução dos mundos, dependendo de sua análise para salvar ou não um local. Evidentemente, nosso planeta natal se torna o alvo.

Como qualquer primeira história de um roteirista à frente de uma revista, sempre há uma base argumentativa que será desenvolvida em tramas posteriores. A queda dos Vingadores perante este novo grupo funciona como a justificativa para dar vazão aos planos de expansão com a adesão de três novos heróis, significativamente reformulados: Esmagadora, Hiperion, Capitã Universo, além de conhecidos do público como Wolverine, Homem AranhaCapitã Marvel, Mulher Aranha, Falcão, Shang-Chi, Dobra, Mancha Solar e Míssil.

O primeiro ato da história divide-se em três partes, com a ação do novo e ampliado grupo de Vingadores salvando aqueles aprisionados em Marte. Hickman estabelece uma inversão narrativa e, em vez de apresentar os novos heróis, coloca-os em ação para, após o desfecho, apresentá-los separadamente em cada número.

As outras três edições que fecham o arco lidam com a contenção do estrago causado pelos vilões ao enviar bombas genéticas para a Terra, e também apresentam as novas personagens destacando cada uma delas em uma das histórias. Um recurso interessante que fundamenta a base da personagem após a ação inicial, que causa mais impacto do que a batida sequência de origens. A trama também entrega pistas sobre as futuras histórias, principalmente dando uma base a respeito da saga Infinito, a primeira deste novo ponto de partida da Marvel.

Equilibrada entre um início de ação e as origens dos novos personagens, essa aventura de estreia da Nova Marvel e Os Vingadores mantém sua qualidade sem produzir amarras anteriores que impediriam novos leitores de gostar da narrativa, e ainda fundamenta um ponto de partida para novos e grandiosos problemas que a equipe enfrentará.

Compre: Os Vingadores - Mundo dos Vingadores

 Vingadores - Nova Marvel - Avengers World

Thiago Augusto Corrêa

Apreciador de cinema, literatura, quadrinhos e música. Formado em Letras, escritor e metido a sabichão.
Veja mais posts do Thiago
Compartilhar