Cinema

Sai de Cena Gordon Willis, diretor de fotografia de O Poderoso Chefão

Compartilhar

Gordon Willis

Morre Gordon Willis, aos 82 anos, diretor de fotografia da trilogia O Poderoso Chefão. A participação de Willis em películas inclui um longa parceria com Woody Allen,  que inclui Noivo Neurótico, Noiva NervosaManhattanZelig A Rosa Púrpura do Cairo, como também uma boa participação junto a Alan J. Pakula, como em A Trama e Todos Os Homens do Presidente.

Richard Crudo, presidente da Sociedade Americana de Cinematografia (ASC), disse em redes sociais: "É uma perda monumental. Foi um dos gigantes que mudou totalmente a imagem dos filmes. Nada que foi rodado antes de O Poderoso Chefão e de O Poderoso Chefão tinha esse aspecto".

Os últimos trabalhos do diretor de fotografia foram nos anos noventa, com Malicia e Inimigo Intimo, e recebeu um Oscar honorário em 2010 pelo conjunto da obra. Seus préstimos envolvem mais de 30 filmes, com inúmeras nomeações e premiações destas obras.

De fato, o modo como Gordon Willis realizava a sua arte era algo sem precedentes, e o modo de se fotografar um filme mudara muito desde as suas primeiras contribuições, e mesmo que ele não estivesse ativo há mais de 25 anos, sua figura ainda era uma importante fonte de consulta para profissionais da área, desde os novatos até os mais experientes.

Filipe Pereira

Filipe Augusto Pereira é Jornalista, Escritor, quer salvar o mundo, desde que não demore muito e é apaixonado por Cinema, Literatura, Mulheres Rock and Roll e Psicanalise, não necessariamente nessa ordem.
Veja mais posts do Filipe
Compartilhar