Quadrinhos

Resenha | Quadrinhos A2 – 2ª Temporada

Compartilhar

É realmente raro, raro demais, saber que vamos nos apaixonar por um livro antes mesmo de abri-lo. Este segundo volume de Quadrinhos A2 é um anzol que nos arrebata só pela capa, pela primeira página, ou pelas boas memórias que o primeiro volume deixou. Agora, os cartunistas Paulo Crumbim e Cristina Eiko continuam a ser ilustrados por eles mesmos, de uma maneira deliciosamente surrealista, em sua rotina bem paulistana de apartamento, estresse, muito trânsito e um fetiche bem típico por tudo o que envolve praia – há de se estudar isso. Mas, se continuamos íntimos dessa dupla (quem não quer ser amigo deles?), agora há um novo marujo nessa nau dos loucos por quadrinhos e praia. Um marujo peludinho.

Pino veio para ficar, elemento centralizador de (quase) tudo que há de bom em quem daria ótimos pais, para a sorte do Pino. Já que eles não queriam um gatinho (atenção adoradores de gatos, é tudo uma brincadeira, viu?), o doguinho Dachshund foi a escolha ideal para agitar a normalidade do dia a dia, enquanto Paulo, feito criança no natal, anseia pela chegada do seu trabalho, impresso, embrulhado e com cheirinho de novidade – por que nessa hora, as horas passam tão devagar? O que mais impressiona nesta “sátira da vida real” é o naturalismo das situações e diálogos, já que até nos exageros de uma noite mal dormida os quadrinhos expressam uma sensatez que faz o leitor se identificar com o drama, o ridículo, a comédia. É tudo verdade.

O segundo volume poderia se dar ao luxo de mostrar mais aventuras de Pino com seus donos, mas ao invés disso, prefere seguir a mesma linha narrativa de antes (o que torna a série coerente), apostando tudo numa viagem de Paulo e Cristina ao 7º Festival Internacional de Quadrinhos, em Minas Gerais (FIQ). É claro que lá eles irão sentir saudades do filhote, mas mesmo assim não deixam de sentir o medo de distribuir autógrafos numa mesa bastante concorrida. Eis aqui mais uma alegoria adorável da vida pessoal e profissional de uma imaginação compartilhada, A2, cujo coração também encontra, no peito do outro, um porto seguro para afincar raízes, e brilhar. E que venha a parte três (será que o Pino ainda é filhote?).

Compre: Quadrinhos A2 – 2ª Temporada.

Douglas Olive

Cinéfilo formado em publicidade e iniciante com "Os Aristogatas", que assistia 5 vezes por dia na infância, e que agora começa a querer fazer seus próprios filmes. Devo estar indo longe demais.
Veja mais posts do Douglas
Compartilhar