Reviews

Review | Por Um Respiro

Compartilhar

Por Um Respiro é uma série de documentários da Globoplay, dirigida por Susanna Lira que mostra o dia-a-dia de funcionários da saúde que lidam com a pandemia do Novo Coronavírus. Sua história se passa no Hospital Pedro Ernesto, referência em tratamento de Covid-19 no Rio de Janeiro.

O seriado mostra em detalhes algumas das falas comuns do povo, como o uso ou não de celulares pelos pacientes. As enfermeiras em alguns momentos levam os telefones para que os internados possam ter algum contato com seus parentes. Ele também acompanha a evolução do quadro dos pacientes, mostrando os estágios de recuperação, não só físicos, mas também emocionais.

A filmografia de Lira não é perfeita, mas ao menos no que toca questões emocionais o trabalho dela como realizadora é irrepreensível, e em se tratando de um documentário, é preciso ter esse apelo ao passional ainda mais numa questão como a proliferação de uma doença tão cruel e desacreditada pela população em geral, afinal se tratam de vidas, pessoas fragilizadas e que são naturalmente excluídas, visto a forma como o governo federal lida com a questão da pandemia e a ignorância em relação a vacina.

Esteticamente a série é bem simples, e até esse aspecto ajuda a fomentar a urgência do discurso que é proposto, não há desvios narrativos, o foco é na esperança das pessoas em poder sair dessa situação, e no esforço dos profissionais em lutar para que as pessoas possam ficar bem ou ao menos se sentirem com algum conforto.

A série tem seis capítulos, e o último se chama O Fim Não Está Próximo, e seu tom é quase profético, pois além de contradizer a fala de autoridades, também fortalece o cuidado que é preciso, com pacientes adoentados e com quem não leva a sério das medidas de proteção e de distanciamento. Para além das questões emocionais, Por Um Respiro é uma boa versão dos fatos colhidos a partir de quem viveu e vive um drama de guerra, de quem está na linha de frente e é tão desvalorizado por tanta gente.

Filipe Pereira

Filipe Augusto Pereira é Jornalista, Escritor, quer salvar o mundo, desde que não demore muito e é apaixonado por Cinema, Literatura, Mulheres Rock and Roll e Psicanalise, não necessariamente nessa ordem.
Veja mais posts do Filipe
Compartilhar