Crítica | Canastra Suja

Precocemente retirado do circuito carioca, Canastra Suja, filme nacional dirigido pelo promissor Caio Sóh, que mostra o cotidiano de uma família disfuncional, e que representa muito bem a rotina de inúmeros grupos parentais brasileiros, com conflitos internos, imperfeições, traições e tramas revanchistas entre si.

O pai deles, Batista (Marco Ricca), é um homem turrão, grosso e com problemas com bebidas, aventando a possibilidade dele ser inclusive violento com os seus. A mãe Maria (Adriana Esteves) esconde alguns segredos sórdidos, enquanto a filha Emília (Bianca Bin) é envolvida com um sujeito marginal, e o filho Pedro (Pedro Nercessian) tem problema com a autoridade de seu pai, que vive o acusando de ser um incompetente. Além deles, há Ritinha (Cacá Ottoni), a filha com problemas mentais.

A sensação clara ao se apreciar o longa é de que a intimidade é agressiva e cobra um preço alto.  O trânsito entre os personagens na casa envolve contato direto e irrestrito entre eles, envolvendo nudez, competição por carência e atenção, e até insinuações de relação incestuosas, variando de gravidade e intensidade entre elas. Sóh traz um filme que bebe de duas fontes literárias muito claras, variando entre a crueza visceral de Rubem Fonseca, ao mostrar o quão falhas e corruptas podem ser as relações, e de Nelson Rodrigues, ao demonstrar o cotidiano de uma família, repleta de incongruências e contradições.

Ao se aproximar do final o roteiro vai ganhando contornos ainda mais drásticos, mostrando um grupo de parentes que tenta a todo custo se livrar dos seus fantasmas do passado, lidando muito mal com as trocas de acusações, fantasias e devaneios envolvendo todos os membros. O desfecho real mostra um grupo de pessoas que claramente é doente por dentro, mas que não se enxerga como indivíduo de maneira separada. O apelo que o texto faz ao karaokê cantando o clássico Evidências, de Chitãozinho e Xororó, é bastante certeiro, tanto na escolha das palavras da canção quanto na performance. Canastra Suja possui um elenco afiado, que se dedica muito bem a cada uma das funções e que possui uma bela história, apesar de suas muitas reviravoltas.

Facebook – Página e Grupo | Twitter Instagram.