Reviews

Review | Overdose

Compartilhar

Produção da MTV Brasil com a Carambola Filmes (Larica Total), que contava com os membros capixabas da TV Quase, Overdose foi uma das atrações finais da finada emissora, e contava a história da banda Overdose, formada por Jonny Guitar, Danny Starr e Rony Thunder, interpretados por Juliano Enrico, Daniel Furlan e Raul Chequer. O seriado, exibido em 2013 teve treze episódios e mostrava o cotidiano da banda e suas dificuldades.

O formato do programa era um falso documentário,  com entrevistas dos membros da banda e personagens próximos, como a groupie Donna (Taís Feijó), a bartender Karyna (Júlia Cartier Bresson), entre outros tantos personagens secundários.

O programa ainda utilizava uma daquelas aberturas lisérgicas que o canal produziu em massa no final dos anos 1990, e esse foi basicamente o único legado do canal na produção da série, pois até as camisetas de banda que estavam no figurino foram emprestados pelo diretor e roteirista Arnaldo Branco. O texto brinca com o fim da MTV e com a baixa qualidade da música popular, sempre se valendo de metalinguagem e muito sarcasmo.

Pessoas conhecidas do coletivo fazem participações no programa, como o poeta depressivo David Benincá, e Caito Mainier faz algumas funções das partes técnicas de som e edição, além de dar voz a um GPS que deveria ter a voz do Eri Johnson. Os primeiros episódios brincam com clichês como quebra da quarta parede, e também utiliza algumas piadas que fariam nos primeiros momentos do Choque de Cultura.

A série baseia seu humor na autodepreciação, todos os personagens são dignos de pena e fazem piada com isso. As situações se baseiam nos estereótipos de músicos e artistas frustrados. Overdose tem um humor pueril e brinca com as diversas bandas esdrúxulas e genéricas que passaram pela MTV, além de ter personagens carismáticos e fáceis de associar.

Filipe Pereira

Filipe Augusto Pereira é Jornalista, Escritor, quer salvar o mundo, desde que não demore muito e é apaixonado por Cinema, Literatura, Mulheres Rock and Roll e Psicanalise, não necessariamente nessa ordem.
Veja mais posts do Filipe
Compartilhar