Quadrinhos

Resenha | Asterix: Uma Volta Pela Gália com Asterix

Compartilhar

Numa clara sátira ao Tour de France, uma competição anual de ciclismo que acontece desde 1903 na França, vemos agora os mais atrapalhados heróis europeus dando, literalmente, um rolê por um território que para os gauleses é proibido pelo império romano. Por isso mesmo, o sensato Asterix e o irritado Obelix fazem uma aposta valendo a reputação heroica da dupla para com os romanos: eles irão dar uma volta pela perigosa Gália, já dominada pelo império, com exceção da vila em que os dois protegem, agindo como resistência ao poder que os cerca, e trarão de cada região uma especialidade culinária, para atestarem sua bravura – e sua habilidade conjunta em se meter e se livrar de mil e uma loucuras.

Esse é o mote principal nos quadrinhos de Uma Volta pela Gália com Asterix: uma fuga que pode ser bem-sucedida, ou não. Assim, Obelix (que não suporta ser chamado de gordo) e Asterix (o cérebro da dupla) partem com sua moral duvidosa a superar os obstáculos da jornada, colhendo os deliciosos ingredientes para o banquete que prometeram para todos da aldeia, e escapando dos oficiais romanos que estão sempre na sua cola, em todo lugar. Nisso, uma recompensa é garantida de 50 mil sestércios, a moeda da época na província romana, a quem capturar nossos gulosos “rebeldes”. Dois encrenqueiros a testar a força do império que, 50 anos antes de Cristo, ainda exercia controle soberano na Gália, a região francesa popularizada na cultura pop pelas icônicas aventuras de Asterix, e Obelix. Todas publicadas no Brasil pela editora Record.

Eis então uma das mais engraçadas e espirituosas histórias da criação de René Goscinny, e Albert Uderzo, aqui reunida num encadernado de quase 50 páginas de pura criatividade e diversão, com cores esbeltas e expressivas permeando um primoroso trabalho gráfico da editora, e fazendo vibrar os tons do mundo medieval que os nossos amigos atrapalhados habitam, e as peripécias hilariantes que encontram pelo caminho (a forma como Obelix sempre quer resolver tudo no braço sempre rende boas risadas). Uma Volta pela Gália com Asterix é uma ode leve e juvenil não apenas ao valor da amizade perante um mundo hostil e injusto, mas uma celebração ao espírito de aventura universal que Asterix e Obelix representam desde 1959, e que tanto amamos acompanhar até hoje, seja nas suas pequenas reviravoltas, seja no seu humor e nos trocadilhos inofensivos, mas graciosos como poucos.

Compre: Asterix: Uma Volta Pela Gália com Asterix.

Douglas Olive

Cinéfilo formado em publicidade e iniciante com "Os Aristogatas", que assistia 5 vezes por dia na infância, e que agora começa a querer fazer seus próprios filmes. Devo estar indo longe demais.
Veja mais posts do Douglas
Compartilhar