Cinema

Crítica | Bo, Barkley and the Big Hurt

Compartilhar

De Harry Weitzman, Bo, Barkley and the Big Hurt é um episódio da série documental Sec Storied que conta a historia de três grandes atletas, que vem a ser Bo Jackson, Charles Barkley e Frank Thomas, que vieram a se tornar lendas em seus esportes, Futebol Americano, Basquete e Baseball, respectivamente, e que tem em comum a origem na Universidade de Auburn.

O filme é narrado por Sal Masekela, e já começa com um discurso inflamado de Charles, para os jogadores de futebol que estão prestes a entrar em campo na final do campeonato universitário. O primeiro objeto de analise (e possivelmente, o mais interessante) é exatamente Barkley, que sempre foi visto como um jogador promissor de basquete, mas com físico de um jogador de futebol. Ele é uma figura simpática, e carismática, e não tem vaidade excessiva para não falar sobre sua condição menos atlética em comparação com os colegas e com os futuros adversários.

Ele foi aluno entre 1981 e 84, e já no começo era rápido demais, arrancava em quadra como um cervo, segundo um de seus treinadores da época. Por ser acima do peso, muitos adversários o subestimavam, e ele realmente não parecia ter 136kg, pois se movimentava muito bem. A Camisa 34 sempre era vestida e empunhada como se fosse a malha de um gladiador, e essa sensação que ele passava contagiava colegas de time, comissão técnica, os demais estudantes e claro,os torcedores de Auburn, influindo até em Bo, que era um atleta bem diferente, que demorou a escolher o futebol, pois também era bom em Baseball.

É uma pena que se aborde pouco da historia de Thomas, que é o menos conhecido do trio, mas o intuito do filme é louvar o grande trio e a proximidade que eles tem de suas origens, e a relação bem estreita que eles tem agora com a universidade, já que não tem mais uma carreira de atleta profissional tão intensa e que ocupe tanto seu tempo. No caso de Barkley, ainda há o agravo positivo dele atualmente trabalhar na imprensa esportiva, onde vez por outra, ele traz as notícias da universidade ao mainstream, para um público bem mais amplo.

Dos capítulos de Sec Storied, Bo, Barkley and the Big Hurt certamente está entre os mais emocionais, mostrando os antigos atletas lidando com os novos talentos, servindo como exemplo para os estudantes não só seguirem carreira como atletas, mas também para concluírem etapas da carreira acadêmica, tendo portanto um papel social de importância maior do que o correspondente de adrenalina esportiva para serem alvo de admiração dos jovens.

Facebook – Página e Grupo | TwitterInstagram | Spotify.

Filipe Pereira

Filipe Augusto Pereira é Jornalista, Escritor, quer salvar o mundo, desde que não demore muito e é apaixonado por Cinema, Literatura, Mulheres Rock and Roll e Psicanalise, não necessariamente nessa ordem.
Veja mais posts do Filipe
Compartilhar