Reviews

Review | Sakurasou no Pet na Kanojo

Compartilhar

sakurasou-no-pet-na-kanojoJá mencionei em outros textos o quanto é difícil acompanhar todos os lançamentos de animações japonesas a cada temporada. Os animes e mangás fazem parte de uma indústria cultural poderosa dentro do Japão, e a qual está sempre produzindo bastante coisa nova. Porém, para quem simpatiza com essa mídia oriental, é muito comum darmos atenção para alguns títulos principais que acabam chamando mais atenção do que outros (seja porque já faziam sucesso antes nos mangás ou porque ganham maior destaque pelos estúdios de animação que os produzem). E é por esse motivo que às vezes vale a pena revisitar temporadas passadas e redescobrir títulos que eventualmente passam batidos.

Em outubro de 2012 era lançado o anime Sakurasou no Pet na Kanojo (A Garota de Estimação da Pensão Sakurasou, em tradução livre), adaptado de uma série de 10 livros (também conhecidos como light novels no Japão), escrita por Hajime Kamoshida e desenhada por Kēji Mizoguchi. Sakurasou é um dos dormitórios do colégio Suimei conhecido por abrigar as personalidades mais excêntricas do colégio. Um dia, o estudante Kanda Sorata é mandado para lá, expulso do dormitório normal porque abrigava e cuidava de inúmeros gatos de rua em seu quarto. A vida de Sorata muda com a chegada da aluna Mashiro Shiina, uma garota que não consegue fazer nada sozinha, exceto pintar e desenhar. Mashiro é uma artista famosa mundialmente pelos seus quadros e Sorata se vê forçado a cuidar dela, dentro de um dormitório com diversas personalidades peculiares.

Sorata é o típico adolescente comum: indeciso e angustiado com seu futuro. Seu contraponto direto na história é a própria Mashiro, que apesar de ser desajustada socialmente sonha em virar uma mangaka de sucesso (apesar de já ser uma pintora conhecida). Sorata tem dificuldade em aceitar o jeito de Mashiro e às vezes acaba sendo cruel, apesar de começar a nutrir um carinho especial pela garota Na mesma casa, temos também Misaki Kamiigusa, garota hiperativa e bastante talentosa que já tem sua própria série de anime sendo exibida na TV; Jin Mitaka, o mulherengo e, ao mesmo tempo, o mais maduro da casa, que sonha em ser um grande roteirista; e Ryuunosuke Akasaka, programador, gênio e completamente anti-social.

Sakurasou no Pet na Kanojo é uma comédia romântica dramática leve, que mostra que a beleza está em seus personagens e nas relações que eles têm entre si. É uma história sobre maturidade, crescimento pessoal e relações humanas, que gera um sentimento agradável nas reflexões das situações ordinárias de nossas vidas.

Sakurasou no Pet na Kanojo poster

Na primeira impressão Sakurasou no Pet na Kanojo aparenta ser um anime cheio de fan service, com closes de calcinha e humor bobo, mas o anime vai além e busca conversar sobre assuntos delicados de nosso cotidiano. É uma obra sobre o dia a dia que navega muito bem entre o bom humor e dramas adolescentes, como nossas próprias vidas (talvez não com tantos exageros típicos de animações japonesas, mas enfim).

Sakurasou esbanja momentos engraçados, mas não se envergonha em tratar o lado mais obscuro da vida. Impossível não se identificar com os anseios, medos e inseguranças dos personagens em algum momento, seja no amor não correspondido, nas amizades verdadeiras, nos fracassos profissionais, nos arrependimentos, nas escolhas certas e erradas e tudo o que soma às nossas experiências de vida.

Talvez esse seja a maior qualidade de Sakurasou no Pet na Kanojo: nos faz sentir em “casa”. Com o passar dos episódios, ver os personagens evoluindo e, apesar das dificuldades, se encontrarem cada um no contexto de suas vidas é gratificante e aquece a alma. Com certeza um título recomendável para quem aprecia animações japonesas de gêneros diferentes dos tradicionais animes de ação e super-poderes.

-

Texto de autoria de Pedro Lobato.

Vortex Cultural

Um autômato a serviço do site... ou não.
Veja mais posts do Vortex
Compartilhar