Resenha | Conversas Políticas – Desafios Públicos – Carlos Muanis e Aldo Fornazieri

Qual liberdade nós vivemos hoje? […] Qual é a qualidade da nossa liberdade?

Temos aqui uma obra que se faz discreta em qualquer estante, da mais vazia a mais cheia. Curta, se perde fácil entre livros mais atraentes, como os best-sellers de capa vermelha, e azul celeste – alguns até com relevo, e selos de mais vendidas. Mas o essencial é assim mesmo: modesto, por vezes até despercebido. Nesse jogo de atenção que os livros tanto participam, apenas para serem adotados, Conversas Políticas – Desafios Públicos é a típica publicação necessária ou no mínimo estimulante, em algum sentido, a quem se propõe a pensar e repensar a realidade política brasileira contemporânea, e com uma boa dose de contexto situacional e especulação assídua sobre o que está por vir.

O problema é que falar das próximas ondas de um mar absolutamente instável, mostra-se tão desafiador quanto debater sobre um passado recente, ou mesmo as raízes de um cenário repleto de interesses e reviravoltas intercruzantes onde mora a política, no Brasil. Um verdadeiro campo minado, cujo poder das intuições muitas vezes não reflete as necessidades e muito menos os desejos da sociedade a ser representada. Assim, para o pensador que se propõe mergulhar em certas questões com o mínimo de profundidade, seja ela histórica ou crítica, é inevitável encarar os obstáculos na análise e na reflexão a respeito dos temas, e condições que fazem parte ativa da política nacional. E nesta obra da editora Civilização Brasileira, a tarefa é aceita com um vigor inspirador por três figuras qualificadas, para tanto, a fim de nos fazer olhar e entender três ângulos diferentes de um mesmo prisma; o prisma que vivemos.

Fernando Henrique Cardoso abre o livro com sua visão cada vez mais globalista, com um enorme conhecimento histórico sobre o que embasa a política do Brasil, seus atores e engrenagens principais. O ex-presidente incorpora como ninguém o papel de intelectual em tempos nacionais em que a área sofre de um grande desgaste sob o ponto de vista social, defendendo a ótica das ciências sociais para fortalecer seu discurso da importância das utopias, e a lógica das crises num mundo globalizado. FHC, para entender esse mundo, ainda a ser estudado, olha para as estrelas e o horizonte, enquanto que Fernando Haddad olha para as pessoas, e o caminho dos seus passos. O ex-prefeito de São Paulo, numa entrevista aqui realizada no auge das manifestações de junho de 2013, já não cita velhos autores, presidentes americanos ou a ONU: vai direto para os conflitos e os problemas do dia-a-dia do cidadão médio brasileiro, guiado por um senso comunitário afiado ao falar de Prouni, atividade econômica, o papel do Estado, e o peso da nossa democracia.

Entre fatos e opiniões acerca da realidade de um país continental, Haddad e FHC ocupam posições discursivas que, popularmente, são conhecidas como esquerdistas, e direitistas. Ambos agregam valor as questões que despertam nos leitores, fomentando assim um debate além-livro e complementando suas próprias visões de uma forma harmônica, num compêndio esclarecedor de entrevistas a culminar, finalmente, nos pensamentos do professor Aldo Fornazieri. Este chega para conversar sobre o que é essa quimera chamada Política, e porque as sociedades precisam dela, tendo nesta ciência o objeto de análise derradeiro da obra – análise esta multitemática, e não-partidária, como se faz preciso. Fornazieri é indispensável justamente por trilhar uma via mais acadêmica e prática ao comentar o partidarismo, a internet e as possíveis mudanças e soluções para nossos problemas públicos sob um viés filosófico, por fim, e muito além de qualquer lado político, num exercício nobre (e atual) em ser deliciosamente imparcial, e elucidativo. Logo em tempos nos quais, se você não tiver um lado, você é um ‘isentão’ que precisa ser doutrinado com urgência – uma falácia restringente que Conversas Políticas – Desafios Públicos, organizado por Fornazieri e Carlos Muanis, pretende exterminar por meio do poder de um bom debate. Qualidade boa o suficiente para pertencer a qualquer estante que se preze.

Compre: Conversas Políticas: Desafios Públicos – Carlos Muanis e Aldo Fornazieri.

Facebook – Página e Grupo | TwitterInstagram | Spotify.