Resenha | Snowden: Um Herói do Nosso Tempo

Snowden - Um Heroi de Nosso Tempo - Ted Rall

Saindo do anonimato em 2013, a trajetória do analista de sistemas Edward Snowden foi destacada em diversos veículos ao redor do globo apresentando-o através de sua denúncia contra o governo americano em documentos sigilosos que demonstravam um intrincado – e ainda vigente – sistema de espionagem global. Desde então, tornou-se uma figura controversa divida entre opiniões positivas e negativas da mídia.

Lançado pela Editora Martins Fontes, Snowden: Um Herói do Nosso Tempo, do desenhista americano Ted Rall, é uma biografia em HQ que traça a breve trajetória do analista de sistema, apresentando o destaque midiático e a polêmica denúncia dos documentos sigilosos. Atento ao contexto geral e a linearidade narrativa, o autor evita qualquer arroubo criativo na composição do livro para produzir um objeto informativo que resume a história do biografado, apontando momentos importantes e decisivos, responsáveis por sua conduta diante dos dados sigilosos que possuía em mãos.

Diante de um cenário delicado, em que se descobriu uma extensa espionagem americana realizada tanto no exterior quanto por parte de seus cidadãos, Snowden sai do anonimato para ser responsável por uma persistente discussão a respeito dos direitos e liberdades das nações. Dividido em três partes abordando antes, durante e depois das denúncias expostas nos jornais The Guardian e The Washigton Post, o livro, em formato próximo ao de bolso, contém uma história simples cuja composição a cada página se assemelha ao conceito tradicional da graphic novel formatado por Will Eisner com texto e um painel ilustrativo, interagindo simultaneamente na leitura.

Hall inicia a obra em um comparativo com a famosa narrativa de George Orwell, 1984, sobre um mundo totalitarista com domínio e vigília do governo e, em seguida, apoia-se em momentos chave para apresentar sua história, resumindo os fatos e a recepção midiática ao redor deles, traçando um panorama efetivo sobre um tema atual da política americana. Engajado na política desde o início de sua carreira, o autor insere no texto seu discurso a favor da liberdade de expressão, mantendo sua vertente crítica coerente com uma trajetória que sempre fez da nona arte um objeto de crítica social.

A figura de Snowden foi epicentro para trazer à tona uma discussão contemporânea, tema preponderante da política de segurança dos Estados Unidos. Sua contribuição marcante o fez uma das figuras em destaque no ano e, ainda hoje, se mantém exilado de seu país, que o acusa de traição. Preparando um futuro livro, o analista afirma que mais informações sigilosas serão reveladas. Além de uma futura publicação, Edward é tema da nova produção de Oliver Stone com Joseph Gordon-Levitt no elenco.

Snowden: Um Herói do Nosso Tempo mantém a discussão ativa e é suficientemente informativo para leitores leigos conhecerem esta figura e sua denúncia, fundamentando uma base para maiores pesquisas dos leitores conforme o interesse de cada um. O marco causado pelo analista ainda é novo para uma análise a longo prazo, mas sem dúvida é fundamental para uma discussão futura dos limites governamentais, uma história distante de um final necessário.

Compre: Snowden: Um Heroi de Nosso Tempo – Ted Rall