Resenha | A Natureza das Coisas – Marília Passos

A Natureza das Coisas (Editora Labrador), da escritora Marília Passos, é um belo e envolvente romance sobre relacionamentos e a evolução íntima que por vezes ocorre durante um enlace amoroso. Com linguagem simples, direta, assertiva, a autora constrói uma história de descobertas íntimas que chacoalham os personagens, para o bem e para o mal.

Este é um livro aparentemente frágil porque a escrita harmônica e conscienciosa da autora denotam, ao leitor, certo novelo de algodão ao redor do relacionamento entre Cássio e Luísa. Contudo, à medida que vamos conhecendo mais sobre o casal, ela atriz que vive de bicos enquanto aguarda sua grande chance nos palcos, ele fotógrafo de modelos e bem de vida, enxergamos momentos de um relacionamento conturbado e abusivo.

Enquanto Cássio leva a vida sem qualquer preocupação aparente, como em um eterno carpe diem pulsado pela herança de sua família, Luísa tem que se esforçar para manter convicções sobre o ofício de atriz e o sentimento que tem pelo namorado. Relacionamentos não são nada fáceis, sobretudo quando os acontecimentos despertam uma nova consciência; esta a transformação de Luísa: própria e interior.

A descoberta íntima é sorrateira, aos poucos, como se ela fosse substituindo peça-por-peça até metamorfosear-se por completo. Acompanhamos o crescimento de Luísa como uma onda; a princípio um impulso natural, posteriormente adquire ritmo, volume, e então a escrita de Marília nos conquista com a naturalidade com que admiramos Luísa trocar de pele.

Uma narrativa sobre enlaces e mudanças onde Marília cumpre o excelente trabalho de dosar o drama com charme e curiosidade. Destaque também para um dialogismo muito bem feito entre os personagens. Não há palavras sobrando ou figuras descabidas entre as conversas, são sempre dignas, fiéis, que certamente podem resgatar, no leitor, memórias de quem passou pelo mesmo (e quem não passou?)

Outro destaque para a cena final. O toque de simplicidade e amadurecimento tomado pela autora ao fim da narrativa transforma o livro em um dos romances que eu mais gostei de ler esse ano. Certamente uma ótima indicação ao leitor.

Compre: A Natureza das Coisas – Marília Passos.

Acompanhe-nos pelo Twitter e Instagram, curta a fanpage Vortex Cultural no Facebook, e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.