Cinema

Crítica | An Evening with the Class That Save Coach K

Compartilhar

O produto da ESPN Filmes, começa  com um jantar de reunião, com uma musica instrumental apelativa que evoca emoções e que tinham a intenção de relembrar a memória do técnico universitário de Duke, Mike Krzyzewski. An Evening with the Class That Saved Coach K resgata exatamente os que ajudaram ele a ter sucesso como técnico, e serve de assessório ao filme the Class That Saved Coach K.

Mark Alarie, Jay Bilas, David Henderson e Johnny Dawkins estão reunidos e obviamente que há memórias do período vitorioso do grupo, nos anos 1980 quando todos eles defendiam as cores da universidade que ajudou a produzir tantos bons jogadores, desde Grant Hill, Jalen Rose até estrelas  atuais, como Zion Williamson ou mesmo Christian Laettner, do divertido I Hate Christian Laettner.

A conversa é bem franca e direta, o filme varia pouco entre o assunto e as imagens de arquivos, dispostas lá para basicamente ilustrar boa parte das glorias faladas ali, do período difícil que todos ali passaram e de como havia um senso comunitário ali. Claro que na frente das câmeras ninguém é completamente sincero, mas o modo como os diálogos se estabelecem, parece mesmo que aquele era um grupo unido, para além do que é normalmente comum entre times de faculdades americanas.

Esse serve como um complemento ao original, tal qual Conversando sobre O Irlandês fez com a obra de Martin Scorsese, O Irlandês, e ainda consegue travar um bom comentário com a atualidade, com Zion e RJ Barrett... Os vinte e poucos minutos são bem preenchidos, repletos de informações sobre o destino de cada um dos veteranos, e claro, com uma dedicação bonita e honrosa ao seu objeto central de estudo.

Johnny Dawkins, que jogou a NBA e foi da comissão técnica de Duke por 10 anos, dá boas falas, e ajuda a explicar a quem não é tão inteirado do quanto a universidade influencia a vida de seus ex-atletas campeões. Nos anos 2010 dois filmes da Happy Madison foram lançados, Gente Grande e Gente Grande 2 e o plot inicial deles se dá exatamente pela morte do ex-treinador dos personagens de Adam Sandler e companhia, só por isso, An Evening with the Class That Saved Coach K já  merece ser visto, fora obviamente as honrarias para o treinador.

Filipe Pereira

Filipe Augusto Pereira é Jornalista, Escritor, quer salvar o mundo, desde que não demore muito e é apaixonado por Cinema, Literatura, Mulheres Rock and Roll e Psicanalise, não necessariamente nessa ordem.
Veja mais posts do Filipe
Compartilhar