Literatura

Resenha | Para Onde Vai o Amor? – Carpinejar

Compartilhar

Para Onde Vai o Amor (Bertrand Brasil), do escritor Fabrício Carpinejar, é uma reunião de crônicas com o amor como tema principal. Mas mais do que o agrupamento de relatos cotidianos amorosos, Carpinejar é o operador de um microscópio sobre as formas de amor que atingem tanto homens quanto mulheres em diferentes fases de vida. O livro também pode ser lido como dezenas de conselhos amorosos dos mais sinceros e inteligentes que dispomos no mercado.

Não é de hoje que Carpinejar é uma espécie de guru moderno quando o assunto é amor e nuances emotivas. O escritor tem uma dezena de obras, em maioria crônicas, tematizadas pelo sentimento pleno e é um expert quando o assunto é relacionamentos. De onde vem tanta inspiração? Não sabemos, mas o que temos certeza é que as palavras dele pesam, têm valor. Para Onde Vai o Amor não é cliché, não te diz o que fazer quando a situação X ou Y acontece, antes, é um livro que transborda faces de sentimento e nos faz confortáveis à medida que avançamos a leitura. É prazeroso pelo aparente descompromisso, mas eficaz pelas mensagens que transmite.

Frases curtas com excelentes metáforas ao longo do livro, Carpinejar é um dos poucos que consegue escrever com tal nível de responsabilidade e entendimento quando o assunto é o amor. Ademais, é um livro de fácil compreensão que pode ser lido por todo o tipo de pessoas. Com essa simplicidade de escrita, o autor também expõe como o amor pode se transformar de algo inofensivo a incompreendido e, explícita essa intersecção, ele se põe a analisar as nuances que tiram o sono de quem está amando.

O livro também é precioso (algumas pessoas podem dizer pretensioso), porque busca delimitar o que é o amor na atualidade. Carpinejar, contudo, não peca pela pretensão soberba em redefinir aquilo que somente os bons poetas conseguem versejar, ao invés, o escritor dá pistas, traça linhas visíveis e humildes que podem ser utilizadas como um mapa do tesouro a quem se sente perdido frente à intensidade do sentimento pleno. Livro mais do que recomendado.

-

Texto de autoria de José Fontenele.

Compre: Para Onde Vai o Amor - Carpinejar.

Vortex Cultural

Um autômato a serviço do site... ou não.
Veja mais posts do Vortex
Compartilhar