Quadrinhos

Resenha | Valente para Sempre

Compartilhar

Valente Para Sempre - Vitor Cafaggi

Valente Para Sempre me fez relembrar alguns sentimentos que só tive em minha adolescência e que hoje em dia sinto até falta. Ao ler a história de Vitor Cafaggi, me senti como em um mergulho nostálgico em minha juventude, relembrando paixões, amores não correspondidos, frustrações, alegria, inseguranças, amizades sinceras que mantenho até hoje, e aquele mar de sensações que você só tem aos 15 anos de idade (ou não).

Cafaggi é um autor independente que teve reconhecimento merecido após sua participação no MSP50, uma coletânea de 50 autores diferentes que retratam os personagens criados por Maurício de Sousa, cuja contribuição certamente consta entre as três melhores histórias do álbum. Em 2011, publicou Valente Para Sempre, quadrinho que conta a história de um cachorro sonhador, Valente, que se apaixona pela gatinha Dama em uma de suas viagens rotineiras de ônibus. Desse sentimento surge uma série de situações tragicômicas impossíveis de não se identificar.

Valente para Sempre traz uma história bastante comum e que todo mundo certamente já ouviu, ou, mais provavelmente, já sentiu na pele. No entanto, é essa simplicidade que torna a história surpreendentemente sensível e realista. A sensibilidade, que é um dos traços mais marcantes do autor em seus trabalhos, alia-se a uma narrativa leve, cheia de humor e extremamente intensa.

O traço de Cafaggi é todo expressão, conferindo uma dinâmica narrativa e carisma aos seus personagens. Sua escolha em antropomorfizar os personagens em animais é perfeita para a narrativa visual, possibilitando ao autor demonstrar sentimentos básicos de maneira singela, como quando Valente expressa sua tristeza andando com orelhas baixas, ou feliz, abanando o rabo. Escolhas simples que resolvem um problema de sequência narrativa em um único quadro.

Contudo, o ponto forte da obra é, sem dúvida, o roteiro. Cafaggi o desenvolve naturalmente, cheio de ótimos diálogos, bom humor e drama na pitada certa, transmitindo ao leitor uma avalanche de emoções. Difícil não se identificar com as frustrações, empolgações, inseguranças e decepções do protagonista. Tudo isso sem soar piegas em momento algum.

Valente Para Sempre conta a história de uma fase da vida de todos nós (desafio aos leitores a não pensarem em momento algum "isso já aconteceu comigo" em qualquer trecho do quadrinho), principalmente nós, homens. Uma história comum sobre sentimentos reais. Como é a vida, afinal.

Uma das melhores publicações de 2011.

Compre aqui.

Flávio Vieira

Advogado. Fundador e editor-chefe do site. Divide seu tempo entre os principais trabalhos do blog e o que sobra pra sua vida pessoal. Pode ser visto facilmente nos principais bares da cidade.
Veja mais posts do Flávio
Compartilhar